NOTÍCIAS

23/08/2014

MARANHO E BENITO, OS ÁRBITROS BRASILEIROS NA COPA DO MUNDO

.:: conteudo_1_15087.jpg ::.

Rio de Janeiro, RJ – Os árbitros Cristiano Jesus Maranho e Marcos Fornies Benito foram escolhidos pelo Comitê de Arbitragem da Federação Internacional de Basketball (FIBA) para atuar na Copa do Mundo na Espanha, de 30 de agosto e 14 de setembro. Ao todo a competição terá a presença de 38 árbitros de 28 países e dos cinco continentes. 

Há 16 anos no quadro de árbitros da FIBA, o experiente árbitro internacional Cristiano Maranho, de 40 anos, que apitou a final do Campeonato Mundial da Turquia (2010), entre Estados Unidos e a seleção anfitriã, não esconde a emoção de o Mundial.

“Estou muito feliz e indo para a minha terceira participação no Mundial, agora chamado de Copa do Mundo. Ser escolhido entre os 38 maiores árbitros do mundo é uma honra. É bom ver que as pessoas estão observando o seu trabalho. A sensação é de dever cumprido”, disse Maranho.

O catarinense Maranho também já atuou em importantes eventos internacionais como a Copa do Mundo no Japão (2006), semifinal dos Jogos Olímpicos de Pequim (China/2008), final das Olimpíadas de Londres (Inglaterra/2012), Campeonato Chinês Adulto Masculino (2010) e Torneio Pré-Olímpico Asiático Adulto Masculino (China/2011). 

“Eu já venho me preparando para a Copa do Mundo da Espanha fazendo testes físicos, analisando vídeos e estudando as regras. Além disso, a FIBA disponibilizou em junho um curso online com um preparador físico espanhol e os árbitros tinham que responder e praticar atividades aeróbicas e anaeróbicas durante 20 semanas. Foi ótimo”, completou.

Árbitro internacional desde 2001, o paulista Marcos Benito, de 42 anos, que há nove anos faz parte do quadro de árbitros da FIBA, apitará pela segunda vez um Mundial.

“É uma emoção muito grande. São 24 anos de profissão e depois da Espanha já vou pensar nos Jogos Olímpicos Rio 2016”, afirma Benito.

Além do Mundial Adulto Masculino na Turquia (2010), o árbitro esteve presente em outras importantes competições como o Sul-Americano Adulto Masculino na Colômbia (2010), a final da Liga das Américas de Clubes (2010) e a final dos Jogos Pan-Americanos do México (2011), entre outros.

“É também uma responsabilidade representar o nome do Brasil. Há sempre árbitros brasileiros em competições de alto nível, o que mostra o reconhecimento da FIBA pelo trabalho que está sendo realizado pela nossa arbitragem. Mas também somos muito cobrados e temos que deixar uma boa impressão”, acrescenta.

Os selecionados para a Copa do Mundo foram escolhidos principalmente com base em suas experiências e habilidades de compreensão da modalidade, no sentido de analisar o jogo e as abordagens táticas dos times relativamente a cada jogo. Os profissionais selecionados têm idade entre 27 e 50 anos e experiência de três a 20 anos como árbitros FIBA. Todos já vinham sendo observados nas principais competições que antecederam a Copa do Mundo. 

“Esse grupo de árbitros foi cuidadosamente selecionado e traz os mais altos padrões de arbitragem que é de se esperar para o basquete", afirmou Carl Jungebrand, Chefe de Arbitragem da FIBA.

Os 38 convocados também serão submetidos a uma clínica de arbitragem nos dias 28 e 29 de agosto, véspera da competição, em Madri. Vão passar por treinamentos, análise de vídeos dos jogos, bem como a gestão do jogo e trabalho em equipe. Ao final da clínica os árbitros passarão por um teste físico. O objetivo da FIBA é garantir a unificação dos critérios da arbitragem durante a Copa do Mundo da Espanha.

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.728.708

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos