NOTÍCIAS

09/08/2014

BRASILEIRO SUB-15: DECISÕES DA PRIMEIRA DIVISÃO NESTE SÁBADO

.:: conteudo_1_14854.jpg ::.

Poços de Caldas, MG - A grande final do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino e Masculino da 1ª Divisão, maior competição do basquete de base nacional, promete ser eletrizante com as partidas entre Rio de Janeiro x São Paulo (17h de Brasília), no masculino, e Santa Catarina x São Paulo (18h30), no feminino. Nesta sexta-feira (dia 8), no Ginásio do Clube ADC Alcoa, na cidade mineira de Poços de Caldas, os cariocas superaram o Distrito Federal por 67 a 59 (33 a 24 no primeiro tempo), na primeira semifinal masculina. Com a vitória emocionante, o Rio de Janeiro garantiu a primeira vaga na final. O brasiliense Danilo Santos foi mais uma vez o cestinha do jogo, com 22 pontos, três rebotes, um bloqueio, seis recuperações de bola e três assistências. Os maiores pontuadores do Rio foram Matheus Brito e Thiago de Carvalho, ambos com 14 pontos.

"Esperamos fazer uma boa final. A equipe de São Paulo teoricamente é a favorita, mas vamos entrar e jogar dentro do nosso padrão, sem correrias, para tentarmos fazer uma partida de igual para igual. Uma partida contra São Paulo não temos que mostrar uma intensidade forte como a que eles tem. Mas tentaremos fazer de dois em dois pontos, e mesmo que estejamos atrás do placar não achar que existem bolas de cinco ou dez pontos. Enfim, fazer um jogo mais duro e tentar chegar nos quartos finais próximos para tentar conseguir a vitória, que é o que todas as equipes que estão aqui querem", disse o comandante carioca Carlos Magno da Conceição.

O técnico da equipe do Rio de Janeiro destacou o bom o biótipo e a evolução de sua equipe.

"Em 2012, ficamos em segundo lugar e, em 2013, na quinta colocação. Este ano intensificamos os períodos de treinamento para poder treinar mais em conjunto, O objetivo era chegar no campeonato mais forte para que pudéssemos nos sobressair e fazer de tudo para chegar na final", completou o treinador.

Sempre presente no pódio dos Campeonatos de Base, a seleção paulista venceu o Paraná por 97 a 52 (54 a 28), na segunda semifinal masculina da 1ª Divisão. Com 41 pontos, quatro rebotes, seis recuperações de bola e seis assistências do armador e cestinha paulista Yago dos Santos, a equipe ditou o ritmo da partida e mais uma vez está na final do Brasileiro. O principal pontuador paranaense foi Jonathan Fernandes, com 12 pontos, quatro rebotes e duas recuperações de bola. A seleção do Paraná enfrenta a do Distrito Federal, às 14h, na disputa do terceiro lugar.

"São Paulo veio como favorito e desempenhou um bom papel na carga e ganhando corpo durante o campeonato. Estou muito feliz de termos conquistado a vaga para mais uma final. Amanhã (sábado) é um jogo de muita rivalidade contra o Rio. Com certeza, se tudo der certo, São Paulo será campeão", afirmou o técnico Willians Ribeiro, que comandou a seleção no título de 2013.

As catarinenses não cederam a pressão das paranaenses e venceram a semifinal feminina por 59 a 42 (36 a 21), no tradicional e equilibrado confronto da região sul do Brasil. A cestinha da partida foi a catarinense Eduarda de Col, com 20 pontos, oito rebotes, quatro recuperações de bola e duas assistências, enquanto a paranaense Gabriella Totti, com 12 pontos, dois rebotes e duas recuperações de bola foi a melhor do Paraná. As paranaenses voltam a quadra, às 15h30, deste sábado (9), para enfrentar as gaúchas na disputa da medalha de bronze.

"A disputa contra São Paulo será bastante dura, sabemos das dificuldades, mas a expectativa é de fazer uma boa partida. As meninas vieram em uma crescente durante o campeonato e independente do resultado deste sábado, elas estão de parabéns", avaliou Anderson Dalla Costa, o técnico catarinense.

Tetracampeã brasileira na categoria e buscando em 2014 o pentacampeonato, a equipe feminina de São Pauloderrotou a seleção do Rio Grande do Sul por 99 a 27 (52 a 8). A cestinha da partida foi a paulista Izabela Nicolete, com 26 pontos, dois rebotes, um bloqueio, três recuperações de bola e cinco assistências. A principal pontuadora do Rio Grande do Sul foi Luísa Pelisoli, com nove pontos, um rebote e uma recuperação de bola.

"Foi muito bom ver esse grupo de São Paulo muito focado e unido. Me identifiquei bastante com elas e acho que tem tudo para dar certo. O jogo de amanhã não será fácil. Estamos com os pés no chão, pois em uma final não existem favoritos. Aqui devo destacar as meninas que fizeram até agora um campeonato excepcional", destacou a treinadora, Maria Carolina de Souza.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino e Masculino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Mineira de Basketball e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 FEMININO DA 1ª DIVISÃO 
Local: Ginásio Alcoa (Poços de Caldas / MG)

Grupo "A": Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo
Grupo "B": Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul

— Sexta-feira (8 de agosto)

- Disputa de 5º ao 8º lugares
Pernambuco 46 x 51 Mato Grosso do Sul (1º tempo: 23 x 27)
Cestinhas: Stefanny da Silva (PE) 21pts, sete rebotes, um bloqueio, sete recuperações de bola e uma assistência / Dayriane Oliveira (MS) 17pts, quatro rebotes, cinco recuperações de bola e oito assistências.
Arbitragem: Rogério Sigaki (PR), Ricardo Granemann (SC) e Luiz Klein (RS)

Rio de Janeiro 60 x 23 Minas Gerais (1º tempo: 17 x 12)
Cestinhas: Brenda da Silva (RJ) 15pts, seis rebotes, três bloqueios e cinco recuperações de bola / Bárbara Reis e Gabrielle Gomes (MG) 6pts.
Arbitragem: Luiz Klein (RS), Ricardo Granemann (SC) e Crislaine Alves (MS)

- Semifinal
Paraná 42 x 59 Santa Catarina (1º tempo: 21 x 36)
Cestinha: Gabriella Totti (PR) 12pts, dois rebotes e duas recuperações de bola / Eduarda de Col (SC) 20pts, oito rebotes, quatro recuperações de bola e duas assistências.
Arbitragem: Denilson Tomé (SP), George Barros (PE) e Joaquim (MA)

São Paulo 99 x 27 Rio Grande do Sul (1º tempo: 52 x 8)
Cestinhas: Izabela Nicolete (SP) 26pts, dois rebotes, um bloqueio, três recuperações de bola e cinco assistências / Luísa Pelisoli (RS) 9pts, um rebote e uma recuperação de bola
Arbitragem: George Barros (PE), Ricardo Granemann (SC) e Crislaine Alves (MS)

CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 MASCULINO DA 1ª DIVISÃO 
Local: Ginásio Alcoa (Poços de Caldas / MG)

Grupo "A": Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo
Grupo "B": Distrito Federal, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina 

— Sexta-feira (8 de agosto)
- Disputa de 5º ao 8º lugares
Rio Grande do Sul 58 x 55 Minas Gerais (1º tempo: 34 x 33)
Cestinhas: Bernardo Moller (RS) 27pts, 15 rebotes, duas recuperações de bola e duas assistências / Thiago Duarte (MG) 16pts, três rebotes, uma recuperação de bola e quatro assistências.
Arbitragem: Gustavo Saraiva (RJ), Anderson Sena (SP) e Anderson Maes (SC).

Espírito Santo 77 x 55 Santa Catarina (1º tempo: 38 x 33)
Cestinhas: Marcos Silva (ES) 27pts, sete rebotes, nove recuperações de bola e uma assistência / Gabriel Bauer (SC) 18pts, um rebote, três recuperações de bola e duas assistências
Arbitragem: Anderson Sena (SP), Marcelo Guimarães (PA) e Gustavo Saraiva (RJ).

- Semifinal
Distrito Federal 59 x 67 Rio de Janeiro (1º tempo: 24 x 33)
Cestinhas: Danilo Santos (DF) 22pts, três rebotes, um bloqueio, seis recuperações de bola e três assistências / Matheus Brito e Thiago de Carvalho (RJ) 14pts
Arbitragem: José Vinadé (RS), Douglas de Jesus (PR) e Gregório Lelis (MG)

São Paulo 97 x 52 Paraná (1º tempo: 54 x 28)
Cestinhas Yago dos Santos (SP) 41pts, quatro rebotes, seis recuperações de bola e seis assistências / Jonathan Fernandes (PR) 12pts, quatro rebotes e duas recuperações de bola
Arbitragem: Gregório Lelis (MG), José Vinadé (RS) e Emanoel Pereira (ES)

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.711.588

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos