NBB - Flamengo supera Bauru e garante vaga nas semifinais
Com 3 a 1 na série, time carioca é o segundo semifinalista da temporada 2013/2014 e continua como o único clube a chegar nessa fase em todas as edições do NBB. Mogi e Limeira vão para o Jogo 5.
O Flamengo está na semifinal do NBB 2013/2014. Na noite desta segunda-feira, a equipe do técnico José Neto venceu novamente o Paschoalotto/Bauru no Ginásio Panela de Pressão, desta vez por 84 a 81, fechou a série quartas de final em 3 a 1 e carimbou seu passaporte para as semifinais da sexta edição do maior campeonato do país.
Os destaques rubro-negros no duelo ficaram por conta do armador argentino Laprovittola, autor de 24 pontos em 32 tentados (75% de aproveitamento), e do ala/pivô Olivinha, responsável por 23 pontos e cinco rebotes. Quem também se sobressaiu pelo lado rubro-negro foi o ala Marquinhos, que deixou a quadra com 18 pontos.
Agora, depois de fechar a série quartas de final em 3 a 1 e garantir vaga na semifinal, o Flamengo aguarda o vencedor do confronto entre Winner/Kabum/Limeira e Mogi das Cruzes/Helbor para conhecer seu adversário na fase que antecede a grande decisão do NBB.
"Bauru tem grande mérito, lutou muito e fez uma grande série. Mas nós temos jogadores decisivos e concentrados, que na hora que precisa fazem sua parte. Eles (Bauru) têm um grande armador, um grande pivô, bons chutadores, mas quando apertamos os jogadores deles conseguimos fazer contra-ataques e vencer a partida", analisou Marquinhos.
Pelo lado bauruense, os principais atletas em quadra foram o jovem armador Ricardo Fischer, cestinha do duelo, com 27 pontos, seguido pelo ala/pivô argentino Fabián Barrios, responsável por 21 pontos, e pelo pivô Murilo Becker, que registrou um duplo-duplo de 13 pontos e 17 rebotes.
"Tivemos uma grande atuação, mas não foi suficiente para conseguirmos a vitória. Apesar do resultado, temos que enaltecer a brilhante temporada que fizemos. Conseguimos vencer o Campeonato Paulista após 14 anos, fomos terceiro lugar na Sul Americana e isso tem que ser lembrado", contou o técnico do Bauru, Guerrinha.
Mogi força Jogo 5 contra Limeira
Quando as arquibancadas do Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, começaram a encher para o Jogo 4 da série de quartas de final entre Mogi das Cruzes/Helbor e Winner/Kabum/Limeira, o primeiro grito dos torcedores mogianos foi "Eu acredito". A força da torcida fez toda a diferença para que o time da casa saísse de quadra vencedor, nesta segunda-feira, empatando a série em 2 a 2.
O Mogi venceu o Limeira por 72 a 60 contando com excelente atuação do ala/pivô Marcus Toledo, que anotou um duplo-duplo de 21 pontos e 12 rebotes. Além dele, o ala Guilherme Filipin contribuiu com mais 18 pontos e o norte-americano Jason Smith com mais 15.
Com a série empatada, o Mogi das Cruzes continua acreditando que podem fazer história neste NBB e ser a primeira equipe 12ª colocada a alcançar as semifinais da competição.
"Esse foi o nosso lema desde o primeiro jogo da série e a gente sabia que o mando de quadra faria a diferença, ainda mais com uma torcida como essa", afirmou o armador do Mogi, Gustavinho. "Continuamos acreditando e vamos para o Jogo 5 em Limeira, sem a nossa torcida, mas confiantes de que podemos vencer", completou.
Limeira e Mogi voltam a se enfrentar nesta sexta-feira (dia 09), às 21h, no Ginásio Vô Lucato. A partida definirá quem será o próximo semifinalista do NBB, já que Flamengo e São José/Unimed já estão garantidos na próxima fase.
Confira o calendário completo das quartas de final do NBB 2013/2014:
Flamengo (1º) 3 x 1 Paschoalotto/Bauru (8º)
Jogo 1 - Flamengo 70 x 74 Paschoalotto/Bauru
Jogo 2 - Flamengo 86 x 69 Paschoalotto/Bauru
Jogo 3 - Paschoalotto/Bauru 73 x 92 Flamengo
Jogo 4 - Paschoalotto/Bauru 81 x 84 Flamengo
Paulistano/Unimed (2º) 2 x 1 Vivo/Franca (10º)
Jogo 1 - Paulistano/Unimed 82 x 72 Vivo/Franca
Jogo 2 - Paulistano/Unimed 67 x 87 Vivo/Franca
Jogo 3 - Vivo/Franca 71 x 81 Paulistano/Unimed
Jogo 4 - 06/05 (terça-feira), às 19 horas - Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - 09/05 (sexta-feira), às 19 horas - Ginásio Antonio Prado Júnior, em São Paulo (ao vivo no SporTV)
UniCEUB/BRB/Brasília (3º) 0 x 3 São José/Unimed (6º)
Jogo 1 - UniCEUB/BRB/Brasília 82 x 87 São José/Unimed
Jogo 2 - UniCEUB/BRB/Brasília 82 x 95 São José/Unimed
Jogo 3 - São José/Unimed 72 x 70 UniCEUB/BRB/Brasília
Winner/Kabum/Limeira (4º) 2 x 2 Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 - Winner/Kabum/Limeira 97 x 82 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 2 - Winner/Kabum/Limeira 83 x 72 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 3 - Mogi das Cruzes/Helbor 88 x 81 Winner/Kabum/Limeira
Jogo 4 - Mogi das Cruzes/Helbor 72 x 60 Winner/Kabum/Limeira
Jogo 5 - 09/05 (sexta-feira), às 21h, no Ginásio Vô Lucato, em Limeira (ao vivo no SporTV)
*Se necessário
Fonte: LNB