NOTÍCIAS

12/02/2014

NBB: Embalado e de olho no G-4, Uberlândia recebe o vice-líder Pinheiros

.:: conteudo_1_11891.jpg ::.

Atualmente na sexta posição, atuais vice-campeões tentarão se aproximar ainda mais do grupo dos quatro primeiros colocados; paulistas buscam recuperação

O Untri/Magazine Luiza colocará sua boa fase em xeque na 25ª rodada do NBB 2013/2014. Dono de uma sequência de três triunfos consecutivos na competição nacional, além de ter conquistado a classificação para a segunda fase da Liga das Américas 2014 recentemente, o time mineiro receberá o vice-líder Pinheiros/SKY, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia.

Em bom momento na temporada, o esquadrão dirigido pelo técnico João Batista já mira um lugar no grupo dos quatro primeiros colocados do maior campeonato de basquete do país. Com apenas 19 jogos realizados e 63,2% de aproveitamento, os atuais vice-campeões aparecem na sexta posição, mas somam o mesmo número de derrotas (sete) do que Winner/Kabum/Limeira e Paulistano/Unimed, donos da terceira e quarta colocações, respectivamente. As equipes paulistas já disputaram 21 partidas (66,7% de aproveitamento).

Além da dupla que atualmente figura no G-4, outro time que se encontra à frente do Uberlândia na tabela de classificação é o São José/Unimed, que também soma sete derrotas, mas em 20 jogos disputados (65% de aproveitamento). Então, a agremiação do Triângulo Mineiro espera conquistar uma vitória diante do Pinheiros para se aproximar ainda mais de seus rivais na briga por posições no pelotão de cima do NBB 2013/2014.

"Estar no G-4 é uma coisa que já estamos pensando há algum tempo. Estamos trabalhando muito duro durante estas últimas semanas e ainda tivemos a Liga das Américas no meio do caminho. O grupo está focado neste objetivo de terminar a fase de classificação no grupo dos quatro primeiros colocados. Isso nos dará uma importante vantagem lá na frente e esse vai ser mais um jogo importantíssimo na busca deste objetivo", disse o técnico uberlandense João Batista, ao lembrar que os quatro melhores colocados da fase de classificação se classificam direto para as quartas de final.

Caso saia vencedor, Uberlândia ainda irá impor a sétima derrota ao clube da capital paulista e embolará ainda mais a briga pelas primeiras posições da sexta edição do NBB. Atualmente na vice-liderança da competição, o time dirigido pelo experiente técnico Cláudio Mortari soma 15 triunfos em 21 partidas realizadas (71,4% de aproveitamento).

"É um confronto praticamente direto. São duas equipes que podem brigar pelo título e que certamente brigarão pelas primeiras posições na tabela de classificação. Sabemos da importância desta partida e vamos trabalhar para corresponder em quadra. Estamos estudando bastante o adversário e tentaremos minimizar os pontos positivos deles. Estamos preparados e vamos em busca dessa importante vitória", afirmou João Batista.

Porém a missão dos mineiros não será fácil. Do outro lado, o Pinheiros também encara a partida desta quinta-feira de uma maneira diferente. Depois de ter sua sequência de quatro vitórias consecutivas no NBB quebrada pelo Paschoalotto/Bauru, na última terça-feira, em partida adiada da 20ª rodada, a equipe da cidade de São Paulo espera conquistar um triunfo em solo mineiro para seguir isolado na segunda posição e na cola do líder Flamengo.

"É um jogo muito importante e duro para a gente. Temos que entrar focados e concentrados, porque o time de Uberlândia é muito bom. Se conseguirmos uma vitória, será muito importante para essa sequência que vamos ter", analisou o ala norte-americano Shamell, principal pontuador do Pinheiros no NBB, com média de 20,2 pontos por jogo.

Para sair vitorioso em Uberlândia, o time da cidade de São Paulo terá de se superar. Depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante partida da Liga das Américas, o armador Paulinho precisará passar por uma cirurgia e desfalcará a equipe por todo o restante da temporada. Para piorar ainda mais o cenário para o técnico Cláudio Mortari, o ala Jonathan Tavernari segue de molho, por conta de uma lesão muscular. Com isso, o jovem ala Bruno Caboclo deve seguir no quinteto titular pinheirense.

"Sabemos das dificuldades que encontraremos. Jogar lá no Ginásio Sabiazinho é sempre muito complicado. Eles têm uma grande equipe, com jogadores que desequilibram, como Valtinho, Robert Day e Cipolini", explicou o pivô pinheirense Morro.

Se o Pinheiros sofre com desfalques, o Uberlândia pode ter um importante retorno para o duelo. Praticamente recuperado de uma lesão no joelho direito, o norte-americano Rashad McCants já retornou aos treinos e deverá ser relacionado para a partida. A única baixa da equipe mineiro será o ala/pivô Gruber, que rompeu o tendão de aquiles no final do último ano, e só retornará à ação na próxima temporada.

Confira todos os jogos do NBB 2013/2014 nesta quinta-feira:

19h30 - Macaé Basquete x Espírito Santo Basquete
20h - Winner/Kabum/Limeira x São José/Unimed
20h - Mogi das Cruzes/Helbor x Paulistano/Unimed
20h - Unitri/Magazine Luiza x Pinheiros/SKY
20h - Vivo/Franca x Palmeiras/Meltex
21h - SKY/Basquete Cearense x Liga Sorocabana

Confira as informações e as curiosidades da partida:

Macaé Basquete x Espírito Santo Basquetebol - Ginásio Tênis Clue Macaé, em Macaé (RJ) - Quinta-feira, 13/02, às 19h30 (de Brasília)

Só uma...
Macaé e Espírito Santo se enfrentaram apenas uma vez na história do NBB, e foi na atual temporada. Isso acontece porque ambas as equipes chegaram nesse ano ao campeonato.

...e alegria fluminense
Mas quem se deu melhor no duelo foi Macaé, que venceu o confronto por 89 a 65.

Esse é estrela
Espinoza, ala/pivô do Macaé, foi um dos escolhidos para o time do NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2014.

No vermelho
Tanto Macaé quanto Espírito Santo buscam se recuperar no NBB6. As equipes se encontram nas últimas posições do campeonato (15ª e 16ª, respectivamente) e precisam subir para não serem rebaixadas.

Na disputa dos arremessos
O ala armador Arnaldinho, do Espírito Santo, participará do desafio Arremesso das Estrelas, novidade no Jogo das Estrelas do NBB. Em seu time estarão o ex-jogador Pipoka e Janeth, uma das campeãs do mundo em 1994.

Para vencer o Penna
Jamaal Smith, do Macaé, é um dos candidatos a retirar a soberania de Fernando Penna, do Basquete Cearense, no Desafio de Habilidades do NBB6.

Duelo da partida
Macaé e Espírito Santo tem craques no elenco. Quer ver uma boa competição dentro de quadra? Olho na disputa entre os alas Duda Machado e Eddy.



Winner/Kabum/Limeira x São José/Unimed - Ginásio Vô Lucato, em Limeira (SP) - Quinta-feira, 13/02, às 20 horas

Zanon invicto
Desde que assumiu o comando do São José, o técnico Luiz Augusto Zanon não sabe o que é perder e vem de uma sequência de cinco resultados positivos seguidos.

Já esteve do outro lado
O ala Renato Lamas, de Limeira, já esteve no elenco do São José. Foram 42 jogos entre o NBB2 e o NBB3 representanto a equipe azul e amarela.

Larga vantagem
Das 14 vezes em que Limeira e São José se enfrentaram na história do NBB, o time do Vale do Paraíba obteve dez triunfos, contra apenas quatro do adversário.

A partir de já
Matheu Dalla, o jovem ala do Limeira, terá um trabalho difícil no Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas do NBB6. O jogador enfrentará verdadeiras feras do arremesso a longa distância dessa temporada, uma delas Jefferson William, do São José.

Bem perto
Limeira e São José estão muito próximos na tabela do NBB6. O primeiro está em terceiro lugar e o segundo em quinto. Se São José sair vencedor nessa quinta, ultrapassará o clube limeirense na tabela de classificação e ficará, pela primeira vez no campeonato, no grupo dos quatro primeiros colocados.

Duelo das estrelas
Jefferson William, do São José, e David Jackson, do Limeira, estarão no Jogo das Estrelas, em Fortaleza. O primeiro no time do NBB Brasil e o segundo no NBB Mundo.



Mogi das Cruzes/Helbor x Paulistano/Unimed - Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes, 13/02, às 20 horas

Vacilou, perdeu!
Retornando de lesão, o ala mogiano Marcus Toledo é jogador que mais rouba bolas na atual temporada do NBB, com média de 2,0 bolas recuperadas por duelo.

Juntos de novo
Jefferson Campos e Thomas Gehrke, hoje no Mogi das Cruzes, jogaram no Paulistano. Inclusive, no NBB1 foram companheiros de equipe no time da capital paulista. Depois daquela temporada, Gehrke foi para o Pinheiros, mas Jeff permaneceu até o NBB3.

Porém, desfalque
Com uma entorse no tornozelo esquerdo, Thomas não poderá atuar contra sua ex-equipe.

Mais para o Mogi
Mogi das Cruzes e Paulistano se enfrentaram apenas 3 vezes na história do NBB. A equipe de São Paulo está atrás na disputa, com apenas uma vitória.

Técnico dos craques
Gustavo De Conti, do Paulistano, será o comandante do esquadrão NBB Mundo no Jogo das Estrelas do NBB6, em Fortaleza. Essa é a sua primeira participação no evento.

Estrelas do exterior
O time do NBB Mundo tem dois atletas estrangeiros do Paulistano. Desmond Holloway e Kenny Dawkins representarão a equipe paulista em Fortaleza no próximo fim de semana.

Duelo das Estrelas
Além de se enfrentarem hoje, Kenny Dawkins (Paulistano) e Gustavinho (Mogi das Cruzes) são concorrentes no Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas NBB6.



Unitri/Magazine Luiza x Pinheiros/SKY - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) - Quinta-feira - dia 13/02, às 20 horas (de Brasília)

1 pra 2.000
O negócio dele é dar assistências, mas Valtinho está perto de completar uma importante marca em pontos. Ao fazer seu primeiro ponto no duelo contra o Pinheiros, o experiente armador do Uberlândia atingirá a marca de 2.000 em sua trajetória no NBB.

Embalados
A equipe do Estado de Minas Gerais vive bom momento no NBB. Após ser derrotado pelo Basquete Cearense, em casa, o time comandado por João Batista levou a melhor nos três confrontos seguintes, sobre Mogi, Goiânia e Franca.

Quebrados
Diferente do clube mineiro, o vice-líder Pinheiros vinha de uma ótima sequência de quatro vitórias seguidas, porém, na última terça, foi derrotado pelo Bauru e teve sua série invicta quebrada.

Contra o berço
Um dos destaques do Uberlândia, o pivô Lucas Cipolini foi criado pelas categorias de base do Pinheiros antes de se transferir para o basquete universitário norte-americano e retornar ao Brasil para defender as cores do time do Triângulo Mineiro.

Three points!
Cestinha do Uberlândia na atual temporada, com média de 19,4 pontos por jogo, o ala norte-americano Robert Day é o jogador que mais acerta bolas de 3 pontos no NBB6, média de 3,8 por duelo e um belo aproveitamento de 49,3% de aproveitamento.

Das mãos dele
Grande parte das bolas de 3 que Day acerta vem dos passes perfeitos do armador Valtinho, disparado garçom do campeonato, com média de 8,1 assistências por jogo.

Vai chover?
Falando em bola de 3 pontos, Uberlândia e Pinheiros são donos das respectivas segunda e terceiras maiores médias de tiros longos convertidos na sexta edição do NBB. O time mineiro é o vice-líder do ranking, com média de 10,42 por jogo, seguido de perto pelos paulistas, detentor da média de 10,14 por confronto.

Melhor ataque
Todas essas combinações resultam na alta média de pontos do Uberlândia por partida, que é de 85,42, a melhor do NBB 2013/2013.

Foi de arrepiar
Na temporada passada, Uberlândia e Pinheiros fizeram um duelo quartas de final de arrepiar. Em série marcada pelo domínio dos visitantes - quando o placar do confronto estava em 2 a 2, todas as vitórias haviam sido do time que jogou fora de casa -, os mineiros quebraram a escrita e venceram o quinto e decisivo jogo jogando diante de sua torcida, no Ginásio Sabiazinho, por 92 a 85, e avançou às semifinais do NBB5.

Manteve a sina
Já no primeiro turno da atual temporada, o esquadrão do Triângulo Mineiro manteve a escrita de nunca ter sido derrotado pelos pinheirenses em solo paulista e venceram, fora de casa, por 84 a 76. Com grande atuação do pivô Cipolini, com um expressivo duplo-duplo de 18 rebotes e 26 pontos, mesma pontuação do ala norte-americano Robert Day, e do ala adversário Leandrinho Barbosa, que hoje não faz mais parte do time dirigido por Cláudio Mortari.

Em vantagem
No placar histórico do confronto, o Uberlândia venceu oito das 12 partidas contra o time do Pinheiros no NBB, apenas duas como mandante, só uma no Ginásio Sabiazinho.

Classificados nas Américas
Pinheiros e Uberlândia passaram pela fase de grupos da Liga das Américas e se classificaram para a etapa semifinal.

Bela marca
Ele só tem duas temporadas no NBB, mas já está prestes a completar 1.000 pontos no NBB. O ala/armador norte-americano Joe Smith precisa de 11 pontos para atingir os quatro dígitos em sua pontuação histórica no campeonato brasileiro.

Estelares
Por falar em Smith, o camisa 10 do Pinheiros estará presente em Fortaleza para o Jogo das Estrelas 2014 desafiando seu atual adversário Valtinho, do Uberlândia. Essa vai pegar fogo!

Duelo das Estrelas
Dois dos principais astros do campeonato e companheiros e time no NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2014, os alas norte-americanos Robert Day e Shamell farão uma disputa de arrepiar no Ginásio Sabiazinho.



Vivo/Franca x Palmeiras/Meltex - Ginásio ‘Pedrocão’, em Franca (SP) - Quinta-feira - dia 13/02, às 20 horas (de Brasília)

Em alta
Jogador mais jovem da edição 2014 do Jogo das Estrelas, o ala francano Léo Meindl está em ascensão no NBB. Nos últimos cinco jogos, o atleta anotou respectivos 16, 15, 17, 18 e 19 pontos e sua média saltou para 11,8 pontos por jogo.

Dos mandantes
Em três partidas realizadas entre as duas equipes no NBB, o Palmeiras ganhou duas, ambas em casa, já quando o jogo foi na Capital do Basquete, foi a vez do Franca levar a melhor.

Los hermanos
A partida entre Franca e Palmeiras colocará frente a frente os armadores argentinos Figueroa, segundo colocado no ranking de assistências, com média de 6,21 por jogo, e Maxi Stanic, dono da terceira melhor média de passes decisivos, com 6,17.

Nada bem
Franca vai em busca da recuperação no NBB contra os rivais palmeirenses. A equipe comandada por Lula Ferreira vem de três derrotas seguidas no campeonato e agora ocupa a 12ª posição.

Voltando ao rumo
Com a heroica vitória sobre o Mogi após duas prorrogações, o Palmeiras voltou a sentir o gosto da vitória após quatro partidas. O time da capital paulista agora está na 10ª posição.

Duelo das Estrelas
Confronto certo no Jogo das Estrelas 2014, em Fortaleza (CE), o jovem ala francano Léo Meindl e o ala/pivô norte-americano Tyrone Curnell, do Palmeiras, começarão a aquecer a disputa da partida festiva nesta quinta. Vale a pena ficar de olho neste duelo.



SKY/Basquete Cearense x Liga Sorocabana - Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE) - Quinta-feira - dia 13/02, às 21 horas (de Brasília)

30 centímetros
Eles estarão em quadra em partida válida pela 25ª rodada do NBB, mas no dia 21 de fevereiro, o pivô norte-americano do Basquete Cearense, DeVon Hardin, de 2,10m, e seu compatriota Ned Cox, armador da Liga Sorocabana, de apenas 1,80m, estarão de volta ao Ginásio Paulo Sarasate para a disputa do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas 2014.

Reencontro
O ala Schneider, da Liga Sorocabana, defendeu as cores do Basquete Cearense na temporada passada e enfrentará sua ex-equipe em solo nordestino pela primeira vez desde que saiu de lá.

Deu LSB
Na partida válida pelo primeiro turno, a Liga Sorocabana venceu o Basquete Cearense, de virada, jogando em casa, por 92 a 83. Com destaque para as atuações de Ned Cox, responsável por 25 pontos, e Schneider, que anotou 11 de seus 13 pontos no último quarto da partida.

Interrompidos
O Basquete Cearense teve sua sequência de três vitórias consecutivas quebrada pelo Pinheiros, na última rodada, fora de casa, por 93 a 73. Mesmo com o revés, o clube de Fortaleza segue entre os oito primeiros colocados, mas agora, com a mesma campanha do Bauru - 11 triunfos em 22 jogos (50% de aproveitamento).

Duelo da partida
Foco no garrafão para a disputa entre os alas/pivôs Felipe Ribeiro, do Basquete Cearense, e Márcio Cipriano, da Liga Sorocabana.

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.723.420

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos