Liga Ouro - Rio Claro fecha a série em 3 a 0 e está na final
Sem se intimidar com a pressão do Campo Mourão, a equipe paulista vence o confronto semifinal e avança para a decisão da Liga Ouro contra o Lins Basquete.
O Rio Claro Basquete está na final da primeira edição da Liga Ouro. Neste domingo, o time paulista não se intimidou com a pressão da torcida paranaense e venceu o Campo Mourão por 77 a 71, resultado que fechou a série semifinal entre as equipes em 3 a 0 e colocou os rio-clarenses na decisão diante do Lins Basquete, líder da fase de classificação.
O Rio Claro conseguiu assumir a liderança do jogo no início do primeiro quarto e manteve a frente do marcador durante toda a partida. O Campo Mourão pressionou bastante e chegou a empatar o confronto na metade do último período (61 a 61). Porém, a experiência da equipe paulista fez a diferença para segurar a ansiedade e garantir a vaga na final da divisão de acesso ao NBB.
O ala do Rio Claro, Caio Ranches, foi o cestinha da partida com 23 pontos, seguido pelo seu companheiro de time, o pivô Estevam, que anotou 22 e ainda pegou oito rebotes. Pelo Campo Mourão, o destaque foi o ala/pivô Ricardo Azevedo, autor de um duplo-duplo de 15 pontos e 12 rebotes.
As datas e horários da série final da Liga Ouro entre Lins Basquete e Rio Claro será divulgada nesta segunda-feira pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete. O campeão da competição garantirá a presença na temporada 2014/2015 do NBB.
A partida começou bastante equilibrada e o Campo Mourão segurou a liderança nos primeiros minutos (9 a 7). Porém, o Rio Claro se acertou em quadra e assumiu a frente do marcador ainda na etapa inicial. Liderados pela dupla formada pelo ala Caio e o pivô Estevam, autores de 19 dos 28 pontos da equipe no primeiro quarto, os paulistas viraram o jogo e conseguiram abrir nove pontos de vantagem no placar (28 a 19).
O ritmo caiu um pouco no segundo quarto e os donos da casa aproveitaram para se recuperar em quadra. A cada lance, o time paranaense encostava no placar e colocava pressão sobre o adversário. Faltando menos de três minutos para o final do período, o pivô Éder anotou dois lances livres e diminuiu a diferença no placar para somente três pontos (35 a 32). O Rio Claro deixou que a equipe mandante ficasse mais próximo antes do intervalo, após mais dois tiros livres do armador Alexandre Pinheiros (38 a 36).
As equipes voltaram do vestiário e o clima do jogo ficou tenso no segundo tempo. Para Campo Mourão, só a vitória interessava e a pressão continuou forte em cima do time paulista. Os paranaenses chegaram a ficar apenas um ponto atrás no placar (40 a 39), mas o Rio Claro soube administrar a liderança durante todo o terceiro quarto, que terminou com vantagem de sete pontos para os visitantes (57 a 50).
Determinados em conseguir a virada, os donos da casa, liderados pelo armador Michel e o ala/pivô Ricardo Azevedo, conseguiram empatar o confronto na metade do último quarto (61 a 61) e a partida se manteve equilibrada até os minutos finais. Só que a experiência do time de Rio Claro e mão certeira do ala Caio Ranches impediram com que os paranaenses assumissem a liderança.
Faltando menos de dois minutos para o fim do jogo, os arremessos do Campo Mourão não caíram e o Rio Claro acertou os lances livres decisivos para vencer a partida e fechar a série semifinal por 3 a 0.
Confira os resultados dos confrontos da série semifinal entre Rio Claro e Campo Mourão:
Jogo 1 - 23/04 (Quarta-feira) - Rio Claro 99 x 80 Campo Mourão
Jogo 2 - 24/04 (Quinta-feira) - Rio Claro 93 x 70 Campo Mourão
Jogo 3 - 27/04 (Domingo) - Campo Mourão 71 x 77 Rio Claro
As datas e horários da série final da Liga Ouro entre Lins Basquete e Rio Claro será divulgada nesta segunda-feira pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete.
Fonte: LNB