NOTÍCIAS

27/12/2013

LDB - Flamengo e Bauru largam na frente no Grupo B

.:: conteudo_1_10946.jpg ::.

Time carioca levou a melhor sobre o Pinheiros, enquanto que os atuais campeões superaram São José

Nesta quinta-feira, a fase final da LDB 2013 teve suas disputas oficialmente abertas. Com oito equipes divididas em dois grupos, a etapa decisiva da maior competição de base do basquete brasileiro contou com quatro partidas em sua rodada inicial.

Em duelo válido pelo Grupo B, Flamengo e Pinheiros/SKY fizeram um grande jogo no Ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro. Depois de 40 minutos de muito equilíbrio e de um bom basquete, o time rubro-negro mostrou mais tranquilidade nos momentos decisivos e venceu o duelo, por 74 a 70.

Atletas mais renomados do elenco flamenguista na disputa da competição Sub-22, o pivô Cristiano Felício, que registou um duplo-duplo de 20 pontos e 13 rebotes, e o armador Gegê, autor de 17 pontos e oito assistências, fizeram a diferença e foram fundamentais para o êxito dos anfitriões.

"Começamos meio mal, errando muito. Mas fomos melhorando nossa defesa pouco a pouco e isso nos ajudou muito. No final, a experiência de alguns jogadores da nossa equipe fez a diferença e conseguimos ficar com vitória depois de um jogo tão equilibrado como esse", disse Felício.

Pelo lado do Pinheiros, os destaques na partida ficaram por conta dos promissores alas Lucas Dias e Bruno Caboclo, que marcaram 16 e 15 pontos, respectivamente.

"Fizemos algumas faltas em excesso e isso nos prejudicou. Mostramos que podemos jogar pau a pau com qualquer time, apesar da nossa equipe ser muito jovem. Tivemos alguns erros no nosso ataque e também perdemos muitos rebotes", afirmou Caboclo.

Mais cedo, também pelo Grupo B, o atual campeão Paschoalotto/Bauru iniciou sua campanha na fase final da atual edição do campeonato nacional de base com uma importante vitória sobre o São José/Unimed, pelo placar de 76 a 68.

Encorporados ao time para esta etapa do maior campeonato de base do basquete brasileiro, Ricardo Fischer e Gui Deodato tiveram atuações decisivas para a vitória da equipe. O armador marcou 19 pontos, e ainda conquistou um duplo-duplo, ao apanhar dez rebotes, além de distribuir seis assistências, enquanto que Gui anotou 15 pontos.

Junto da dupla, o ala Scaglia, autor de 17 pontos, com direito a cinco tiros certeiros da linha de três pontos, e o pivô Kesley, com 13 pontos e oito rebotes, também apareceram bem. Pelo lado joseense, os destaques ficaram por conta do ala/armador Vitinho e do ala Gustavo Basilio, que registraram 22 e 20 pontos, respectivamente.

"Conseguimos um bom desempenho no começo do terceiro quarto e isso facilitou um pouco para nós. Depois disso, conseguimos controlar bem a partida e com um bom rendimento ofensivo conquistamos a vitória. No final, mostramos bastante tranquilidade e confirmamos o resultado", disse Fischer.

Brasília e Minas vencem pelo Grupo C

Pelo Grupo C, Uniceub/BRB/Brasília e Minas Tênis Clube largaram na frente na briga pelas duas vagas na semifinal do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

Na primeira partida do dia, Brasília contou com um segundo tempo arrasador - vencido por expressivos 41 a 19 - e levou a melhor sobre o SKY/Basquete Cearense, por 74 a 48.

Para sair vencedor, a equipe da capital federal contou com bons desempenhos individuais do armador Bruno, autor de 15 pontos e seis assistências, e do ala Max, que marcou 14 pontos e apanhou sete rebotes. Além da dupla, o pivô Ronald, com oito pontos e 13 rebotes e cinco tocos, e o ala/pivô Vitor Salvador, responsável por 11 pontos, também apareceram bem.

"Entramos em quadra nervosos e não conseguimos um bom desempenho no primeiro tempo. Estávamos ansiosos, ainda mais que tínhamos perdido as duas para eles na primeira fase. Mas fechamos dois pontos atrás e vimos que dava para ganhar. Então, no segundo tempo conseguimos imprimir nosso ritmo e vencemos com uma boa diferença no placar", disse Bruno.

No duelo seguinte, o Minas dominou o jogo do início ao fim e venceu o clássico mineiro diante do Allianz/Ginástico, com tranquilidade, pelo placar de 81 a 54, também no Ginásio da Gávea.

Depois de ficar de fora de toda a fase de classificação, por conta de uma contusão no Tendão de Aquiles, o ala Bruno Irigoyen fez sua estreia na terceira edição do maior campeonato de base do basquete brasileiro e foi o principal nome do Minas em quadra, ao registrar 12 pontos. 

Substituto de Coelho, poupado do confronto, no quinteto inicial, o armador Wilsinho também teve um bom desempenho e deixou a quadra com 11 pontos e sete rebotes. Outro bom nome do esquadrão minastenista no jogo foi o ala Rafa Moreira, autor de 11 pontos, com direito a 100% de aproveitamento (3/3) nos tiros de três pontos.

"Temos muitos jogadores capazes de decidir uma partida. Nosso time consegue rodar praticamente inteiro e o ritmo continua o mesmo. Isso vai minando o adversário e temos tranquilidade para impor nosso ritmo. Conseguimos fazer isso hoje e começamos a fase final com uma boa vitória", disse Bruno, que ficou cerca de oito meses em recuperação da lesão sofrida em abril deste ano.

Confira os resultados e os próximos jogos da fase final da LDB 2013:

- 26/12 (quinta-feira):
SKY/Basquete Cearense 48 x 74 Uniceub/BRB/Brasília (Grupo C)
Minas Tênis Clube 81 x 54 Aliianz/Ginástico (Grupo C)
Paschoalotto/Bauru 76 x 68 São José/Unimed (Grupo B)
Flamengo 74 x 70 Pinheiros/SKY (Grupo B)

- 27/12 (sexta-feira):
14h - Allianz/Ginástico x SKY/Basquete Cearense (Grupo C)
16h - Uniceub/BRB/Brasília x Minas Tênis Clube (Grupo C)
18h - Pinheiros/SKY x Paschoalotto/Bauru (Grupo B)
20h - São José/Unimed x Flamengo (Grupo B)

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      18.217.818

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos