NOTÍCIAS

07/08/2014

BRASILEIRO SUB-15: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA NAS MÃOS DAS NUTRICIONISTAS

.:: conteudo_1_14830.jpg ::.

Poços de Caldas, MG – Enquanto jogam em busca de vitórias, medalhas e títulos, os 540 atletas que estão disputando o Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino e Masculino tem a garantia de uma excelente alimentação e de um tempero especial em suas refeições. As 49 Seleções Estaduais que estão ma cidade mineira de Poços de Caldas ganharam o reforço das nutricionistas Patrícia Gonçalves Lopes e Fernanda Valente, que estão no comando das cozinhas dos Hotéis Golden Park e Village In, local de hospedagem das delegações.

No Golden Park, Roberta Patrícia, 28 anos, é responsável pela equipe de cozinheiros e montagem do refeitório das Seleções. A nutricionista que também já participou do Projeto Social Esportivo Casa de Cultura e Cidadania, em São José do Rio Pardo, destacou a educação alimentar dos atletas como prioridade na nutrição esportiva. 

“Estou muito feliz de poder ajudar as Seleções durante o Campeonato. Está sendo importante essa experiência com o esporte e a saúde através da qualidade da alimentação. A comida, além de servir para repor as necessidades nutritivas dos atletas, serve também como uma experiência pessoal e saborosa”, comentou Patrícia.

Pós-graduada em Nutrição Clínica na UNIFENAS (Universidade Federal de Alfenas), Patrícia adaptou o cardápio do hotel para atender as necessidades dos jovens atletas.

“Demos prioridade aos pratos que oferecem carboidrato, proteínas, lipídio, ferro e sais minerais. Além de recompor as energias que os atletas precisam, eles também colaboram para o rendimento nas atividades físicas”, explicou. “A alimentação e a nutrição são fundamentais para os atletas dessa idade. Nossa equipe pensa em todos os detalhes para proporcionar a melhor alimentação em todos os aspectos”, completou a nutricionista.

No Hotel Village In está Fernanda Valente, que revelou também alguns alimentos importantes que um jogador precisa ter após as atividades esportivas.

“Precisamos garantir uma alimentação saudável para esses jovens. O ideal é servir muitas verduras, frutas e liquido. A água serve para hidratar porque eles perdem muito liquido do corpo devido ao ritmo intenso que levam dentro de quadra. Eliminamos todos os alimentos que iriam interferir no rendimento das atividades físicas. Legumes e frutas variadas são sempre muito bem aceitos”, explicou Fernanda, que também é graduada pela UNIFENAS.

De acordo com a nutricionista, o cardápio foi elaborado em cima de uma alimentação coletiva.

“A gente tenta adaptar o cardápio dentro do perfil dos atletas. Como aqui não conhecemos cada um, fizemos um cardápio de modo que atendesse a todos. Eles precisam repor todas as energias que perdem em quadra, isso é muito importante. Temos que servir não só o que eles gostam, mas sim o que precisam. Variar a alimentação e manter um bom tempero são fatores importantíssimos também”, acrescentou Fernanda.

“Estou muito feliz de estar aqui e fazer parte dessa equipe que está recebendo as Seleções de base. Sei que isso vai ser mais uma experiência na minha vida profissional”, finalizou.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Mineira de Basketball e Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.649.377

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos