NOTÍCIAS

11/09/2014

BRASIL É SUPERADO PELA SÉRVIA E FICA EM 6º LUGAR NA COPA DO MUNDO DA ESPANHA

.:: conteudo_1_15535.jpg ::.

Madri, Espanha – Depois do quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a Seleção Brasileira Adulta Masculina esteve bem perto de brigar por uma medalha na Copa do Mundo da Espanha. Nesta quarta-feira (dia 10), o Brasil foi superado pela Sérvia por 84 a 56 (37 a 32 no primeiro tempo) nas quartas de final da Copa do Mundo da Espanha, no Palácio de Esportes Comunidade de Madri. Com esse resultado, a equipe nacional terminou em sexto lugar e obteve a melhor classificação desde o Campeonato Mundial da Argentina, em 1990, quando ficou na quinta posição.

Na outra partida das quartas de final, em Madri, a França superou a invicta Espanha por 65 a 52 e garantiu sua vaga na semifinal contra a Sérvia. A partida está marcada para sexta-feira (12), às 17h de Brasília. A outra semifinal será disputada, nesta quinta-feira (11), às 16h, em Barcelona, entre Estados Unidos e Lituânia. A Espanha acabou na quinta colocação.

“Não tem muita explicação. A Sérvia jogou muito bem os 40 minutos e foi ganhando confiança a cada cesta. Nós fizemos um primeiro tempo bem equilibrado e nos perdemos nos três minutos iniciais do terceiro período. É uma derrota amarga, mas méritos para eles. A seleção brasileira fez uma boa campanha, os jogadores vieram bem, não tivemos problema de lesão. Precisamos continuar trabalhando e temos condições de fazer uma campanha melhor nos Jogos do Rio 2016”, analisou o pivô Nenê Hilário. 

Os principais pontuadores brasileiros foram o pivô Anderson Varejão (12 pontos, nove rebotes e uma recuperação de bola), o ala Marquinhos Souza (12 pontos e um rebote) e o ala Alex Garcia (oito pontos, dois rebotes e uma assistência). O cestinha da partida foi o sérvio Milos Teodosic, com 23 pontos. 

“Quero começar pedindo perdão ao povo brasileiro e aos basqueteiros por essa derrota. Conseguimos jogar de igual para igual o primeiro tempo, mas nos perdemos após um lance no início do terceiro período e da marcação de duas faltas técnicas. A partir daí a equipe se desestruturou, deu um apagão e não conseguimos voltar para o jogo. É importante destacar nossa campanha na competição. Mostramos que o Brasil tem um time bem armado e que tem todas as condições de representar o país nas Olimpíadas de 2016”, comentou o ala Marquinhos. 

A Seleção Brasileira disputou sete jogos na Copa do Mundo da Espanha. Foram cinco vitórias sendo quatro na primeira fase (França, atual campeã europeia, Irã, Sérvia e Egito) e uma contra a Argentina nas oitavas de final. As duas derrotas foram para a Espanha, na primeira fase, e para a Sérvia nas quartas de final.

“Jogamos bem os dois primeiros períodos e no segundo tempo só jogou a Sérvia. Tivemos um momento emocional terrível no terceiro quarto e não conseguimos mais entrar no jogo. A equipe não merecia isso por tudo que vinha fazendo no campeonato. Não é um fracasso terminar em quinto lugar no Mundial e sendo eliminado por um adversário que vencemos na primeira fase. Escapamos uma chance real de medalha. Essa situação é muito triste. Tenho certeza que nenhum jogador está feliz”, analisou o técnico Rubén Magnano.

BRASIL (17 + 15 + 12 + 12 = 56) 

Marcelinho Huertas (4pts, 9assist. e 2reb.), Leandrinho Barbosa (5pts), Marquinhos (12pts, e 1reb.), Anderson Varejão (12pts, 9reb. e 1recup. de bola) e Tiago Splitter (3pts, 8reb. e 2assist.). Entraram: Alex Garcia (8pts, 2reb. e 1assist.), Nenê Hilário (4pts e 4reb.), Raulzinho Neto (6pts, 5reb. e 1assist.), Guilherme Giovannoni (0), Larry Taylor (2reb.), Rafael Hettsheimeir (2pts e 2reb.) e Marcelinho Machado (2reb.). Técnico: Rubén Magnano. 

SÉRVIA (21 + 16 + 29 + 18 = 84) 

Confira a estatística completa de Brasil x Sérvia em Clique aqui

Confira as fotos da partida: COPA DO MUNDO DA ESPANHACrédito: Gaspar Nóbrega/InovaFoto

Retorno ao Brasil

A maioria da delegação brasileira retorna ao país nesta quinta-feira (11), chegando às 7h da manhã, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (voo da Iberia 6827). O armador Marcelinho Huertas segue para Barcelona. Já os pivôs Tiago Splitter e Nenê Hilário viajam para os Estados Unidos. O técnico Rubén Magnano chega na próxima sexta-feira (12), às 7h, também em São Paulo, enquanto o ala Marcelinho Machado e o assistente José Neto desembarcam no Rio de Janeiro. 

Seleção Brasileira

Número – Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – UF
4- Marcelo Magalhães Machado – Ala – 39 anos – 2,00m – Flamengo (RJ) – RJ
5- Raul Togni Neto – Armador – 22 anos – 1,84m – UCAM Murcia (Espanha) – MG
6- Rafael Hettsheimeir – Pivô – 28 anos – 2,08m – Bauru Basquete (SP) – SP
7- Larry James Taylor Júnior – Armador – 33 anos – 1,85m – Bauru Basquete (SP) – EUA
8- Alex Ribeiro Garcia – Ala – 34 anos – 1,91m – Bauru Basquete (SP) – SP
9- Marcelo Tiepo Huertas – Armador – 31 anos – 1,91m – FC Barcelona (Espanha) – SP
10- Leandro Mateus Barbosa – Ala – 31 anos – 1,92m – Phoenix Suns (EUA) – SP 
11- Anderson França Varejão – Ala/Pivô – 31 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (EUA) – ES
12- Guilherme Giovannoni – Ala/Pivô – 34 anos – 2,04m – Brasília (DF) – SP
13- Maybyner Rodney Hilário (Nenê) – Pivô – 31 anos – 2,11m – Washington Wizards (EUA) – SP
14- Marcus Vinicius Vieira de Souza – Ala – 29 anos – 2,07m – Flamengo (RJ) – RJ
15- Tiago Splitter – Pivô – 29 anos – 2,11m – San Antonio Spurs (EUA) – SC
Média de idade: 31 anos / Média de altura: 2,01m

Comissão Técnica

Administrador: Vinicius Alvarez
Técnico: Rubén Magnano
Assistentes técnicos: José Alves Neto e Gustavo De Conti
Preparador físico: Diego Miceli Jeleilate
Médico: Dr. Felipe Hardt
Fisioterapeutas: Adriano Tambosi, Vinicius Castro e Daniel Kan
Roupeiro: Edson Donizete da Silva

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      19.549.697

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos