NBB - Flamengo mostra força e derruba invencibilidade do Limeira
Atuais campeões tiveram bom desempenho dos dois lados da quadra e derrubou o último invicto do campeonato. Paulistano e São José também vencem.
O NBB 2013/2014 não tem mais nenhuma equipe invicta. No início da noite desta quinta-feira, o Flamengo foi até o Ginásio "Vô Lucato", no interior paulista, e derrubou o último time com 100% de aproveitamento na competição nacional. Com um bom desempenho tanto no ataque quanto na defesa, o clube da Gávea dominou o confronto do início ao fim e venceu o Winner/Kabum/Limeira, pelo placar de 88 a 67.
Além de quebrar a invencibilidade dos limeirenses, os atuais campeões do NBB conquistaram um importante resultado na busca pelas primeiras posições da tabela de classificação. Agora, o esquadrão rubro-negro possui uma campanha de sete vitórias e três derrotas (70% de aproveitamento) e voltou a igualar o desempenho do Pinheiros/SKY, segundo colocado. Mesmo com seu primeiro revés em nove partidas, o time comandado pelo técnico Demétrius permanece na liderança do maior campeonato de basquete do país.
Grande parte da vitória dos flamenguistas se deve a atuação da dupla de garrafão da equipe. O pivô norte-americano Jerome Meyinnse foi o cestinha do duelo, com 19 pontos, e o ala/pivô Olivinha somou seu sexto duplo-duplo na temporada, ao registrar expressivos 18 pontos e 16 rebotes.
Outro destaque da equipe carioca ficou por conta do experiente ala Marcelinho Machado, autor de 16 pontos. Pelo time da casa, o principal pontuador foi o pivô Bruno Fiorotto, responsável por 13 pontos.
"É sempre motivante jogar contra o líder. Sabíamos que seria um jogo duro, mas fizemos o que o Neto pediu, acertamos o time, e conseguimos uma boa partida", disse o armador Gegê, que também teve boa atuação e deixou a quadra com 11 pontos e quatro assistências.
Logo abaixo na tabela de classificação, está o Paulistano/Unimed, que atuando em casa, controlou a partida desde o início, levou a melhor sobre o Uniceub/BRB/Brasília, por 96 a 74. Em ótimo momento no campeonato nacional, a equipe da capital paulista se manteve na caça das primeiras posições da tabela de classificação e agora encontra-se na segunda colocação, ao lado de Pinheiros/SKY e Flamengo, com uma campanha de sete triunfos em dez partidas disputadas (70% de aproveitamento).
Para sair vitorioso, o Paulistano contou com bom desempenho de três atletas. O principal deles foi o ala Pilar, cestinha da equipe, com 23 pontos, seguido pelo ala norte-americano Desmond Holloway e pelo ala/pivô César, que marcaram 19 e 16 pontos, respectivamente. Apesar da derrota, o maior pontuador do jogo veio da equipe de Brasília e o armador Nezinho anotou expressivos 35 pontos - terceira melhor marca de toda a temporada.
Quem também segue firme nas primeiras colocações é o São José/Unimed, que superou o Mogi das Cruzes/Helbor, em casa, por 90 a 78. Essa foi a sexta vitória em nove confrontos dos joseenses (66,7%). O dominicano Manny Quezada foi o destaque da partida ao anotar um duplo-duplo de 26 pontos e 11 assistências. O pivô Caio Torres também contribuiu com 23 pontos.
Goiânia vence mais uma
Um dos estreantes do NBB, o Universo/Goiânia vem fazendo uma boa campanha na temporada 2013/2014. O time do Centro-Oeste foi a Sorocaba, nesta quinta-feira, e venceu a Liga Sorocabana, por 98 a 96. O uruguaio Emilio Taboada foi o grande nome da partida, com 35 pontos, igualando a terceira melhor marca do atual campeonato, que também foi alcançada por Nezinho.
Também como visitante, o Vivo/Franca mostrou toda sua maturidade e conseguiu superar o Minas Tênis Clube, por 65 a 59. Com a vitória, a primeira fora de casa na temporada, o time francano chegou a seu quarto resultado positivo em 10 partidas disputadas na sexta edição do NBB (40% de aproveitamento). Paulão Prestes terminou a partida como cestinha, com 24 pontos, além de ter completado um duplo-duplo com mais 14 rebotes.
Fechando a rodada, o Paschoalotto/Bauru fez o dever de casa e bateu o Macaé Basquete, por 90 a 86. O time paulista voltou a zona de classificação para os playoffs, com três vitórias em sete partidas disputadas (42,9%). O jovem armador Ricardo Fischer foi o cestinha pelo lado bauruense, com 18 pontos.
Partida adiada
O duelo entre Espírito Santo Basquete e Unitri/Magazine Luiza, originalmente marcado para esta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha (ES) e válido pela 11ª rodada do NBB 2013/2014, foi adiado. Por conta da forte chuva que caiu durante todo o dia na região metropolitana da capital capixaba, as equipes não conseguiram chegar ao local e o jogo será remarcado pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB).
Apesar do Ginásio Tartarugão apresentar boas condições para a realização da partida e o trio de arbitragem estar presente, as duas equipes tiveram dificuldades na locomoção e não puderam comparecer ao local. Durante o trajeto até a quadra, o time mineiro e alguns atletas da própria equipe capixaba sofreram com o forte trânsito decorrente das enchentes provocadas pela chuva.
Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira no NBB:
19/12 (quinta-feira)
Winner/Kabum/Limeira 67 x 88 Flamengo
Paschoalotto/Bauru 90 x 86 Macaé Basquete
São José/Unimed 90 x 78 Mogi das Cruzes/Helbor
Minas Tênis Clube 59 x 65 Vivo/Franca
Paulistano/Unimed 96 x 74 Uniceub/BRB/Brasília
Liga Sorocabana 96 x 98 Universo/Goiânia
Partida adiada
Sine Die - Espírito Santo Basquete x Unitri/Magazine Luiza
Fonte: LNB