NOTÍCIAS

10/08/2014

SÃO PAULO FATURA O TÍTULO FEMININO E MASCULINO DO BRASILEIRO SUB-15 DA 1ª DIVISÃO

.:: conteudo_1_14868.jpg ::.

Poços de Caldas, MG – As Seleções de São Paulo conquistaram título invicto do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino e Masculino da 1ª Divisão, maior competição do basquete de base nacional, neste sábado (dia 9), no ginásio do Clube ADC Alcoa, na cidade mineira de Poços de Caldas. No ritmo da torcida que cantava "o campeão voltou", a seleção paulista masculina levantou o troféu de campeão, depois de vencer o Rio de Janeiro por 74 a 51 (36 a 22), com 31 pontos, dois rebotes, um bloqueio e quatro recuperações do armador e cestinha do confronto Yago dos Santos. O principal pontuador carioca Ítalo Pereira que cravou um Duplo-Duplo (14 pontos e 11 rebotes), além de quatro recuperações de bola e uma assistência.

O comandante Willians Ribeiro, bicampeão brasileiro à frente da equipe paulista, avaliou a participação do grupo na disputa final.

"Uma partida como deveria ser entre São Paulo e Rio de Janeiro que é um confronto sempre muito esperado na 1ª Divisão. Jogo difícil com um início muito truncado (17 a 17) com as duas equipes intensas querendo buscar o título. Conseguimos encaixar um bom segundo quarto (19 a 5) e o terceiro (26 a 18). O último quarto (12 a 11) foi mais equilibrado, mas era só administrar a diferença e levar a partida até o final. Fui campeão ano passado com a equipe de São Paulo, mas esse foi totalmente diferente, eu diria que outro desafio. Sabíamos que seria difícil, mas no fim deu tudo certo e saímos campões", avaliou o treinador. 

Na sequência, foi a vez das Seleções femininas de Santa Catarina e São Paulo se enfrentarem na busca pelo título da elite do basquete Sub-15. A equipe paulista mais uma vez levou a melhor e venceu as catarinenses por 78 a 31 (36 a 10), com 22 pontos, dois rebotes, um bloqueio, três recuperações e cinco assistências, da cestinha Izabela Nicolete. Eduarda de Col foi a melhor do time catarinense com 14 pontos, sete rebotes, um bloqueio e uma recuperação de bola. Com o resultado, as paulistas conquistaram o pentacampeonato brasileiro. A técnica Maria Carolina de Souza, estreante no Brasileiro de base, analisou a participação da equipe campeã.

"As meninas entraram um pouco nervosas, pois sabíamos que era a partida mais importante da competição. Mas conversei com elas que tínhamos que cumprir a nossa missão aqui em Poços de Caldas. Elas se acalmaram, entraram no jogo e fizeram o que elas sabem fazer de melhor que é jogar basquete. É minha estreia no Brasileiro, então esse título tem um gostinho especial. Quando me deram a função de convocar essas jogadoras fiquei nervosa, pois eram muitas opções de jogadoras boas. Viemos com essas dez atletas praticamente sem treinar e conseguimos realizar nosso trabalho com 100% de aproveitamento", destacou Maria Carolina.

- Disputa da Medalha de Bronze

A disputa da medalha de bronze entre as seleções masculinas do Distrito Federal e do Paraná foi acirrada e digna de uma final. Com 39 pontos, quatro rebotes, dois bloqueios, três recuperações de bola e duas assistências do cestinha Danilo Santos, os brasilienses derrotaram os paranaenses por 77 a 71 (40 a 35). O principal pontuador da equipe do Paraná foi Pedro Gardemann, com 21pontos, quatro rebotes. uma recuperação de bola e uma assistência. O comandante do Distrito Federal, Marco Aurélio de Carvalho, avaliou a conquista do grupo.

"Só esse ano já enfrentamos o Paraná quatro vezes, são sempre partidas muito equilibradas que nunca podemos saber quem sai com a vitória. Esse resultado é muito importante para nos mantermos na mesma posição da última edição do Brasileiro (Joinville/2013). Conquistamos o bronze e seguimos na terceira posição no cenário nacional. A maior importância desse resultado é a sequência do trabalho desses meninos que jogaram essa competição. A importância é para que evoluam como atletas e tenham um futuro bom", avaliou o treinador.

A seleção feminina do Paraná venceu a do Rio Grande do Sul por 52 a 39 (21 a 16), com 15 pontos, três rebotes, um bloqueio, duas recuperações de bola e duas assistências da cestinha da partida, Brenda Santos. Com o resultado, as paranaenses conquistaram o bronze na categoria. O destaque do time gaúcho foi Andriele Krummenauer, com 11 pontos, três rebotes, sete recuperações de bola e seis assistências. O treinador Adilson Carlos Novak Junior destacou a importância da conquista para o estado do Paraná depois da derrota na semifinal.

"Ficamos um pouco abalados com a derrota na semifinal para Santa Catarina, pois estávamos preparados para tentar fazer a final. Felizmente conseguimos nos recuperar emocionalmente e controlar a partida durante os quarenta minutos. As meninas mereceram e estão de parabéns. É uma conquista muito importante para o nosso estado, pois tivemos pouco tempo de treinamento e conseguir o terceiro lugar é muito bom", analisou o técnico paranaense.

As seleções masculinas do Pará, Pernambuco e Santa Catarina, e no feminino as do Maranhão, Espírito Santo e Minas Gerais, disputam a 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro Sub-15, em 2015.

Destaques do Brasileiro e Seleção Ideal

Os escolhidos para formar a Seleção Ideal no masculino do Campeonato Brasileiro Sub-15 da 1ª Divisão foram os armadores Yago dos Santos (SP) e Márcio Guimarães (RJ), os alas Marcos Silva (ES) e Danilo Santos (DF) e o pivô Danilo Martins (PE). O cestinha do campeonato foi Danilo Santos (DF), com 196 pontos. Yago dos Santos (SP) foi o melhor nas assistências com 30 no total. Já Kaio Gonçalves (RJ) foi o reboteiro da competição, com 68 rebotes. 

Para a Seleção Ideal feminina as escolhidas foram as armadoras Ana Beatriz Pereira (PR) e Izabela Nicolete (SP), as alas Emanuely de Oliveira (SC) e Clarissa Carneiro (SP) e a pivô Raphaella da Silva (SP). A cestinha do campeonato Izabela Nicolete (SP) com 128 pontos, que também foi a melhor nas assistências, com 28. A pivô Izabel Varejão (ES) foi a melhor nos rebotes, com 50.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino e Masculino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Mineira de Basketball e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Classificação Final

Masculino


1º- São Paulo; 2º- Rio de Janeiro; 3º- Distrito Federal; 4º- Paraná; 5º- Espírito Santo; 6º- Rio Grande do Sul; 7º- Minas Gerais; 8º- Santa Catarina; 9º- Pernambuco; 10º- Pará.

Feminino

1º- São Paulo; 2º- Santa Catarina; 3º- Paraná; 4º- Rio Grande do Sul; 5º- Rio de Janeiro; 6º- Mato Grosso do Sul; 7º- Pernambuco; 8º- Minas Gerais; 9º- Espírito Santo; 10º- Maranhão.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 FEMININO DA 1ª DIVISÃO 
Local: Ginásio Alcoa (Poços de Caldas / MG)

Seleções Participantes
Grupo "A": Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo
Grupo "B": Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul

— Sábado (9 de agosto)

- Disputa de 7º e 8º lugares
Pernambuco 57 x 42 Minas Gerais (1º tempo: 28 x 16)
Cestinhas: Stefanny da Silva (PE) 22pts, sete rebotes, um bloqueio, cinco recuperações de bola e uma assistência / Sandy Silva (MG) 12pts, três rebotes e duas assistências.
Arbitragem: Denilson Tomé (SP), Rogério Sigaki (PR) e Crislaine Alves (MS)

- Disputa de 5º e 6º lugares
Mato Grosso do Sul 44 x 50 Rio de Janeiro (1º tempo: 25 x 18)
Cestinhas: Nathali Moreno (MS) 15pts, três rebotes, um bloqueio e uma assistência / Karine Travassos (RJ) 10pts e um rebote.
Arbitragem: Luiz Klein (RS), Ricardo Granemann (SC) e Lorena Pimentel (ES)

- Disputa de 3º e 4º lugar - Medalha de Bronze
Paraná 52 x 39 Rio Grande do Sul (1º tempo: 21 x 16)
Cestinhas: Brenda Santos (PR) 15pts, três rebotes, um bloqueio, duas recuperações de bola e duas assistências / Andriele Krummenauer (RS) 11pts, três rebotes, sete recuperações de bola e seis assistências.
Arbitragem: Denilson Tomé (SP), Cauan Santos (MG) e George Barros (PE)

- Disputa de 1º e 2º lugar - Medalha de Ouro
Santa Catarina 31 x 78 São Paulo (1º tempo: 10 x 36)
Cestinhas: Eduarda de Col (SC) 14pts, sete rebotes, um bloqueio e uma recuperação de bola / Izabela Nicolete (SP) 22pts, dois rebotes, um bloqueio, três recuperações e cinco assistências.
Arbitragem: Rogério Sigaki (PR), Lorena Pimentel (ES) e Cauan Santos (MG)

Confira a tabela do Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão: clique aqui.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 MASCULINO DA 1ª DIVISÃO 
Local: Ginásio Alcoa (Poços de Caldas / MG)
Seleções Participantes
Grupo "A": Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo
Grupo "B": Distrito Federal, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina 

— Sábado (9 de agosto)

- Disputa de 7º e 8º lugares
Minas Gerais 69 x 54 Santa Catarina (1º tempo: 24 x 34)
Cestinhas: Thiago Duarte (MG) 23pts, um rebote e duas recuperações de bola / Gabriel Bauer (SC) 13pts, cinco rebotes, três recuperações de bola e duas assistências.
Arbitragem: José Vinadé (RS), Marcelo Guimarães (PA) e Anderson Maes (SC).

- Disputa de 5º e 6º lugares
Rio Grande do Sul 47 x 82 Espírito Santo (1º tempo: 21 x 40)
Cestinhas: Davi Koefender e Bernardo Moller (RS) 8pts / Marcos Silva (ES) 32pts, sete rebotes, quatro recuperações e três assistências

- Disputa do 3º lugar - Medalha de Bronze
Distrito Federal 77 x 71 Paraná (1º tempo: 40 x 35)
Cestinhas: Danilo Santos (DF) 39pts, quatro rebotes, dois bloqueios, três recuperações de bola e duas assistências / Pedro Gardemann (PR) 21pts, quatro rebotes. uma recuperação de bola e uma assistência.
Arbitragem: Gustavo Saraiva (RJ), Gregório Lelis (MG) e Emanoel Pereira (ES)

- Disputa de 1º e 2º lugares - Medalha de Ouro
Rio de Janeiro 51 x 74 São Paulo (1º tempo: 22 x 36)
Cestinhas: Ítalo Pereira (RJ) 14pts, 11 rebotes, quatro recuperações de bola e uma assistência / Yago dos Santos (SP) 31pts, dois rebotes, um bloqueio, quatro recuperações de bola e sete assistências.
Arbitragem: Emanoel Pereira (ES), Douglas de Jesus (PR) e Gregório Lellis (MG)

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.703.718

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos