NOTÍCIAS

18/06/2014

CBB CONVOCA SELEÇÃO BRASILEIRA 3X3 PARA JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE

.:: conteudo_1_14095.jpg ::.

Rio de Janeiro, RJ – O Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) divulgou, nesta quarta-feira (dia 18), a convocação da Seleção Brasileira Sub-18 de Basquete 3x3, masculina e feminina, que irá disputar os 2º Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing, na China, de 16 a 28 de agosto. A equipe masculina será formada por Caique do Carmo Cardoso Santana, Felipe Eduardo Oliveira da Penha, Igor Eduardo Pereira Cabral e Gabriel Jonathan Queiroz Ferreira. Já a feminina terá Mariana Moura Queiroz Dias, Tayná Fernanda dos Reis, Mayara Cristina Leoncio e Letícia Cristina Josefino. 

"Estou muito contente com mais essa vitória. Quero me preparar bem para fazer um bom campeonato na China. A minha expectativa é representar bem o meu país e espero que dê tudo certo", contou Letícia que vai defender o Brasil no 3º Campeonato Mundial Sub-17 da República Tcheca, de 28 de junho a 6 de julho.

Letícia ocupa ainda o primeiro lugar do Ranking brasileiro da FIBA. "Estou concentrada com a Seleção Sub-17 de quadra que vai disputar o Mundial. E tenho certeza que essa competição irá me ajudar bastante na hora de disputar um campeonato de alto nível como os Jogos de Najing. Minha colocação é resultado de muito trabalho e dedicação", finalizou a pivô de 16 anos.

"É a minha primeira convocação para representar o meu país e representa a realização de um sonho. É também uma excelente oportunidade de mostrar o meu trabalho. Comecei a jogar o basquete 3x3 e desde então venho me dedicando a essa modalidade. Vou dar o meu sangue por essa oportunidade", disse o norte-rio-grandense Igor Cabral, de 18 anos e 1,79m, que está em quarto lugar no ranking brasileiro da FIBA.

As equipes serão comandadas pelo técnico Christiano Medeiros, do Vasco da Gama, e estreiam no dia 18 de agosto em Nanjing. As 20 seleções serão divididas em dois grupos de dez, que jogam entre si na primeira fase nas suas chaves. No dia 25 de agosto, acontecem as disputas das oitavas e quartas de final, enquanto no dia 26 serão realizadas as fases semifinal e final. Na próxima terça-feira (24), acontece o sorteio dos grupos. 

A CBB organizou nos dias 31 de maio e 1º de junho a Seletiva Nacionais Sub-18 Feminina e Masculina, no Rio de Janeiro, e os 36 atletas inscritos foram observados nos dois torneios disputados. A Seleção Brasileira foi convocada de acordo com os critérios da Federação Internacional de Basketball (FIBA): dois jogadores entre os dez primeiros do ranking nacional e que os quatro atletas tenham disputado pelo menos duas competições homologadas pela FIBA nos últimos doze meses.

Seleção Brasileira Feminina

Nome - Idade - Altura - Clube - Naturalidade - Posição no Ranking Brasileiro 

Mariana Moura Queiroz Dias - 16 anos - 1,86m - Centro de Excelência FEDESP/Barretos (SP) - SP - 7ª do Brasil
Tayná Fernanda dos Reis – 18 anos - 1,70m - Centro de Excelência FEDESP/Barretos (SP) - SP - 9ª do Brasil
Mayara Cristina Leoncio Marins – 16 anos - 1,73m - Instituto Mangueira do Futuro (RJ) - RJ - 2ª do Brasil
Leticia Cristina Josefino – 16 anos - 1,83m - Instituto Mangueira do Futuro (RJ) - RJ - 1ª do Brasil
Média de idade: 16 anos
Média de altura: 1,78m

Seleção Brasileira Masculina

Nome - Idade - Altura - Clube - Naturalidade - Posição no Ranking Brasileiro 

Caique do Carmo Cardoso Santana – 18 anos – 1,96m – Esporte Clube Banespa (SP) – SP – 6º do Brasil
Felipe Eduardo Oliveira da Penha – 17 anos – 1,95m – Franca Basquetebol Clube (SP) – SP – 7º do Brasil
Gabriel Jonathan Queiroz Ferreira – 18 anos – 2,07m – Clube de Regatas do Flamengo (RJ) – RJ – 12º do Brasil
Igor Eduardo Pereira Cabral – 18 anos – 1,79m – Tijuca Tênis Clube (RJ) – RN – 4º do Brasil
Média de idade: 17,8 anos
Média de altura: 1,94m

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.644.089

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos