NOTÍCIAS

23/01/2014

NBB - Flamengo e Brasília tentam estender sequências vitoriosas

.:: conteudo_1_11487.jpg ::.

Antes de se enfrentarem no próximo sábado, equipes entrarão em quadra nesta quinta-feira na busca da manutenção do embalo na competição

É inegável que Flamengo e UniCEUB/BRB/Brasília travam a maior rivalidade do basquete brasileiro na atualidade. Únicos campeões do NBB na história, os times irão se enfrentar no próximo sábado, em uma partida que promete ser um grande espetáculo. Mas, antes de duelarem, as equipes entrarão em quadra nesta quinta-feira e tentarão estender suas respectivas sequências de vitórias na competição nacional.

Dono do título da última edição do maior campeonato de basquete do país, o clube rubro-negro venceu seus últimos sete compromissos na atual temporada do NBB e se isolou na ponta da tabela de classificação. Para somar a oitava vitória consecutiva e manter a liderança da competição com folga, o esquadrão dirigido pelo técnico José Neto medirá forças com o Universo/Goiânia, dono da 14ª colocação, fora de casa, no Ginásio Rio Vermelho, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília).

"Uma coisa que acho que não devemos fazer é olhar nem a nossa posição nem a do adversário na tabela. Uma rodada pode mudar tudo, as equipes estão bem equilibradas, todos têm condições de ganhar. A equipe de Goiânia é uma equipe que jogando em casa oferece perigo, temos que nos empenhar para conseguir a vitória sobre eles", disse o treinador flameguinta.

Assim como nas duas últimas partidas, frente a Unitri/Magazine Luiza e Vivo/Franca, o ala Marquinhos deve figurar no banco de reservas e tem chance de estrear na competição. Recuperado de uma lesão no joelho esquerdo, que o afastou das quadras nos últimos meses, o MVP da edição 2012/2013 do NBB está liberado pelo departamento médico e pode debutar na sexta edição da campeonato nacional diante dos goianos.

"Acho que o time ainda está em uma crescente. Estamos buscando nosso equilíbrio e ainda temos muita coisa para agregar, além dos jogadores que estão voltando de contusão e do jeito que jogamos. Estamos encaixando nosso estilo de jogo e conseguindo boas vitórias. Temos que aplicar o que temos de proposta de trabalho para sempre ficarmos melhor. Ainda temos muito a conquistar", explicou o comandante rubro-negro, José Neto.

Por sua vez, Brasília também atravessa um ótimo momento no NBB. Depois de dividir as atenções entre a competição nacional e a Liga Sul-Americana - competição que se sagrou campeão -, a equipe candanga enfim entrou nos eixos e, depois de levar a melhor nas últimas seis partidas que disputou, já aparece colado no G-4, na quinta posição, com uma campanha de dez resultados positivos e seis derrotas (62.5% de aproveitamento).

O adversário do time do Centro-Oeste do país será o Macaé Basquete, que divide a 14ª colocação do NBB com Goiânia, também com cinco triunfos em 16 partidas realizadas. Na busca de somar o sétimo se manter próximo ao grupo dos quatro primeiros colocados, a agremiação comandada pelo argentino Sergio Hernandez atuará ao lado de sua torcida, no Ginásio da Asceb, na capital federal, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília).

"Vai ser um jogo complicado. Se jogarmos contra o Macaé pensando no Flamengo, a chance de perdermos é grande. Temos que jogar focados durante os 40 minutos da partida e temos condições de vencer mais um jogo", concluiu o ala/pivô candango Guilherme Giovannoni,

Palmeiras e Bauru duelam

O Palmeiras/Meltex terá um jogo duro para tentar se manter no grupo dos oito primeiros colocados do NBB 2013/2014. Nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo, o clube alviverde receberá o Paschoalotto/Bauru, que vem de duas vitórias consecutivas, em partida válida pela 19ª rodada da competição nacional.

Com 50% de aproveitamento (oito vitórias em 16 jogos realizados), o esquadrão palmeirense fechou o primeiro turno do maior campeonato de basquete do país na oitava colocação - posição que daria ao time a vantagem de decidir um possível confronto de oitavas de final ao lado de sua torcida.

"Fizemos um bom primeiro turno, mas não teremos partidas fáceis no returno do NBB, começando por esse jogo contra Bauru. Será um duelo pegado do início ao fim e se mantivermos um trabalho forte na defesa, chegaremos à vitória", analisou o pivô e capitão do Palmeiras, Tiagão.

Depois de estrear no NBB na última temporada e não conseguir chegar à fase de mata-mata, a equipe da capital paulista tem como meta a classificação aos playoffs. E uma vitória diante dos bauruenses, que até o momento aparecem na 12ª colocação, com seis triunfos em 15 partidas disputadas (40% de aproveitamento) é considerada como fundamental para as pretensões palmeirenses.

"O Bauru tem um grande elenco e está retomando seu jogo, então, a nossa atenção tem de ser ainda maior, para conquistarmos um resultado positivo em casa, que será muito importante para nossa campanha", disse o ala/armador Neto, cestinha da equipe alviverde na competição, com média de 14,2 pontos por jogo.

Para a partida, o técnico Betão terá à disposição os novos reforços contratados pela equipe na última semana. Com as documentações regularizadas, o armador argentino Maxi Stanic, o ala Fabrício Russo e o ala/pivô Rodrigo Silva estão liberados para estrearem com a camisa do Palmeiras.

Porém a missão do clube do Palestra Itália não será das mais fáceis. Do outro lado, Bauru vem de duas vitórias consecutivas e também enxerga a partida desta quinta-feira como crucial na briga por um lugar entre os 12 primeiros colocados do maior campeonato de basquete do país.

"Já nos recuperamos um pouco na competição e precisamos manter esse bom momento para subir ainda mais na tabela. Para figurar entre os primeiros colocados, precisamos vencer jogos fora de casa e esta é uma boa oportunidade para isso. Conhecemos muito bem a equipe do Palmeiras e vamos em busca dessa vitória", disse o treinador bauruense Guerrinha.

Depois de acumular uma ingrata sequência de seis resultados negativos, a agremiação do interior paulista foi até o Estado de Goiás e venceu o anfitrião Goiânia, no último sábado. Para melhorar ainda mais a situação, o time também levou a melhor sobre o Espírito Santo Basquete, na última segunda-feira, em partida adiada, e agora chega para o duelo diante do Palmeiras embalado.

"Demoramos para engrenar no NBB, mas agora acho que estamos no caminho certo. O time está concentrado e acho que temos totais condições de vencer essa partida", disse o ala/armador Larry Taylor.

Confira todos os jogos do NBB 2013/2014 nesta quinta-feira:

20h - Unitri/Magazine Luiza x SKY/Basquete Cearense
20h - Vivo/Franca x Mogi das Cruzes/Helbor
20h - Palmeiras/Meltex x Paschoalotto/Bauru
20h - Liga Sorocabana x São José/Unimed
20h - Universo/Goiânia x Flamengo
20h - UniCEUB/BRB/Brasília x Macaé Basquete

Confira as informações e as curiosidades das partidas:

Unitri/Magazine Luiza x SKY/Basquete Cearense - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) - Quinta-feira - dia 23/01, às 20h00

Garantia de enterradas
É bom reforçar os aros do Ginásio Sabiazinho, pois os dois maiores cravadores do NBB6 estarão em quadra: o pivô Cipolini, do Uberlândia, líder nas enterradas, com 28 no total (1,86 por jogo), e o pivô norte-americano DeVon Hardin, responsável por 24 enterradas até agora (1,5 por jogo).

Invicto
O Uberlândia jamais perdeu para o Basquete Cearense no NBB. Foram três partidas disputadas até então, com três resultados positivos para os mineiros.

Primeiro turno
No confronto entre as duas equipes no primeiro turno do NBB6, o esquadrão do Triângulo Mineiro contou com atuação de gala de Cipolini, autor de 30 pontos, para vencer os nordestinos, fora de casa, por 96 a 86.

Lá dentro
O Basquete Cearense é o time que mais converte bolas de 2 pontos na atual temporada do NBB, com média de 22,88 tiros curtos por jogo.

Bem no ataque
A equipe de Minas Gerais tem o segundo melhor ataque da competição, com média de 85,33 pontos anotados por duelo.

Mal na defesa
Apesar da aplicação no setor ofensivo, o Uberlândia é o terceiro time que mais sofre pontos na atual temporada, permitindo em média 82,13 pontos de seus adversários.

10 por jogo
O Uberlândia tem média 10,0 bolas de 3 pontos por jogo no NBB6, a terceira melhor do campeonato.

De volta
Após desfalcar o Basquete Cearense na última partida, contra o Mogi das Cruzes, o pivô Drudi se recuperou de lesão e está à disposição do técnico Alberto Bial.

Passe bom
O armador Valtinho, do Uberlândia, é o líder absoluto em assistências na edição 2013/2014 do NBB e distribui em média 7,67 passes decisivos por duelo.

Duelo da partida
Atenção nos garrafões do Ginásio Sabiazinho, pois o duelo entre Cipolini e Felipe Ribeiro promete ser de arrepiar.

 

Vivo/Franca x Mogi das Cruzes/Helbor - Ginásio "Pedrocão", em Franca (SP) - Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG) - Quinta-feira - dia 23/01, às 20h00

Pode estrear
Contratado pelo Mogi no limite da janela de transferências do NBB, o pivô Sidão, de 2,15m, está liberado para estrear com a camisa do time do Alto Tietê.

Primeira vez no Pedrocão
O Mogi das Cruzes disputará uma válida pelo NBB pela primeira vez no lendário Ginásio Pedrocão. Na temporada passada, Franca estava com sua casa indisponível e mandou o duelo diante dos mogianos na Arena Olímpica, em São Sebastião do Paraíso (MG), e venceu, por 79 a 71.

Agora é pra valer
No primeiro turno, Franca enfrentou o Mogi das Cruzes com sua equipe Sub-22, devido ao conflito de datas com as finais do Campeonato Paulista. Desta forma, os mogianos, que não têm nada a ver com isso, conquistaram uma larga vitória, por 90 a 52.

Por recuperação
O Mogi das Cruzes não sabe o que é vencer há quatro partidas na atual temporada do NBB e acumula derrotas para Limeira, Flamengo, Macaé e Basquete Cearense.

Confronto direto
Nono colocado no NBB6, Franca acumula sete vitórias em 15 partidas (46,7% de aproveitamento), enquanto os comandados do espanhol Paco García têm o mesmo número de triunfos, porém, em 16 partidas (43,8% de aproveitamento), o que os deixa na 11ª posição.

Batedores de carteira
Jason Smith e Marcus Toledo, do Mogi, são os líderes em roubos de bola do NBB 2013/2014, com médias de 2,2 e 2,19 desarmes por jogo, respectivamente.

Garrafão forte
O Mogi é o segundo time que mais pega rebotes na sexta edição do campeonato nacional, com média de 37,25 ressaltos por confronto, com destaque para o pivô Daniel Alemão, responsável por 7,19 deles.

Fora
O armador Jefferson Socas, lesionado, desfalcará o Franca na partida desta quinta-feira.

Duelo da partida
De um lado, o jovem ala/pivô Lucas Mariano, do outro, o experiente ala/pivô Thomas Gehrke. Esse confronto de gerações tem tudo para ser de tirar o fôlego.

 

Palmeiras/Meltex x Paschoalotto/Bauru - Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 23/01, às 20h00

Reencontro
O armador Thyago Aleo, do Palmeiras, defendeu o Bauru durante as temporadas 2009/2010 e 2010/2011 do NBB.

Olá, torcedor!
O Palmeiras voltará a contar com o apoio de seu torcedor no Ginásio Palestra Itália. Na vitória sobre o São José, na última rodada, os palmeirenses jogaram de portões fechados devido a uma punição do STJD por conta de um incidente no jogo contra o Flamengo.

Embalando
O Bauru está encontrando o caminho para o fim da má fase do NBB e vem de duas vitórias consecutivas, diante de Goiânia e Espírito Santo.

Primeiro turno
Devido ao conflito de datas com as finais do Campeonato Paulista, o Bauru mandou a quadra sua equipe sub-22, com o reforço do ala panamenho Ayarza. Melhor para o Palmeiras, que teve dificuldades, mas venceu, fora de casa, por 78 a 74.

Pode estrear
Jovem destaque do Sport Club do Recife na LDB 2013, o ala/armador Felipe Vezaro foi contratado pelo Bauru e fará sua estreia diante dos Palmeiras.

Desfalque
O ala Fernando Fischer sofreu um entorse no tornozelo direito na partida contra o Goiânia e, assim como no último jogo, contra o Espírito Santo, será desfalque para o Bauru.

Duelo da partida
Confronto entre dois ótimos jovens armadores promete chamar a atenção na partida desta quinta-feira no Ginásio Palestra Itália. Pelo lado do Palmeiras, Thyago Aleo, do outro Ricardo Fischer. Vale a pena conferir.

 

Liga Sorocabana x São José/Unimed - Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) - Quinta-feira - dia 23/01, às 20h00

A vez de Zanon
Recentemente contratado para assumir o comando técnico do São José, Luiz Augusto Zanon fará sua estreia no NBB6 diante da Liga Sorocabana, curiosamente a mesma equipe em que o ex-treinador joseense Edvar Simões fez seu primeiro jogo à frente do esquadrão do Vale do Paraíba.

4 a 1
Em cinco partidas realizadas entre São José e Liga Sorocabana, os joseenses levaram a melhor em quatro e o time de Sorocaba em apenas um.

Domínio
O São José é o time que mais pega rebotes na atual temporada do NBB, com média de 37,31 sobras por jogo, com destaque para o ala/pivô Jefferson William, dono da média de 9,94 por jogo, a segunda maior do campeonato.

Buracos
A Liga Sorocabana tem a segunda pior defesa do NBB6 e sofre em média 84,25 tentos por encontro. Porém, é o time que mais rouba bolas na competição, com média de 10,75 desarmes por jogo.

Para seguir no embalo
Os comandados de Rinaldo Rodrigues vêm de duas vitórias consecutivas na atual temporada do NBB - sobre Espírito Santo e Minas. Desta forma, os sorocabanos esperam manter o embalo contra o forte São José.

Alma lavada
Após larga derrota para o Palmeiras, o São José conquistou uma imponente vitória sobre o Pinheiros na última rodada, fora de casa, por 95 a 77.

Duelo da partida
Dois atletas de gatilho afiado estarão frente a frente na partida desta quinta-feira. Pelos donos da casa, o ala Schneider desafiará o ala Dedé, do São José.

 

Universo/Goiânia x Flamengo - Ginásio Rio Vermelho, em Goiânia (GO) - Quinta-feira - dia 23/01, às 20h00

Primeiro turno
Em casa, o Flamengo derrotou o estreante Goiânia, por 83 a 69, em grande partida do armador argentino Laprovittola, responsável por 29 pontos.

Pode voltar
Assim como nos dois últimos jogos do Flamengo, o ala Marquinhos estará no banco de reservas e pode fazer sua estreia na sexta edição do NBB.

Já esteve lá
O experiente ala/pivô do Goiânia, Fernando Mineiro, defendeu as cores do Flamengo na primeira edição do NBB. Quem também já vestiu a camisa rubro-negra foi o jovem ala/pivô Adyb, campeão da primeira edição da LDB, em 2012, com o clube da Gávea.

Número alto
Principal destaque do Goiânia no NBB, o ala uruguiao Emílio Taboada é o terceiro cestinha da atual temporada do NBB, com média de 20,43 pontos por jogo.

Mais alto ainda
Já o ala/pivô rubro-negro Olivinha é o reboteiro da competição, com média de 10,06 sobras por jogo, que aliadas a sua média de 13,44 pontos por partida, o deixa no posto de único jogador com média de duplo-duplo no NBB6.

Extremos
Enquanto o Flamengo soma sete vitórias seguidas e tem a maior sequência positiva do campeonato, o Goiânia acumula seis resultados negativos consecutivos e é dono da maior seca de triunfos do NBB6.

Duelo da partida
O aro do Ginásio Rio Vermelho será judiado por esses dois. Finalizadores natos, os alas Diego Pinheiro e Marcelinho Machado darão um show de belas jogadas no jogo nesta quinta-feira. Vale a pena ficar de olho.

 

UniCEUB/BRB/Brasília x Macaé Basquete - Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) - Quinta-feira - dia 23/01, às 20h00

Primeiro turno
Em Macaé, o Brasília derrubou os donos da casa, por 91 a 78, em partida que marcou o jogo de número 200 do ala candango Arthur, recordista de participações em jogos do NBB.

Liberado
Recém-chegado ao Brasília, o pivô Abner, ex-Joinville, poderá fazer sua estreia com a camisa do time da capital federal.

Contando
O Brasília está em grande fase no NBB6 e vem de seis vitórias seguidas na competição. Diante dos macaenses, os comandados de Sergio Hernandez querem seguir o rumo e ampliar a sequência positiva.

Tropeços
Após conseguir duas vitórias consecutivas, o Macaé não manteve o bom ritmo e perdeu seus dois últimos compromissos no NBB, para Franca e Uberlândia.

Mão quente
O Brasília é a equipe que mais acerta bolas de 3 pontos na atual temporada do NBB, com média de 11,19 por jogo. O armador Nezinho lidera o ranking individual do fundamento, com média de 4,2 arremessos de fora da linha de 3 pontos por partida.

Dúvida e desfalque
Ausente da partida contra o Limeira, o pivô norte-americano Marcus Goree é dúvida para o duelo desta quinta-feira, enquanto o ala Arthur continua em recuperação de lesão no músculo adutor da coxa direita e desfalcará o Brasília por mais dez dias.

Duelo da partida
Esse duelo já aconteceu 20 vezes na história do NBB. Agora com a camisa do Macaé, Duda Machado tentará desbancar Alex Garcia e o embalado Brasília.

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.725.522

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos