NBB - Limeira torna a bater Mogi e abre 2 a 0 na série quartas de final
Equipe do interior paulista faz valer mando de quadra, leva a melhor nos dois jogos em seus domínios e fica a uma vitória da inédita vaga nas semifinais
O Winner/Kabum/Limeira está a uma vitória de chegar pela primeira vez na história às semifinais do NBB. No início da tarde deste domingo, o time comandado pelo técnico Demétrius fez valer novamente o mando de quadra e, ao lado de sua torcida, no Ginásio Vô Lucato, no interior paulista, venceu a segunda partida da série de quartas de final contra o Mogi das Cruzes/Helbor, por 83 a 72.
Agora, com 2 a 0 de frente no confronto, o esquadrão limeirense precisa de apenas um triunfo para fazer parte do grupo dos quatro melhores da temporada 2013/2014 do maior campeonato de basquete do país. Agora, a série rumará para a cidade de Mogi das Cruzes e o terceiro jogo acontecerá na próxima sexta-feira, às 21 horas, no Ginásio Professor Hugo Ramos.
Para sair vencedor, Limeira contou com quatro jogadores atingindo dígitos duplos na pontuação. O cestinha foi o norte-americano David Jackson, que mais uma vez teve um alto aproveitamento ofensivo (79,3%) e marcou 23 pontos, seguido por Renato, novamente muito bem vindo do banco de reservas e autor de 16 tentos. Enquanto isso, os ala/armadores Hélio e Ronald Ramon colaboraram com 14 e 12 pontos, respectivamente.
"Sabíamos da importância desse jogo dentro da série. Tínhamos que ganhar para irmos tranquilos para Mogi e agora estamos a um passo da classificação. Fizemos uma boa defesa e atacamos com inteligência para ganharmos e termos tranquilidade agora no confronto", disse Ramon.
Paulistano abre série quartas de fina com vitória sobre Franca
O primeiro duelo da série quartas de final entre Paulistano/Unimed e Vivo/Franca foi marcado pela grande presença das torcidas de ambas as equipes, que lotaram o Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), e protagonizaram uma grande festa. Mas no fim, quem voltou para casa feliz foi a torcida local, que empurrou o time alvirrubro na grande vitória sobre os francanos, pelo placar de 82 a 72, resultado que os deixa com 1 a 0 de vantagem na série quartas de final do NBB 2013/2014.
Com 23 pontos, sendo 15 deles no segundo tempo, o ala norte-americano Holloway teve papel fundamental no triunfo do time da casa, principalmente nos momentos finais, em que serviu como uma espécie de desafogo diante da pressão adversária.
Quem também se sobressaiu em favor do Paulistano foi o ala/pivô César, que saiu do banco e anotou 15 pontos, além do pivô Mineiro e do armador Manteguinha, responsáveis por 14 e 12 pontos, respectivamente.
"A gente começou um pouco mal a partida. O time estava nervoso e sentiu um pouco a falta de ritmo de jogo. Mas no segundo tempo, principalmente no último quarto, melhoramos nossa defesa e pegamos mais rebotes, o que nos deu oportunidade de atacar melhor e vencer a partida", analisou Manteguinha.
As duas equipes voltarão à quadra para o segundo jogo da série melhor de cinco nesta terça-feira (29/04), novamente no Ginásio Antonio Prado Jr, na capital paulista, às 21 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através dos canais SporTV.
Dois jogos agitam a segunda-feira do NBB
Nesta segunda-feira, serão realizadas duas partidas válidas pelas quartas de final do NBB6. Às 19 horas, o UniCEUB/BRB/Brasília tentará se recuperar da derrota no primeiro jogo da série para o São José/Unimed, novamente em casa, no Ginásio da ASCEB, na capital federal, em partida transmitida ao vivo pelos canais SporTV.
Na outra partida da noite, é a vez do Flamengo buscar a reabilitação no confronto quartas de final após ser surpreendido pelo Paschoalotto/Bauru no primeiro duelo. O duelo acontecerá no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas.
Confira o calendário completo das quartas de final do NBB 2013/2014:
Flamengo (1º) 0 x 1 Paschoalotto/Bauru (8º)
Jogo 1 - Flamengo 70 x 74 Paschoalotto/Bauru
Jogo 2 - 28/04 (segunda-feira), às 20 horas - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro
Jogo 3 - 03/05 (sábado), às 16 horas - Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* - 06/05 (terça-feira), às 21 horas - Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - a definir (ao vivo no SporTV)
Paulistano/Unimed (2º) 1 x 0 Vivo/Franca (10º)
Jogo 1 - Paulistano/Unimed 82 x 72 Vivo/Franca
Jogo 2 - 29/04 (terça-feira), às 21 horas - Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 - 04/05 (domingo), às 11 horas - Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* - 06/05 (terça-feira), às 19 horas - Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - a definir (ao vivo no SporTV)
UniCEUB/BRB/Brasília (3º) 0 x 1 São José/Unimed (6º)
Jogo 1 - UniCEUB/BRB/Brasília 82 x 87 São José/Unimed
Jogo 2 - 28/04 (segunda-feira), às 19 horas - Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 - 02/05 (sexta-feira), às 19 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* - 05/05 (segunda-feira, às 19 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (ao vivo no SporTV)
Jogo 5* - a definir (ao vivo no SporTV)
Winner/Kabum/Limeira (4º) 2 x 0 Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 - Winner/Kabum/Limeira 97 x 82 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 2 - Winner/Kabum/Limeira 83 x 72 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 3 - 02/05 (sexta-feira), às 21 horas - Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* - 05/05 (segunda-feira), às 21 horas - Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (ao vivo no SporTV)
Jogo 5 - a definir (ao vivo no SporTV)
*Se necessário
Fonte: LNB