COMEÇA NESTA SEXTA, A FINAL FOUR DA LIGA DAS AMÉRICAS, NO RIO
Rio de Janeiro, RJ – A partir desta sexta-feira (dia 21) quatro equipes disputam o título da 7ª Liga das Américas de Clubes, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Na primeira partida, às 19h de Brasília, o Pinheiros/Sky, atual campeão da Liga e vice-campeão do Mundial Interclubes, irá enfrentar o Halcones Xalapa, do México. Em seguida, será a vez do Flamengo, único invicto na competição e atual campeão brasileiro, encarar o Atlético Aguada, campeão do Uruguai.
No sábado (22), às 19h, os perdedores disputam o terceiro lugar, enquanto os ganhadores decidem o título, às 21h15. O campeão garante a vaga no Campeonato Mundial de Clubes contra o campeão da Euroliga. O canal Fox Sports transmite ao vivo o Final Four.
Durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20), no Maracanãzinho, o técnico José Alves Neto, do Flamengo, fez questão de descartar o favoritismo de sua equipe e parabenizar o clube por ter conseguido trazer o quadrangular final para o Rio de Janeiro.
“Desde a conquista do NBB, em 2013, o nosso principal objetivo para 2014 foi chegar ao Final Four da Liga das Américas. Conseguimos graças ao planejamento da comissão técnica e ao empenho de nossos jogadores. As seis vitórias que conquistamos na quadra foram por mérito e competência do nosso grupo. O jogo contra o Aguada começa 0 x 0 e o favoritismo é apenas teórico. Precisamos manter a atitude das duas fases anteriores para garantir um lugar na final. A partir daí o nosso foco passa a ser o título”, analisou Neto.
Já o técnico Javier Espíndola, do Atlético Aguada, reconhece as dificuldades que terá seu time pela frente contra uma equipe favorita ao título e que jogará embalada por sua torcida.
“Em primeiro lugar, é um orgulho muito grande estar aqui e poder brigar pelo título da principal competição de clubes das Américas. Desde a conquista do campeonato uruguaio, a equipe veio crescendo até alcançarmos nossa vaga no quadrangular final. Vamos enfrentar o Flamengo que tem um grande elenco, é um dos favoritos ao título, joga em casa e com o apoio de sua torcida. Será uma partida difícil, mas nosso objetivo é ser campeão”, afirmou Espíndola.
Aos 66 anos, completados no último dia 15, o técnico Cláudio Mortari, do Pinheiros, destaca o espírito coletivo de sua equipe para estar pela segunda vez consecutiva no Final Four.
“Esse desempenho de um ano para o outro comprova a evolução do grupo. E apesar dos problemas de contusão que tivemos que enfrentar nas duas primeiras fases, conseguimos a vaga para o quadrangular final com uma rodada de antecedência. Posso garantir que estamos preparados para brigar pelo bicampeonato”, comentou Mortari. “Também é importante ressaltar a evolução técnica dos clubes brasileiros que conseguiram classificar duas equipes entre os quatro finalistas”, completou.
O presidente da FIBA Américas, Horácio Muratore, parabenizou os quatro finalistas da competição e elogiou a realização do Final Four no Brasil. “É um momento especial e de muita alegria para o basquete das Américas. Tivemos uma competição de excelente nível técnico e cumprimos todos nossos objetivos. Posso garantir que é a melhor edição da Liga e agradeço aos clubes, técnicos e jogadores, os verdadeiros protagonistas pelo sucesso do nosso evento”, destacou o dirigente. “Um agradecimento especial ao Flamengo que não mediu esforços para organizar o evento no Rio de Janeiro”, finalizou Muratore, que a partir de agosto será o novo presidente da FIBA.
Tabela do Final Four
Sexta-feira (dia 21)
19h00 – Pinheiros (BRA) x Halcones (MEX)
21h15 – Flamengo (BRA) x Aguada (URU)
Sábado (dia 22)
19h00 – Disputa de 3º e 4º- lugares
21h15 – Disputa da final
OBS: Horário de Brasília
Os campeões da Liga das Américas
2008 – Peñarol de Mar del Plata (Argentina)
2009 – Uniceub/BRB/Brasília (Brasil)
2010 – Peñarol de Mar del Plata (Argentina)
2011 – Regatas Corrientes (2011)
2012 – Pioneros de Quintana (México)
2013 – Pinheiros/Sky (Brasil)
Fonte: CBB