NBB - Flamengo e Palmeiras duelam em São Paulo nesta quinta-feira
Equipes protagonizarão "clássico de camisa" no Ginásio Palestra Itália; Brasília recebe o Basquete Cearense em noite que pode ser especial para Nezinho
O duelo entre Palmeiras/Meltex e Flamengo, marcado para esta quinta-feira (21/11), válido pela terceira rodada do NBB 2013/2014, não será um jogo qualquer. Recebendo o confronto entre os dois tradicionais clubes do futebol pela primeira vez, o Ginásio Palestra Itália promete estar lotado na partida que terá início às 20h (de Brasília) e será transmitida ao vivo através dos canais SporTV.
O apoio da torcida será imprescindível para o clube de Palestra Itália, que diante dos atuais campeões nacionais, vai em busca de sua reabilitação no campeonato. Na última rodada, também jogando em casa, os comandados de Ênio Vecchi foram superados pelo Winner/Kabum/Limeira, por 85 a 67.
"Nossa expecrtativa é de casa cheia, não só de torcedores, mas de simpatizantes e amantes do basquete também, que sempre vão ao Palmeiras nos prestigiar. Esperamos um jogo equilibrado e bem disputado. Lógico que o favoritismo é deles, que um time montado para ser campeão. Mas nosso objetivo é fazer com que isso se dilua em quadra e a tônica seja o equilíbrio", analisou otécnico do Palmeiras, Ênio Vecchi.
"Vamos tentar neutrlizar os pontos fortes do Flamengo, para tentar buscar esse equilíbrio. Estamos nos preparando para fazer desse jogo um jogo aguerrido na defesa e para termos uma boa eficiência no ataque", completou o comandante alviverde.
Em situação oposta de seu rival, o Flamengo está embalado neste início de temporada. A equipe da Gávea conquistou duas vitórias em seus dois primeiros compromissos na sexta edição do NBB, diante de Uniceub/BRB/Brasília e Universo/Goiânia, ambos em terras cariocas. Agora, o time rubro-negro fará seu primeiro jogo longe de casa, logo contra o Palmeiras, no clássico de camisas do NBB.
"A gente vai jogar contra um adversário que está em um ritmo de jogo muito bom, já que começaram a temporada antes, por causa do Campeonato Paulista com um elenco que está junto desde a temporada passada. É uma equipe que precisamos estar atentos para jogar bem e conquistar a primeira vitória fora de casa", disse o treinador rubro-negro, José Neto.
Outro fator que pode apimentar ainda mais o duelo é que o Flamengo jamais perdeu para o Palmeiras em partidas válidas pelo NBB. Em dois clássicos já realizados entre as duas equipes, os rubro-negros levaram a melhor nas duas. O técnico Ênio Vecchi acredito que o apoio incondicional de sua apaixonada torcida pode ser fundamental para o Palmeiras reverter essa situação e conseguir sua primeira vitória nos clássicos de camisa no nacional de basquete.
"Com o apoio da torcida você acaba tendo uma energia maior, uma motivação maior. Eu sempre digo que a torcida faz parte do jogo sim, e pode influenciar em um no resultado. Mas é dentro de quadra que acontecem as coisas. Não vamos prometer vitória, mas prometemos muita determinação, garra e busca incansável pela vitória, é isso que traz o bom resultado. O item torcedor é fundamental e esperamos que o ginásio esteja lotado para nos apoiar nessa partida", comentou Ênio.
Clube também conhecido por ter uma torcida fanática e muito vibrante, o Flamengo acredita que será um jogo complicado, mas prefere manter o foco em sua sequência de trabalho e esquecer o fator casa para seguir vencendo no NBB.
"Com certeza a torcida faz falta para a gente. Todo jogo fora de casa já é mais complicado, ainda mais quando é um clássico como este jogo contra o Palmeiras. Vencer essa partida é muito importante para dar continuidade ao nosso trabalho. Vamos para o jogo muito focados na vitória", declarou o armador rubro-negro Gegê.
Brasília recebe o Basquete Cearense
Em uma semana, derrota na abertura da sexta edição do NBB para seu rival Flamengo, na outra, classificação para o Final Four da Liga Sul-Americana 2013. Assim vem sendo o roteiro do do Uniceub/BRB/Brasília, que agora, volta sua atenções para o campeonato nacional para enfrentar o SKY/Basquete Cearense, nesta quinta-feira (21/11), no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20h.
"Apesar de jogar em casa, espero por um jogo difícil. Mas estamos vivendo um momento bom e temos que manter o nosso ritmo de defesa e contra ataque para fazer uma boa partida e sair com a vitória. Iniciamos o NBB com derrota e temos que aproveitar esta partida em casa, quando teremos o apoio dos nossos torcedores, para vencer e iniciar uma arrancada na competição", comentou o ala brasiliense Arthur.
Do outro lado está o Basquete Cearense, que assim como os candangos, também foi derrotado na primeira rodada do campeonato nacional, pelo Unitri/Magazine Luiza, em casa. Já no último sábado, a equipe nordestina conseguiu sua reabilitação, através de um triunfo sobre o Vivo/Franca, também diante de sua torcida. Em seu primeiro fora de casa, os comandados de Alberto Bial querem seguir no embalo de seu último resultado para continuar vencendo no NBB.
"Esses jogos serão os primeiros que faremos fora de casa. Vamos analisar como nos portaremos, mas estamos preparados e temos tudo para fazer duas belas partidas. Sabemos que o nosso time é muito bom tanto individualmente, quanto taticamente. Falta um pouco mais de conjunto, mas isso vem ao longo do campeonato. Acredito que na segunda parte da competição estaremos no nível ideal. Não se consegue entrosamento com apenas duas partidas", declarou o ala/pivô da equipe cearense Felipe Ribeiro.
Durante a pré-temporada, as equipes realizaram dois amistosos, ambos em terras cearenses. Um foi vencido pelo Basquete Cearense, por 89 a 78, outro, com triunfo do Brasília, pelo placar de 89 a 81. Portanto, esta partida válida pela terceira rodada do NBB6 será uma espécie de 'desempate' entre os dois times na temporada.
"Será um jogo muito difícil. A equipe de Brasília é muito forte, deu para ver isso nos amistosos, mas temos tudo para fazer uma grande partida", afirmou Felipe Ribeiro.
Se a ocasião parece ser especial para o esquadrão da Região Nordeste, a partida desta quinta-feira, certamente, será marcante para os donos da casa. Os brasilienses são os que mais realizaram jogos na história do NBB e farão, contra os cearenses, seu duelo de número 200 no maior campeonato do basquete brasileiro.
Pinheiros acerta com Leandrinho
Nesta quarta-feira, o Pinheiros/SKY confirmou um excelente reforço para a temporada 2013/2014 do NBB. O clube da capital paulista acertou com o ala/armador Leandrinho para a disputa da sexta edição do maior campeonato do país.
Completamente recuperado de uma lesão no joelho esquerdo, o jogador voltará a atuar no NBB. Em 2011, durante o locaute da NBA, Leandrinho vestiu a camisa do Flamengo em seis oportunidades, conquistou cinco vitórias e registrou médias de 19 pontos e quatro assistências por partida.
Um dos grandes nomes do basquete brasileiro na atualidade, Leandrinho atuou por 11 temporadas na NBA e vestiu as camisas de Phoenix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers e Boston Celtics. Sua maior glória em solo norte-americano ficou por conta do prêmio de Melhor Sexto Homem da edição 2006/2007 da NBA.
Confira todos os jogos do NBB nesta quinta-feira
17h45 - Universo/Goiânia x Mogi das Cruzes/Helbor
19h - Pinheiros/SKY x Macaé Basquete
20h - Palmeiras x Flamengo (transmissão ao vivo do SporTV)
20h - Liga Sorocabana x Paschoalotto/Bauru
20h - Paulistano/Unimed x Winner/Kabum/Limeira
20h - Minas Tênis Clube x São José/Unimed
20h - Uniceub/BRB/Brasília x SKY/Basquete Cearense
Confira as curiosidades e informações das partidas:
Universo/Goiânia x Mogi das Cruzes/Helbor - Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) - Quinta-feira - dia 21/11, às 17h45
Esperança goiana
Em duas partidas disputadas no NBB, o Goiânia perdeu as duas (para Macaé e Flamengo), porém um atleta chamou a atenção e pode ser considerado a principal esperança das vitórias goianas: o ala uruguaio Emílio Taboada, que anotou 20 e 23 pontos nos dois primeiros duelos.
Primeiro encontro
É a primeira vez que Goiânia e Mogi das Cruzes se enfrentam na história do NBB.
Para voltar a vencer
Após conquistar boa vitória diante do Franca, o Mogi foi superado pelo Uberlândia, na última rodada, em casa. Diante dos goianos, o time comandado pelo espanhol Paco García vai em busca da reabilitação no NBB 2013/2014.
Pela primeira
Em duas rodadas de NBB até então, o Goiânia foi superado nas duas partidas. Agora, mandante pela primeira vez, a equipe da Região Centro-Oeste vai em busca de seu primeiro resultado positivo na competição.
Falta pouco
Ainda suspenso por conta de uma confusão na última partida do Mogi temporada passada do NBB, o pivô Bábby cumprirá mais um jogo de gancho e, após a punição, poderá estrear na sexta edição do maior campeonato do país.
Pinheiros/SKY x Macaé Basquete - Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 21/11, às 19h00
Reencontro
A partida promoverá o reencontro entre o Pinheiros e o ala Márcio Dornelles, um dos herois do título da Liga das Américas 2013 da equipe paulista e, hoje, atleta do Macaé. (citar na foto)
Provação
Na primeira rodada do NBB6, o calouro Macaé venceu o também estreante Goiânia, em casa, agora, a equipe do litoral-norte fluminense enfrentará, pela primeira vez, um adversário já integrante da elite do basquete brasileiro no NBB.
Embalando
O Pinheiros conseguiu, na última rodada, uma excelente vitória sobre o Bauru, fora de casa. Agora, em casa, a equipe comandada por Cláudio Mortari mira sua segunda vitória consecutiva no NBB 2013/2014.
Primeiro encontro
É a primeira vez que o duelo entre Pinheiros e Macaé acontece na história do NBB.
Desfalques
O Pinheiros enfrentará o Macaé Basquete sem o armador Paulinho, que se recupera de um problema no calcanhar do pé direito, e sem o pivô norte-americano Toyloy, que deve voltar na segunda quinzena de dezembro, depois de sofrer uma fratura no dedão do pé esquerdo.
Palmeiras/Meltex X Flamengo - Ginásio Palestra Itália, em São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 21/11, às 20h00 (SporTV)
No embalo dele
O Flamengo está invicto no NBB6 e vai em busca de sua terceira vitória consecutiva.O destaque dos dois triunfos da equipe carioca foi o armador argentino Nicolás Laprovittola, que contra Brasília e Goiânia, anotou 22 e 29 pontos, respectivamente.
Desfalques
O Flamengo continuará atuando sem o ala Marcelinho Machado, suspenso pelo STJD, e Marquinhos, que segue lesionado.
Ex-rubro-negro
Guto, ala do Palmeiras, defendeu as cores do Flamengo na terceira e quarta edições do NBB.
Clássico de camisa
Palmeiras e Flamengo farão o único clássico de camisas de futebol do basquete brasileiro adulto da atualidade.
Invicto
O Flamengo nunca perdeu para o Palmeiras em duelos válidos pelo NBB. Foram duas partidas, com duas vitórias rubro-negras.
Ainda não venceu em casa
Na atual temporada do NBB, o Palmeiras ainda não venceu diante de sua torcida. Na última rodada, na primeira partida que fez em casa, o clube alviverde foi superado pelo Limeira, por 85 a 67. Já em sua estreia no campeonato, na primeira rodada, a equipe paulista superou o Bauru, fora de casa, por 78 a 74.
Último encontro
Foi no segundo turno da temporada passada, em que o Flamengo superou o Palmeiras, em casa, por 81 a 61. Com destaque para o ala Marquinhos, autor de 23 pontos. Pelo lado alviverde, o principal pontuador foi Tiagão, com 15 pontos.
Primeira vez
O Flamengo sentirá o calor do Ginásio Palestra Itália pela primeira vez na história do NBB. Na temporada passada, o Palmeiras mandou seu jogo contra os rubro-negros no Ginásio Prof. Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Agora, enfrentará seu rival de camisa em sua casa.
Liga Sorocabana x Paschoalotto/Bauru - Ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP) - Quinta-feira - dia 21/11, às 20h00
Adversário desejado
O ala bauruense Fernando Fischer costuma fazer grandes jogos contra a Liga Sorocabana. Na história do NBB, o atleta do Bauru disputou cinco partidas e somou média de 19,2 pontos por partida contra os sorocabanos (29, 9, 17, 18 e 23).
Liberado
Após cumprir duas partidas de suspensão devido a uma confusão nas semifinais da temporada passada, quando ainda defendia o São José, o pivô Murilo Becker finalmente ficará a disposição do técnico Guerrinha para estrear com a camisa do Bauru no NBB.
Já valeu vaga
Bauru e Liga Sorocabana já se enfrentaram nas oitavas de final do NBB4, em que os bauruenses avançaram as quartas de final ao vencer a série melhor de cinco, por 3 a 0.
Bauru na frente
No histórico do duelo entre Bauru e Liga Sorocabana, os comandados de Guerrinha levaram a melhor em cinco oportunidades, contra duas da equipe de Sorocaba.
Último encontro
A última vez em que as equipes se enfrentaram pelo NBB, a Liga Sorocabana contou com show da dupla Holloway e Dawkins, hoje no Paulistano, para vencer o Bauru, em pleno Ginásio Panela de Pressão, por 94 a 85.
Vai lotar!
O duelo contra o Bauru será o primeiro da Liga Sorocabana atuando em casa na temporada 2013/2014 do NBB.
Paulistano/Unimed x Winner/Kabum/Limeira - Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP) - Quinta-feira - dia 21/11, às 20h00
Faltam três
O armador Hélio, do Limeira, precisa de apenas três assistências para chegar à marca das 600. O jogador é oitavo colocado no ranking geral da história do NBB.
Trocou de casa
Atualmente jogador do Limeira, o pivô Wagner defendeu as cores do Paulistano na última temporada.
Também já passou por lá
O ala/pivô Renato Lamas também já vestiu a camisa do Paulistano, entre os anos de 2005 e 2007.
Desfalque no Limeira
Assim como nas duas primeiras partidas da equipe no NBB, o ala/armador dominicano Ronald Ramon seguirá de fora. Com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, o jogador deve retornar às atividades daqui duas semanas.
Chegou aos 1.000
Na última rodada, o ala/pivô da equipe limeirense Teichmann se tornou o sexto jogador na história do NBB a ultrapassar a marca dos 1.000 rebotes. O atleta se juntou a Olivinha (FLA), Murilo (BAU), Shilton (FLA), Drudi (CEA) e Guilherme Giovannoni (BRA).
Só um
Ao pegar seu primeiro rebote na partida contra Limeira, o ala/pivô do Pilar, do Paulistano, completará 500 rebotes na história do NBB.
Larga vantagem
Paulistano e Limeira já se enfrentaram oito vezes na história do NBB, e os limeirenses levaram a melhor em seis oportunidades, contra apenas duas do clube da capital do Estado de São Paulo.
Último encontro
Foi no segundo turno da temporada passada, em Limeira (SP), onde os donos da casa derrotaram o Paulistano, pelo placar de 89 a 68. Com destaque para o dominicano Ronald Ramon, responsável por 25 pontos (6/7 bolas de 3 pontos - 87% de aproveitamento).
Minas Tênis Clube x São José/Unimed - Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG) - Quinta-feira - dia 21/11, às 20h00
Pode estrear
Recém-contratado pelo São José, o armador dominicano Manny Quezada já está com sua situação regularizada e já pode estrear com a camisa joseense no duelo contra os minastenistas.
Superioridade joseense
Minas e São José já se enfrentaram 14 vezes no NBB, com oito vitórias dos paulistas e seis dos mineiros.
Valeu vaga nas quartas
Na temporada passada, as duas equipes fizeram uma das séries oitavas de final do NBB5, vencida pelo São José, por 3 jogos a 1.
Nunca centenários
Em 14 duelos já realizados entre São José e Minas, nunca nenhuma das equipes ultrapassou a marca dos 100 pontos no placar.
Bastante desfalcado
Além do armador Fúlvio, que perderá o restante da temporada, o São José enfrentará o Brasília ainda sem o pivô Caio Torres e o ala Dedé, ambos suspensos pelo STJD devido a confusão na partida entre São José e Flamengo nas semifinais da temporada passada. Quem também desfalca os joseenses é o jovem Chandler, que precisou ser internado com suspeita de embolia pulmonar.
Retorno
Após longo período contundido, o jovem armador Victor Correia já voltou a treinar e está a disposição do técnico Edvar Simões para a partida contra o Minas.
Para manter o embalo
Apesar dos desfalques, o São José venceu suas duas primeiras partidas na temporada 2013/2014 do NBB. Os dois triunfos foram conquistado em casa, contra Liga Sorocabana e Paulistano. Agora, os comandados de Edvar Simões farão seu primeiro jogo fora de seus domínios na sexta edição do maior campeonato do país.
Pela primeira
Em sua primeira partida na Arena Vivo no NBB6, o Minas tentará conquistar sua primeira vitória na temporada. Os comandados de Carlos Romano foram superados, no último sábado, pelo Espírito Santo Basquetebol, fora de casa, por 68 a 67, em partida decidida no último segundo.
Último encontro
Foi no Jogo 4 da série oitavas de final da temporada passada, em que o São José, mesmo fora de casa, confirmou sua classificação para as quartas de final do NBB5, ao vencer o Minas, por 75 a 59. Com destaque para o pivô Murilo, agora jogador do Bauru, com 21 pontos e 11 rebotes, e Jefferson William, autor de 18 pontos.
UniCEUB/BRB/Brasília x SKY/Basquete Cearense - Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF) - Quinta-feira - dia 21/11, às 20h00
Em alta
O experiente armador Nezinho pode completar 2.500 pontos em sua trajetória no NBB. Para isso se concretizar, o atleta precisa anotar 10 pontos.
400ª
Ao converter sua primeira bola de 3 pontos na partida contra o Basquete Cearense, Nezinho terá atingido a marca dos 400 tiros longos certos na história do NBB. Se acontecer, o jogador será o quarto jogador na história a bater essa marca - Marcelinho Machado (571), Shamell (420) e Fernando Fischer (406) já conseguiram.
Dia especial
Time que mais realizou partidas na história do NBB, o Brasília fará, contra o Basquete Cearense, sua 200ª partida no campeonato nacional.
Invicto
Brasília e Basquete Cearense se enfrentaram duas vezes na história do NBB, com duas vitórias do time da capital federal.
Só dá Nezinho...
Na última partida realizada entre as duas equipes no NBB, o armador Nezinho cravou incríveis 40 pontos e comandou o Brasília na vitória sobre o Basquete Cearense, na prorrogação, por 104 a 100.
No primeiro turno também
Na vitória dos candangos sobre os nordestinos no primeiro turno, o camisa 23 candango também foi o cestinha da partida, desta vez, anotando 23 pontos.
Olá, torcedor!
Enquanto o Basquete Cearense faz seu primeiro duelo longe de casa, o Brasília faz seu primeiro jogo diante de seu torcedor no NBB6. A estreia dos candangos no campeonato foi contra o Flamengo, fora de casa, que terminou com vitória dos cariocas, por 84 a 82.
Na briga pela América
Ao lado do Bauru, o Brasília está no Final Four da Liga Sul-Americana 2013. Os candangos disputarão a vaga na grande final contra o Boca Juniors, da Argentina.
Fonte: LNB