NOTÍCIAS

15/11/2013

NBB - Com a mão calibrada, Uberlândia leva a melhor sobre Basquete Cearense

NBB - Com a mão calibrada, Uberlândia leva a melhor sobre Basquete Cearense

Atuais vice-campeões contaram com ótimo aproveitamento ofensivo e atuação de gala de Cipolini para vencer; Macaé triunfa no duelo de caçulas

O atual vice-campeão do NBB começou a temporada 2013/2014 com a mão quente. Fora de casa, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, o Unitri/Magazine Luiza apresentou um ótimo aproveitamento ofensivo para superar o SKY/Basquete Cearense, nesta quinta-feira, por 96 a 86.

Diante de uma equipe qualificada, o time mineiro mostrou muita categoria para iniciar sua caminhada na sexta edição do campeonato nacional com uma importante vitória longe de seus domínios. Os comandados do técnico Hélio Rubens converteram 61,8% dos pontos que tentaram - 47,1% para três pontos, 65% para dois pontos e 87% nos lances livres - e ficaram com a vitória.

O grande destaque individual ficou por conta do pivô Cipolini. O jogador converteu 30 dos 37 pontos que tentou, foi o cestinha do confronto e contou com a ajuda do armador Valtinho, autor de 17 pontos, sete assistências e seis rebotes, e dos alas Audrei e Robert Day, que marcaram 16 e 15 pontos, respectivamente, para levar o time uberlandense ao triunfo.

Pelo lado do time nordestino, os atletas mais efetivos em quadra foram o ala norte-americano Nick Williams e o pivô Felipe Ribeiro, com 15 e 14 pontos, respectivamente, e o armador Davi Rossetto, que ficou muito próximo de atingir um duplo-duplo ao registrar dez pontos e nove assistências.

Enquanto isso, no primeiro jogo dos dois estreantes da temporada 2013/2014 do NBB, o Macaé Basquete levou a melhor sobre o Universo/Goiânia. Ao lado de sua torcida, a equipe carioca superou o rival, por 84 a 79, e entrou na principal competição do basquete brasileiro com o pé direito.

O ala/pivô argentino Pablo Espinoza foi o grande nome da vitória dos cariocas. O jogador terminou a partida com um duplo-duplo de 18 pontos e 14 rebotes. Os alas Duda Machado e Marcio Dornelles também apareceram bem e contribuíram com 16 e 15 pontos, respetivamente. Pelo Goiânia, o ala Diego e o ala/armador uruguaio Emilio Taboada foram os cestinhas, com 20 pontos cada.

De técnico novo, São José vence

Empurrado por sua fanática torcida, o São José/Unimed, agora comandado pelo experiente treinador Edvar Simões, estreou na temporada 2013/2014 do NBB, com excelente vitória sobre a Liga Sorocabana, no Ginásio Lineu de Moura, por 87 a 72.

Sem contar com Fúlvio e Vitinho, lesionados, e Caio Torres e Dedé, suspensos pelo STJD, os joseenses foram ajudados por grande noite do ala/pivô Jefferson William, responsável por 21 pontos, nove rebotes e sete assistências. Quem também se sobressaiu foi o pivô Ed Nelson, que marcou 20 pontos e nove rebotes. Destaque também para os jovens Gustavo Basílio e Gabriel Tenório, que anotaram 13 e 11 pontos, respectivamente.

Bem perto de São José, na vizinha Mogi das Cruzes, o time anfitrião também levou a melhor. Com uma atuação dominante, o Mogi/Helbor não deu chances ao Vivo/Franca, que atuou com sua equipe Sub-22, e venceu o confronto realizado no Ginásio Professor Hugo Ramos, por tranquilos 90 a 52.

Os dois pivôs dos donos da casa, Thomas Gehrke e Daniel Alemão, foram os destaques individuais da equipe. Ambos anotaram 15 pontos na partida e Alemão, ainda colaborou com 11 rebotes. Quem também teve bom desempenho foi o ala/armador Jefferson Campos, autor de 12 pontos, oito assistências e sete roubos de bola.

Outra equipe a abrir a sexta edição do NBB com vitória foi o Winner/Kabum/Limeira. Atuando no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo, o time do interior paulista superou o Pinheiros/SKY, com tranquilidade, pelo placar de 91 a 53.

Depois de estrear com derrota nas últimas três edições do NBB, Limeira conseguiu abrir sua participação na temporada 2013/2014 do maior campeonato de basquete do país com um triunfo, fato que não ocorria desde a primeira temporada (a equipe não participou da edição 2009/2010).

Por fim, o Palmeiras/Meltex teve trabalho, mas abriu sua participação no NBB 2013/2014 com vitória. A equipe alviverde teve que segurar uma incrível reação do Paschoalotto/Bauru, que jogando em casa, se recuperou de uma desvantagem 19 pontos e colocou fogo no jogo. Mas no fim foi o clube de Palestra Itália conseguiu se sobressair, por 78 a 74.

A equipe palmeirense, jogou desfalcada dos norte-americanos Caleb Brown e Wiggins, mas teve como principal destaque o outro estadunidense do elenco, Tyrone Curnell, que anotou 19 pontos e apanhou 11 rebotes, um duplo-duplo logo na estreia. Outro que teve grande atuação foi o armador Neto, responsável por 16 pontos e quatro assistências.

Confira todas os resultados do NBB nesta quinta-feira:

Pinheiros/SKY 53 x 91 Winner/Kabum/Limeira
Macaé Basquete 84 x 79 Universo/Goiânia
São José/Unimed 87 x 72 Liga Sorocabana
Paschoalotto/Bauru 74 x 78 Palmeiras/Meltex
Mogi das Cruzes/Helbor 90 x 52 Vivo/Franca
SKY/Basquete Cearense 86 x 96 Unitri/Magazine Luiza

Fonte: LNB

 

    • Você é nosso visitante número
      18.214.892

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos