NOTÍCIAS

16/06/2014

TIAGO SPLITTER É CAMPEÃO DA NBA COM O SAN ANTONIO

.:: conteudo_1_14072.jpg ::.

TIAGO: PRIMEIRO BRASILEIRO CAMPEÃO DA NBA 

San Antonio, Estados Unidos – O pivô Tiago Splitter é o primeiro brasileiro campeão da NBA. Em partida encerrada na madrugada desta segunda-feira (dia 16), o San Antonio Spurs ganhou do Miami Heat por 104 a 87 (47 a 40 no primeiro tempo), no AT&T Center, de San Antonio. Com a vitória, os Spurs fecharam o playoff final melhor de sete por quatro a um e conquistaram o quinto título da liga americana.

“Eu nunca imaginei que um dia eu poderia ser campeão da NBA e ainda seria o primeiro brasileiro a conquistar esse título. Eu só queria fazer parte desse universo que eu sempre tive vontade de conhecer de perto, que eu assistia pela televisão desde que era pequeno. Eu jamais sonhava mesmo em ser campeão da NBA. Não consigo controlar a minha alegria. Eu sou campeão”, Splitter, que nos 11min24s em que esteve em quadra contribuiu com três pontos, dois rebotes, duas assistências e um toco.

Os principais pontuadores dos Spurs foram o ala Kawhi Leonard, que marcou um Duplo-Duplo (22 pontos e dez rebotes), o ala/armador argentino Manu Ginobilli 19 pontos), o armador australiano Patty Mills (17 pontos), o armador francês Tony Parker (16 pontos) e o ala-pivô Tim Duncan (14 pontos e oito rebotes). O cestinha da partida foi LeBron James, do Heat, com 31 pontos, dez rebotes e cinco assistências).

Este é o quinto título da franquia de San Antonio, que já havia ficado sido campeão nas temporadas 1998/99, 2002/03, 2004/05 e 2006/07. Foi também a quinta conquista de Tim Duncan, presente em todas as anteriores, e o quarto do trio formado por Duncan, Manu Ginóbili e Tony Parker. Além disso, os Spurs deram o troco no Miami Heat pela derrota na final da temporada passada, quando os texanos perderam de virada por quatro a três.

MVP das finais

O ala Kawhi Leonard, do San Antonio, foi escolhido o MVP das finais. Nos cinco jogos da série, Leonard, de 22 anos, atingiu médias de 12,8 pontos, 6,2 rebotes e duas assistências. Kawhi é o terceiro MVP mais jovem de uma final, depois de Magic Johnson e do companheiro de equipe Tim Duncan. 

Playoff Final

San Antonio Spurs 4 x 1 Miami Heat 
Jogo 1: Dia 5 – San Antonio Spurs 110 x 95 Miami Heat, em San Antonio
Jogo 2: Dia 8 – San Antonio Spurs 96 x 98 Miami Heat, em San Antonio
Jogo 3: Dia 10 – Miami Heat 92 x 111 San Antonio Spurs, em Miami
Jogo 4: Dia 12 – Miami Heat 86 x 107 San Antonio Spurs, em Miami
Jogo 5: Dia 15 – San Antonio Spurs 104 x 87 Miami Heat, em San Antonio

 

TÉCNICOS DESTACAM A ATUAÇÃO DE TIAGO

Rio de Janeiro, RJ – Com apenas 14 anos de idade, em 1999, Tiago Splitter foi convocado pela primeira vez para defender a Seleção Brasileira Cadete no Sul-Americano disputado no Chile. A partir daí o catarinense esteve presente em todas as convocações da equipe nacional. E o primeiro técnico do pivô de 2,11m foi o carioca Márcio Andrade, atualmente dirigindo a equipe do Universo/Goiânia.

“O Splitter quando foi convocado já tinha muita qualidade, apesar de dois anos mais novo do que a geração com jogadores como Murilo Rosa, Guilherme Teichmann, Jefferson William entre outros. O Brasil foi vice-campeão sul-americano e o Tiago foi um dos destaques da competição. Quinze anos depois me sinto lisonjeado e muito feliz por ter contribuído de alguma maneira na carreira dele”, declarou Márcio Andrade. 

Desde 2010 sob o comando do técnico Rúben Magnano na Seleção Brasileira, Splitter é um dos jogadores mais elogiados pelo treinador. 

"É um jogador que lutou muito para estar vivendo essa situação de campeão. Ele trabalhou muito duro em toda sua carreira e isso possibilitou que fosse útil na conquista do San Antonio Spurs. O Splitter conseguiu espaço em uma equipe que é muito difícil jogar porque joga em conjunto. Ele conseguiu jogar e muito bem. Produziu uma temporada magnífica. Ou seja, teve uma temporada ideal para um atleta e se sentindo muito confortável", comentou Magnano.

O técnico também destacou a presença de dois jogadores sul-americanos na trajetória vitoriosa do San Antonio Spurs: Tiago Splitter e o argentino Manu Ginobilli.

"São dois tipos de pessoas que são verdadeiros espelhos no Brasil e na Argentina. São exemplos para crianças que querem jogar basquete nos dois países. Eles terão uma importância muito grande para o desenvolvimento do basquete do Brasil e da Argentina. Fico orgulhoso de ter sido técnico do Ginobili na Seleção da Argentina, e do Splitter na Seleção Brasileira. Me sinto gratificado porque também são dois atletas que priorizam o jogo de conjunto", completou Magnano.

Assistente técnico da equipe principal e técnico da Seleção Brasileira que irá disputar o Campeonato Sul-Americano da Venezuela, no mês de julho, José Alves Neto fez questão de elogiar o pivô brasileiro. 

“O Tiago entrou para a história do basquete brasileiro. Um prêmio pelo atleta e pessoa que é. Que esta conquista possa abrir caminho para outras”, disse Neto.

O presidente da CBB, Carlos Nunes, fez questão de enaltecer a conquista de Tiago Splitter.

“O título da NBA é um prêmio para um profissional dedicado e totalmente comprometido com os clubes que defendeu e principalmente com a Seleção Brasileira. Desde a primeira convocação para o Sul-Americano Cadete, em 1999, quando tinha apenas 14 anos, Splitter se tornou um exemplo e referência de jogador e ser humano. Parabenizo-o e sua família por mais essa brilhante conquista”, disse Nunes.

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.699.483

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos