LULA FERREIRA É O NOVO TÉCNICO DO FRANCA BASQUETE
PRESIDENTE DO VIVO-FRANCA ANUNCIA NOVO TÉCNICO
É LULA FERREIRA!
O presidente do FBC, Marco Calixto, anunciou hoje o nome do novo técnico da equipe adulta: Lula Ferreira, ex-treinador da Seleção Brasileira. A tão esperada notícia veio após o término da quarta edição do Novo Basquete Brasil (NBB), torneio organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), entidade em que Lula Ferreira estava há dois anos exercendo a importante função de Coordenador Técnico.
Marco Calixto falou ao SITE do VIVO-FRANCA sobre a contratação de Lula Ferreira e a também a respeito dos primeiros dias de sua gestão, principalmente sobre a montagem da nova equipe.
Site do VIVO-FRANCA: A sua gestão está começando com várias mudanças na equipe do VIVO-FRANCA, entre elas a contratação de um novo técnico, depois que Hélio Rubens anunciou sua saída. Como tudo isso foi encarado pela nova diretoria?
Marco Calixto: Desde quando começou a ser formada, nossa diretoria já sabia que teria de preparar e executar um processo de grandes mudanças, em muitos sentidos (esportivo, administrativo, marketing etc). Nosso grupo de diretores é experiente e capaz, por isso as mudanças não foram vistas como um grande problema. A nossa única preocupação era com o pouquíssimo tempo que teríamos neste início de trabalho, para contratar um novo técnico e remodelar a equipe.
Site do VIVO-FRANCA: Como foi que chegaram ao nome de Lula Ferreira para suceder o treinador Hélio Rubens?
Marco Calixto: Na primeira reunião que tivemos para discutir o assunto, procuramos primeiro traçar um perfil do técnico que gostaríamos de contratar para o Vivo Franca. Chegamos à conclusão de que o novo treinador deveria ser alguém com alguma experiência, vencedor e que acima de tudo estivesse disposto a desenvolver um trabalho de grande estruturação das categorias de base, uma das nossas prioridades. Com este perfil, chegamos ao nome do Lula Ferreira.
Site do VIVO-FRANCA: E como foi a escolha do nome de Lula Ferreira?
Marco Calixto: Achávamos que seria muito difícil contratar o Lula Ferreira, porque ele já tinha recusado ótimas propostas de outras grandes equipes. O Lula estava muito focado na organização do NBB e também na estruturação da nova Liga de Desenvolvimento, criada para dar mais oportunidades a jovens talentos.
Site do VIVO-FRANCA: Como foi a reação de Lula Ferreira ao convite?
Marco Calixto: O primeiro contato foi telefônico, quando Lula estava dirigindo seu carro entre Mogi das Cruzes e São Paulo. Lula ficou nitidamente emocionado, com a voz meio embargada, quando fizemos o convite. Neste momento, sentimos que ele dava muita importância ao convite e que talvez o aceitasse. Ele disse que precisava pensar um pouco, pois estava muito surpreso. Sentamos para conversar três ou quatro dias depois e ficamos felizes em constatar que nossa filosofia de renovar a equipe e estruturar as categorias de base coincidiam muito com o pensamento do Lula. A conversa foi ótima, muito promissora, mas ainda assim Lula pediu alguns dias para pensar, pois tinha grande apreço e carinho pelo trabalho que fazia na LNB.
Site do VIVO-FRANCA: Não houve receio em contratar o Lula, já que ele foi um duro adversário do VIVO-FRANCA durante algum tempo, principalmente no COC?
Marco Calixto: Nunca vimos isso como um problema, porque alguns dos nossos diretores conhecem bem o Lula Ferreira e sabem que se trata de uma pessoa de grande caráter, idealista e formador de talentos, o que lembra bastante o Professor Pedroca, que tinha um perfil muito parecido. Além disso, nunca alguém viu o Lula ofender o VIVO-FRANCA ou a sua torcida por gestos ou palavras, mesmo com toda a rivalidade que tínhamos com o COC. Não poderíamos rejeitar o nome do Lula porque ele simplesmente procurou cumprir bem o seu papel em outros clubes. Ao contrário, achamos que isso o credencia ainda mais ao cargo de técnico do VIVO-FRANCA. Queremos que ele faça aqui a mesma coisa. Aliás, tivemos uma situação semelhante com o Murillo, que veio diretamente do COC e se tornou um grande ídolo em Franca.
Site do VIVO-FRANCA: E a montagem da nova equipe? Como está?
Marco Calixto: Está indo bem, mas é um trabalho muito árduo, principalmente porque já encontramos o mercado em plena ebulição. O NBB valorizou o basquete no Brasil e isso atraiu mais patrocínios para várias equipes, o que é ótimo para a modalidade, mas gera mais disputa pelos atletas de ponta e também pelos jovens talentos, tornando muito mais cara a manutenção de uma boa equipe. Antes eram duas ou três equipes com receitas semelhantes às do VIVO-FRANCA. Hoje são cerca de dez equipes com orçamentos parecidos com o nosso e alguns até superiores. O que pode fazer a diferença é a tradição e o profissionalismo do nosso trabalho e o potencial que temos para formar e aprimorar estes atletas. Sem contar o carinho que toda a torcida dedica aos nossos jogadores. Atletas que amam o jogo sempre se deram bem em Franca, porque aqui encontram o lugar perfeito para jogar. Esperamos formar uma ótima equipe para temporada 2012-2013, ainda que um pouco jovem. Já demos alguns passos importantes para isso. Não podemos precipitar, mas acho que teremos boas novidades nos próximos dias.
Fonte: Júlia Abrão