NOTÍCIAS

02/10/2014

SELEÇÃO FEMININA MIRA RIO 2016 COM APRENDIZADO DO MUNDIAL DA TURQUIA

.:: conteudo_1_16059.jpg ::.

Ancara, Turquia – Há quase dois anos a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) deu início ao trabalho de renovação da Seleção Brasileira Adulta Feminina, com a busca de novas atletas selecionáveis. Depois de duas temporadas o resultado desse processo projeta a volta do Brasil entre as melhores seleções do mundo nos próximos ciclos olímpicos 2016/2020. Com a média de idade de 25 anos, a equipe brasileira encerrou sua participação no 17º Campeonato Mundial da Turquia em 12º lugar, mas com a certeza de que está no caminho certo dentro do planejamento estabelecido pelo Departamento Técnico da CBB até os Jogos Rio 2016.

"Foi uma decisão arriscada, mas necessária. Em duas temporadas formamos uma nova equipe, com novas jogadoras que até então não figuravam entre as atletas selecionáveis e resgatamos outras atletas. Posso garantir que nos próximos anos vamos ter uma geração capaz de representar o Brasil em todas as competições e brigar pelas primeiras colocações", analisou o técnico Luiz Augusto Zanon. "Elas precisam continuar evoluindo e jogando o basquete que o mundo joga. Falta ainda experiência internacional e intercâmbio para que possam crescer ainda mais. É nisso que eu e a comissão técnica junto com a CBB estamos trabalhando", completou.

“Esse Mundial não é o fim, é o meio de um processo. Viemos disputar essa competição de alto nível com um grupo renovado e sabíamos o que podia acontecer. Agora é hora de refletir, fazer um balanço, conversar bastante e arrumar as situações para que essa equipe continue evoluindo. A CBB vai continuar fazendo o máximo que for possível para que a comissão técnica e as atletas cheguem em 2016 com uma equipe mais rodada e competitiva”, explicou Vanderlei Mazzuchini, Diretor Técnico da CBB. 

Sobre a participação no Mundial da Turquia e a evolução das jogadoras, Zanon destacou que a CBB segue empenhada no sentido de proporcionar cada vez mais novas experiências para esse jovem grupo.

"Nove jogadoras participaram pela primeira vez de um Mundial Adulto. Só a Adriana [Moisés] e a Erika [De Souza] possuíam essa experiência internacional que a gente veio buscar na Turquia. A Damiris [Dantas] já havia jogado em 2010 na República Tcheca, mas tem apenas 21 anos. Este é um grupo extremamente novo e que evoluiu muito. Me sinto muito agradecido por tudo o que essas meninas fizeram, mas é claro que existe o sentimento de que poderíamos ter ficado mais. A nossa defesa funcionou e conseguimos jogar de igual para igual com grandes equipes da Europa. O ataque foi o maior problema. Estou com um gosto amargo e triste por estar indo embora, queria ter ficado mais", pontuou Zanon. 

Um das nove estreantes no Mundial, a ala Patrícia Teixeira foi uma das revelações do Brasil na competição. Ao lado de suas companheiras, Patty foi um dos destaques da vitória brasileira sobre o Japão que garantiu a equipe nas oitavas de final.

"Nos primeiros jogos acho que o nervosismo me prejudicou, mas sei que uma jogadora tem sempre que pensar grande. Isso também faz parte desse processo de amadurecimento da Seleção Brasileira. E acho que a renovação está sendo muito bem conduzida. Este é o meu primeiro Mundial, assim como é o de várias meninas. Formamos um grupo que está crescendo. Somos um time novo, mas aguerrido e que, se Deus quiser, vai para as Olimpíadas do Rio, em 2016. Até lá, ainda vamos seguir o trabalho em busca de crescimento e evolução constante", afirmou a paulista de Caieiras. 

Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade

4. Adriana Moisés Pinto – Armadora – 35 anos – 1,65m – América Basquete Recife (PE) – SP
5. Débora Fernandes da Costa – Armadora – 23 anos – 1,64m – São José Desportivo (SP) – SP
6. Joice dos Santos Coelho – Ala – 21 anos – 1,80m – São José Desportivo (SP) – RJ
7. Patrícia Teixeira Ribeiro – Ala – 24 anos – 1,78m – São José Desportivo (SP) – SP
8. Tainá Mayara da Paixão – Armadora – 22 anos – 1,73m – América Basquete Recife (PE) – SP
9. Jaqueline de Paula Silvestre – Ala – 28 anos – 1,79m – Basketball Santo André (SP) – SP
10. Tatiane Pacheco Nascimento – Ala – 23 anos – 1,81m – América Basquete Recife (PE) – SP
11. Clarissa Cristina dos Santos – Pivô – 26 anos – 1,82m – ADCF Unimed Americana (SP) – RJ
12. Damiris Dantas do Amaral – Ala/Pivô – 21 anos – 1,93m – Minnesota Lynx (EUA) – SP
13. Nádia Gomes Colhado – Pivô – 25 anos – 1,93m – Atlanta Dream (EUA) – PR
14. Érika Cristina de Souza – Pivô – 32 anos – 1,96m – Atlanta Dream (EUA) – RJ
15. Isabela Ramona Lyra Macedo – Ala – 20 anos – 1,79m – São José Desportivo (SP) – BA
Média de Idade: 25 anos / Média de Altura: 1,80m

Comissão Técnica

Administrador: Bruno Gomes de Valentin
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Julio Fachina
Médico: Dr. Jorge Luiz Fernandes Oliva Junior
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Massagista: Jailma Rocha Neves
Nutricionista: Mirtes Stancanelli

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      19.551.243

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos