NBB - Flamengo e Mogi abrem as disputas das semifinais nesta segunda-feira
Atual campeão desafiará a grande surpresa da temporada até o momento por uma vaga na Final do campeonato
As disputas por uma vaga na Final do NBB 2013/2014 vão começar. Nesta segunda-feira, Flamengo e Mogi das Cruzes/Helbor abrirão a fase semifinal do maior campeonato de basquete do país no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV.
Dono da melhor campanha da fase de classificação, o time carioca jogará as duas primeiras partidas da série em casa, além de também sediar um possível quinto e decisivo jogo. Por sua vez, o esquadrão do Alto do Tietê atuará em seus domínios nos duelos de número três e quatro (caso necessário). Quem chegar a três vitórias primeiro se classifica para a Final da sexta edição da competição nacional e enfrenta o vencedor do outro confronto semifinal, entre Paulistano/Unimed e São José/Unimed.
A série entre rubro-negros e mogianos colocará frente a frente duas equipes que vivem emoções completamente diferentes. Atual campeão, o clube da Gávea manteve a escrita e segue como o único a chegar ao menos às semifinais em todas as edições do NBB na história. Além do troféu conquistado na última temporada, o time flamenguista também ficou com o título do NBB 2008/2009 e ainda figurou na decisão na edição seguinte (2009/2010).
"Nossa motivação é defender esse título, somos os atuais campeões brasileiros. A equipe está vindo muito forte, vamos entrar com muita vontade", disse o ala Marquinhos, MVP e grande destaque do título do Flamengo na última temporada do NBB.
Por sua vez, Mogi vive um momento único e inédito. Em sua segunda temporada no NBB, o time dirigido pelo técnico espanhol Paco García conquistou um grande feito para sua história, mas como também para todo o campeonato. Pela primeira vez nas semifinais, a equipe do Estado de São Paulo se tornou o primeiro 12º colocado da fase de classificação a chegar a esta fase do campeonato.
Para atingir tal feito, os mogianos superaram dois grandes adversários nas etapas anteriores das Finais. Primeiro, a equipe eliminou o Pinheiros/SKY, quinto colocado da fase de classificação, por três triunfos a um, nas oitavas de final. Depois, nas quartas, Mogi levou a melhor sobre o Winner/Kabum/Limeira, quarto melhor da primeira fase, de virada, por três a dois, com direito a uma vitória no quinto e decisivo jogo em pleno Ginásio "Vô" Lucato.
"Isso que a gente fez foi histórico e, com certeza, vamos continuar fazendo história contra o Flamengo. Vamos nos entregar de corpo e alma dentro da quadra durante essa série e tentar buscar a vaga para a final", declarou o ala/pivô Marcus Toledo, um dos destaques da trajetória brilhante do Mogi até o momento, com médias de 11,7 pontos e 6,2 rebotes por jogo durante o campeonato.
Nos dois duelos entre Flamengo e Mogi válidos pela fase de classificação, a equipe que atuou em casa ficou com a vitória. No primeiro turno, em solo carioca, os comandados do técnico José Neto triunfaram por 16 pontos de diferença (92 a 76), com direito a atuação de gala do ala Marcelinho, que acertou oito tiros de três pontos e marcou 35 pontos.
Enquanto isso, na partida válida pelo segundo turno, os paulistas deram o troco e venceram pelo placar de 94 a 90, com destaque para as atuações de Jason Smith e Filipin, autores de 18 e 16 pontos, respectivamente. O jogo, que foi o último dos mogianos na primeira fase, contou com a presença de 4.500 pessoas nas arquibancadas do Ginásio Hugo Ramos e trouxe um ânimo renovado para a equipe fazer sua estrear nas Finais.
"Flamengo é o campeão da Liga das Américas, é um timaço, nós sabemos disso. Mas o que a gente vai fazer é aproveitar nosso momento, jogar basquete com a nossa intensidade defensiva e a nossa sintonia. Não sei se vamos ganhar, mas, pelo menos, vamos fazer nosso papel", disse o armador Gustavinho, um dos destaques do Mogi na fase de playoffs, com médias de 8,2 pontos e 4,4 assistências por jogo.
Confira as curiosidades do confronto entre Flamengo e Mogi:
Mando decisivo
Ter o mando de quadra é algo essencial nos êxitos do Flamengo nas semifinais do NBB. Em todas as vezes que duelou contra um time de pior campanha na semi e teve o mando na série, a equipe carioca saiu vencedora:
NBB1 - (1º) Flamengo 3 x 0 Joinville (4º)
NBB2 - (2º) Flamengo 3 x 1 Franca (3º)
NBB5 - (1º) Flamengo 3 x 2 São José (7º)
Porém, quando enfrentou os líderes da fase de classificação e não teve a vantagem de decidir em casa, o clube da Gávea não teve bons resultados, foi eliminado nas semifinais e ficou de fora das decisões do NBB:
NBB3 - (1º) Franca 3 x 0 Flamengo (4º)
NBB4 - (1º) São José 3 x 2 Flamengo (4º)
Líder 100%
Em todas as cinco edições anteriores do NBB, o líder da fase de classificação nunca ficou de fora da grande Final. Em suas semifinais, o time que terminou a primeira etapa no 1º lugar obteve os seguintes desempenhos:
NBB1 - (1º) Flamengo 3 x 0 Joinville (4º)
NBB2 - (1º) Brasília 3 x 2 Minas (4º)
NBB3 - (1º) Franca 3 x 0 Flamengo (4º)
NBB4 - (1º) São José 3 x 2 Flamengo (4º)
NBB5 - (1º) Flamengo 3 x 2 São José (7º)
Campeão?
Sempre que foi líder da fase de classificação, o Flamengo sagrou-se campeão do NBB, casos da primeira e última edições do maior campeonato de basquete do país. Será que os rubro-negros levantarão o troféu de campeão mais uma vez?
Hugão com moral
O Mogi das Cruzes vem de uma imponente sequência de sete vitórias seguidas atuando no Ginásio Professor Hugo Ramos, uma delas contra o próprio Flamengo na fase de classificação. Confira a série positiva mogiana em casa:
Fase de classificação: Mogi 86 x 77 Macaé
Fase de classificação: Mogi 96 x 74 Basquete Cearense
Fase de classificação: Mogi 94 x 90 Flamengo
Oitavas - Jogo 3: Mogi 85 x 81 Pinheiros
Oitavas - Jogo 4: Mogi 86 x 68 Pinheiros
Quartas - Jogo 3: Mogi 88 x 81 Limeira
Quartas - Jogo 4: Mogi 72 x 60 Limeira
Ali também
O Flamengo tem um excelente retrospecto em semifinais atuando como mandante. Em 11 jogos, são 10 vitórias do time rubro-negro atuando ao lado de sua torcida. A única derrota foi na temporada 2009/2010, no Jogo 1 da série contra o Franca, que avançou à Final ao fechar o duelo em 3 a 0.
Inédito
Pela primeira vez na história do NBB, uma 12º colocado na fase de classificação chega a fase semifinal. O responsável por este feito foi o Mogi, que em sua segunda temporada no campeonato, passou pelo Pinheiros nas oitavas (3 a 1), aplicou uma histórica virada sobre o Limeira nas quartas (3 a 2) e chegou pela primeira vez à semifinal.
Fez história
A virada sobre o Limeira entrou para a história do NBB. O Mogi das Cruzes foi a segunda equipe em todo o campeonato a começar uma série perdendo por 2 a 0 e conseguir a virada em um confronto de playoff. O único clube a conseguir tal façanha foi o Pinheiros, em duas oportunidades, uma delas sobre o mesmo Limeira.
NBB4 - Quartas de final - Pinheiros 3 x 2 Joinville
NBB5 - Oitavas de final - Pinheiros 3 x 2 Limeira
NBB6 - Quartas de final - Mogi 3 x 2 Limeira
Coisa nova
Além de levarem o Mogi pela primeira vez às semifinais do NBB, os jogadores viverão uma experiência nova, pois os únicos atletas do elenco mogiano que já disputaram uma série semifinal foram o pivô norte-americano Jeff Agba (NBB5 com Bauru) e o jovem ala Pedro Macedo (NBB4 com o Pinheiros).
O rei da semi
Marcelinho Machado, do Flamengo, é o maior cestinha da história das semifinais do NBB. Ao todo, o capitão rubro-negro anotou 384 pontos nas 15 partidas, média de 25,6 pontos em partidas semifinais do NBB.
2/4
Marcelinho Machado já esteve em quadra em quatro séries semifinais do NBB, ganhou duas e perdeu duas. Por conta de uma contusão que o tirou da temporada passada inteira, o camisa 4 do Flamengo não participou da última semifinal contra o São José, vencida pelos cariocas, por 3 a 2.
NBB1 - Flamengo 3 x 0 Joinville - Marcelinho anotou 79 pontos (26,3 pontos por jogo)
NBB2 - Flamengo 3 x 1 Franca - Marcelinho anotou 93 pontos (23,5 pontos por jogo)
NBB3 - Franca 3 x 0 Flamengo - Marcelinho anotou 99 pontos (33,0 pontos por jogo)
NBB4 - São José 3 x 2 Flamengo - Marcelinho anotou 113 pontos (22,6 pontos por jogo)
Fla na frente
Flamengo e Mogi já estiveram frente a frente quatro vezes na história do NBB, com três triunfos rubro-negros e um mogiano.
Mas...
Nos duelos entre as equipes pela atual temporada, uma vitória para cada lado, com o time que jogou em casa levando a melhor.
Os caras
Marcelinho e Marquinhos costumam fazer boas partidas contra o Mogi no NBB. O primeiro enfrentou o time do Alto Tietê somente nesta temporada e anotou 35 e 28 pontos, média de 31,5 pontos por jogo. Já o segundo jogou três partidas frente aos mogianos, e anotou 27, 20 e 22 pontos, média de 23,0 tentos.
Confira o calendário de jogos das semifinais do NBB 2013/2014:
Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 - 12/05 (segunda-feira), às 19 horas - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (transmissão do SporTV)
Jogo 2 - 14/05 (quarta-feira), às 20 horas - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (transmissão do SporTV)
Jogo 3 - 17/05 (sábado), às 20h30 - Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (transmissão do SporTV)
Jogo 4* - 19/05 (segunda-feira), às 19 horas - Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (transmissão do SporTV)
Jogo 5* - 24/05 (sábado), às 17 horas - Arena HSBC, no Rio de Janeiro (transmissão do SporTV)
Semifinal 2
Paulistano Unimed (2º) x São José/Unimed (6º)
Jogo 1 - 13/05 (terça-feira), às 19h30 - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 2 - 15/05 (quinta-feira), às 19h30 - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 3 - 18/05 (domingo), às 16 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 4* - 20/05 (terça-feira), às 21 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* - 23/05 (sexta-feira), às 21 horas - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
*Se necessário
Fonte: LNB