NOTÍCIAS

16/03/2014

NBB - Macaé vence o líder Flamengo e volta à zona de playoffs

.:: conteudo_1_12512.jpg ::.

Com um alto aproveitamento ofensivo no primeiro tempo, Macaé vence o líder Flamengo e retorna à zona de classificação aos playoffs do NBB.

O Macaé Basquete retornou a zona de classificação dos playoffs do NBB no melhor estilo possível. Neste sábado, o time comandado pelo técnico Léo Costa venceu o clássico do Rio de Janeiro diante do líder da competição, o Flamengo, por 103 a 95, e recuperou a 12ª colocação da temporada 2013/2014 da competição nacional.

O Macaé construiu sua vitória fazendo um primeiro tempo primoroso. A equipe acertou 11 arremessos de 3 pontos em 15 tentativas na primeira metade da partida e, ainda, segurou a equipe do Flamengo na defesa, levando 20 pontos de vantagem no intervalo.

Com o resultado, a equipe de Macaé chegou a 11ª vitória em 28 jogos disputados na competição (39,3% de aproveitamento) e ultrapassou o Mogi das Cruzes/Helbor na tabela de classificação, ficando com a 12ª posição. O Flamengo, por outro lado, manteve a liderança, mas viu cair a vantagem sobre o segundo e terceiro colocados, UniCEUB/BRB/Brasília e Paulistano/Unimed. O rubro-negro tem, agora, uma campanha de 23 triunfos em 27 jogos, somente dois resultados positivos a mais que os rivais.

O ala Duda Machado foi o cestinha do Macaé Basquete na partida com 22 pontos, um a mais que o armador norte-americano Jamaal, que também foi destaque da equipe vencedora. O grande cestinha, no entanto, foi o ala do Flamengo, Marcelinho, que marcou 25 pontos e, ainda, conseguiu alcançar a marca de 4000 pontos marcados na carreira no NBB.


Limeira volta ao G4

O Winner/Kabum/Limeira recuperou a vaga no grupo dos quatro primeiros colocados da temporada 2013/2014 do NBB. Neste sábado, o time comandado pelo técnico Demétrius Ferracciú superou o Mogi das Cruzes/Helbor, em casa, por 81 a 67, e aproveitou a derrota do Pinheiros/SKY para retomar a quarta colocação na tabela de classificação do campeonato.

Com o resultado, o Limeira chegou a 18ª vitória em 28 partidas disputadas nesta edição do NBB, o equivalente a 64,2% de aproveitamento, mesma campanha do Pinheiros, que fica atrás da equipe do interior de São Paulo nos critérios de desempate.

A dupla estrangeira do Limeira formada pelo norte-americano David Jackson e o dominicano Ronald Ramon foi o destaque da partida. O ala foi o cestinha do jogo com 25 pontos e o armador contribuiu com mais 16 pontos. O ala B. Simões foi o principal pontuador do Mogi com 19 pontos.

Na segunda colocação, o Brasília saiu vitorioso no confronto contra o Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, por 71 a 62. O grande destaque do esquadrão do Centro-Oeste do país na partida ficou por conta do armador Nezinho, cestinha do jogo, com 24 pontos. Outros bons nomes da equipe ficaram por conta do ala Alex, que marcou 15 pontos, e do ala/pivô Giovannoni, autor de nove pontos e dez rebotes.

Os brasilienses seguem na competição com uma campanha de 21 triunfos em 29 partidas realizadas (72,4% de aproveitamento), mesmo desempenho do Paulistano, que venceu o clássico da cidade de São Paulo diante do Pinheiros, por 100 a 81.

Para sair vencedor, o Paulistano contou com boa atuação de sua principal dupla de alas. O norte-americano Holloway foi o cestinha da partida, com 27 pontos, sendo 21 no primeiro tempo, enquanto que Pilar registrou 18 pontos e ainda recuperou cinco bolas. 

"Estamos em uma situação que poucos esperavam que acontecesse. Vamos lutar até o final para ficar no melhor lugar possível. Se pudermos confirmar a vaga no G-4 na próxima rodada será excelente, mas ao mesmo tempo estamos na cola de Brasília. Se eles escorregarem e nós vencermos os três jogos restantes ficaríamos com a vice-liderança, o que seria algo ainda mais notável para nós", disse Gustavo De Conti, técnico do Paulistano.


Uberlândia, São José e Bauru seguem firmes

Mesmo atuando fora de casa, o Unitri/Magazine Luiza venceu a Liga Sorocabana por 87 a 74. O time mineiro chegou a quarta vitória seguida no NBB, e mais importante, continuou na sexta posição no campeonato. O Uberlândia esteve a frente do placar desde os primeiros minutos, conseguindo abrir vantagem de 15 pontos ao final do primeiro tempo. Na etapa final, mesmo com o time da casa pressionando, a equipe do Triângulo Mineiro soube administrar o placar para sair vitorioso do Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba.

Para conquistar a 16ª vitória em 26 jogos (61.5% de aproveitamento), o Uberlândia contou com as boas atuações do pivô Léo Waszkiewicz, cestinha com 21 pontos, e do ala/pivô Lucas Cipolini, que anotou um duplo-duplo de 18 pontos e 10 rebotes.

Logo abaixo dos mineiros está o São José/Unimed, que após duas derrotas seguidas retomou o caminho das vitórias ao superar, em casa, o Vivo/Franca, por 86 a 77. O armador dominicano Manny Quezada foi o responsável por 27 pontos, oito assistências, três rebotes e três bolas recuperadas, números que totalizaram 31 de eficiência.

Também próximo ao G4 está o Paschoalotto/Bauru, que venceu nesta rodada o SKY/Basquete Cearense, por 83 a 77, no Ginásio Panela de Pressão. O destaque da noite ficou por conta da grande atuação do armador Larry Taylor, que no primeiro tempo anotou apenas um ponto, mas depois do intervalo, liderou sua equipe e terminou o jogo com 22 pontos. Quem também se sobressaiu pelos donos da casa foram Murilo Becker e Ricardo Fischer, autores de 17 e 16 pontos, respectivamente.


Goiânia ainda está na luta

O Universo/Goiânia deu um importante passo para alcançar seu principal objetivo na atual temporada: sair da zona de rebaixamento do NBB. Na tarde deste sábado, no confronto entre os dois últimos colocados do campeonato, a equipe comandada pelo técnico Márcio Andrade teve que segurar a pressão do Espírito Santo Basquetebol para vencer, fora de casa, no Ginásio "Tartarugão", em Vila Velha (ES), pelo placar de 65 a 51.

O cestinha da partida foi o pivô da equipe goiana André Luiz, responsável por 15 pontos, seguido pelo experiente ala/pivô Fernando Mineiro, com um duplo-duplo de 12 pontos e 12 rebotes, além do armador Fernando Penna, autor de dez pontos. Pelo lado capixaba, destaque para o pivô Daniel Filé, que registrou 12 pontos e apanhou seis rebotes.

Mesmo com o triunfo, a representação da Região Centro-Oeste ainda permanece na penúltima colocação, com oito triunfos em 29 partidas (27,5% de aproveitamento) porém, colada na Liga Sorocabana, primeiro time fora da zona de rebaixamento.


Confira os resultados dos jogos deste sábado no NBB:

15/03 (sábado)

Espírito Santo Basquetebol 51 x 65 Universo/Goiânia
Liga Sorocabana 74 x 87 Unitri/Magazine Luiza
Paulistano/Unimed 100 x 81 Pinheiros/SKY
Minas Tênis Clube 62 x 71 UniCEUB/BRB/Brasília
São José/Unimed 86 x 77 Vivo/Franca
Paschoalotto/Bauru 83 x 77 SKY/Basquete Cearense
Winner/Kabum/Limeira 81 x 67 Mogi das Cruzes/Helbor
Macaé Basquete 103 x 95 Flamengo

Fonte: LNB 

    • Você é nosso visitante número
      18.221.431

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos