“O Flamengo na LDB não é um grupo e sim uma família”. É assim que Gegê, armador e capitão da equipe, resume o ambiente do time comandado pelo experiente técnico Paulo Chupeta antes da disputa da fase final da maior competição de base do basquete brasileiro, que terá início na próxima quarta-feira.
Atleta mais experiente do elenco rubro-negro no campeonato Sub-22, Gegê está empolgado e aposta na força do grupo rubro-negro como um dos trunfos do time para ficar com o bicampeonato na LDB. Ainda desconhecido, o garoto foi um dos destaques do título flamenguista na primeira edição da competição, em 2011.
Agora, em 2013, o patamar do jogador é outro. Utilizado com frequência por José Neto na equipe principal, o armador pouco conseguiu atuar durante a fase de classificação da atual temporada da LDB. Mas o pouco que ficou em quadra já foi suficiente para o camisa 19 mostrar que pode ser decisivo para a conquista do Flamengo. Nas oito partidas que jogou, Gegê brilhou em quadra e prova disso é sua “média de duplo-duplo”: 10,3 pontos e 10,6 assistências.
Apesar de seu principal jogador ter entrado em quadra apenas oito vezes, a “força do grupo”, exaltada por Gegê, funcionou e a equipe terminou a fase de classificação na primeira posição, conquistando o direito de sediar a etapa final da competição para atletas de até 22 anos de idade. Com a chance de poder atuar ao lado da torcida rubro-negra e com plena confiança em seus companheiros, o líder de assistências da última edição da LDB está animado para os jogos que acontecerão no Ginásio da Gávea.
Durante entrevista concedida para o site da LNB, Gegê falou sobre o status de favorito do Flamengo, sobre sua responsabilidade dentro da equipe e também sobre sua parceria com o pivô Cristiano Felício, que esteve com a Seleção Brasileira Adulta na disputa da última Copa América. Confira, a seguir, o bate-papo na íntegra.
LNB – O Flamengo fez a melhor campanha da primeira fase e jogará as finais em casa. Isso dá uma condição de favorito ao time?
Gegê – Todo o grupo sabe da responsabilidade de jogar no Flamengo. Temos essa consciência desde a primeira edição da LDB e não vai ser diferente agora. Tivemos nossos méritos durante a primeira fase e conseguimos esse primeiro lugar que nos deu essa condição de jogar a fase final em casa. Mas já passou e de nada mais adianta ser o primeiro da fase de classificação e não ir bem na etapa final. Temos que pensar primeiro no Pinheiros, depois em São José e por fim em Bauru para chegar às semifinais. Estaremos ao lado da nossa torcida e temos que saber usar isso a nosso favor.
LNB – Você é o atleta mais experiente do elenco do Flamengo na LDB 2013. Você sente que possui uma grande responsabilidade dentro da equipe?
Gegê – Me sinto na responsabilidade de ajudar os mais novos. Desde que eu cheguei no Flamengo tive esse tipo de ajuda dos mais velhos e agora quero fazer isso com a molecada também. Tenho total liberdade do Chupeta (técnico) e isso me deixa mais tranquilo ainda. Vou sempre tentar chamar a responsabilidade para o meu lado e tirar o peso dos mais novos. O grupo confia em mim e isso é outro ponto positivo também.
LNB – Você não conseguiu atuar em muitos jogos da fase de classificação. Mesmo assim, a equipe terminou com a primeira posição. Você confia nesse time e como é a relação da equipe?
Gegê – Confio demais nesse time e a amizade que tenho com todos é algo de muito valor para mim. O Flamengo na LDB não é um grupo e sim uma família. Desde a primeira edição da LDB temos uma ótima relação entre nós. Isso é muito positivo, já que ficamos mais tempo juntos do que com nossas famílias. Dentro de quadra, essa boa relação se reflete e todo mundo sabe muito bem qual é seu papel.
LNB – Além de você, o Flamengo conta com outro jogador renomado para a fase final da LDB 2013, que é o Cristiano Felício. Como é a sua relação com ele?
Gegê – Todo mundo sabe das qualidades do Cristiano. Ele é um cara que esteve com a Seleção na última Copa América e não foi à toa. Antes mesmo de ele acertar com o Flamengo, durante a Universíade, pegamos um entrosamento muito rápido e estamos nos entendendo muito bem. Ele é um grande amigo fora da quadra, além de ser um verdadeiro guerreiro. Tenho certeza de que ele irá somar bastante ao nosso elenco, que já conta com caras de muita qualidade como Douglas, Diego e Chupeta, e nos ajudará muito na briga pelo título.
LNB – Apesar de ter feito a melhor campanha, o Flamengo caiu em um grupo forte, com três equipes paulistas. Podemos chamar essa chave, que além de vocês, conta com o atual campeão Bauru, Pinheiros e São José de “Grupo da Morte”?
Gegê – Em uma fase final como essa, não tem essa de grupo da morte. Todos os times que estão ali mostraram que tem qualidade. Tenho certeza de que essa fase final engrandecerá ainda mais a LDB, já que se tratam de oito equipes de muito valor. Quem tem a ganhar com isso somos nós jogadores, que poderemos jogar partidas de alto nível técnico. Dentro do nosso grupo sei que disputaremos três guerras contra Pinheiros, São José e Bauru e quem for ao ginásio verá grandes jogos.
A fase final da LDB 2013 será disputada nos dias 26 a 30 de dezembro, no ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro. Flamengo, Minas Tênis Clube, SKY/Basquete Cearense, Pinheiros/SKY, Uniceub/BRB/Brasília, São José/Unimed, Allianz/Ginástico e Paschoalotto/Bauru estão na disputa pelo título da competição. A partida decisiva, que será realizada no dia 30 de dezembro, às 21h, terá transmissão ao vivo do SporTV.
A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).