NOTÍCIAS

14/10/2019

ABASMO (São Miguel do Oeste) é campeã Estadual Sub-13 Feminino 2019

.:: abasmo_sao_miguel_do_oeste_e_campea_estadual_sub_13_feminino_2019_40691_1_pt.jpg ::.

 

Em uma manhã emocionante de basquete, a equipe da ABASMO (São Miguel do Oeste) se tornou a campeã Estadual Sub-13 Feminino 2019. O título foi conquistado neste domingo (13), após a última rodada do quadrangular final realizado no Ginásio Vereador José Lídio da Costa, em Penha. A equipe venceu o Basquete Penha por 54 a 52 e contou com a vitória da SATC (Criciúma) sobre a ASBB / São Bento do Sul por 57 a 56 na prévia para ficar com o título. Penha ficou com a prata e a SATC com o bronze. A atleta Suelem Pedroso (Penha) foi eleita a destaque da competição e a atleta Maria Vitória Lima (SATC) foi a cestinha.

O equilíbrio que marcou a competição também esteve no quadrangular final com a ABASMO e Penha terminando com duas vitórias e uma derrota, enquanto a SATC e a ASBB terminaram com uma vitória e duas derrotas cada. Com isso, a diferença foi, justamente, o confronto direto.

“Conseguimos o título na garra do Oeste, com jogadoras superando as contusões, mas as quatro equipes aqui poderiam ter ficado com o título, todas venceram pelo menos um jogo e estiveram em altíssimo nível. Isso é resultado de todo o investimento que é feito no basquete de base aqui em Santa Catarina e já está sendo reconhecido pelo país. Hoje somos um pólo nacional e temos vários projetos de sucesso, estão todos de parabéns”, falou o técnico campeão, Anderson Dalla Costa.

Além do equilíbrio, uma característica do torneio também foi a cumplicidade entre as atletas, algo presente em todos os jogos. Foram aproximadamente 50 meninas que conviveram durante a etapa e puderam se conhecer por meio do esporte, além de compartilhar experiências e valores como contou o técnico do Penha Basquete, Oswaldo Moreira. “Após o jogo eu falei para as atletas que a vida não se resume em um jogo de basquete, existem diversos espaços para elas se tornarem médicas, engenheiras, pilotos de avião, professoras, entre outras profissões, mas os exemplos de companheirismo e respeito dentro das quadras também se leva para a vida, e é com essa filosofia que se faz um trabalho educativo, formador e que elas se empoderem para enfrentar a vida”.

O Campeonato Estadual Sub-13 Feminino 2019 contou com 18 times e, aproximadamente, 270 atletas. Este foi o primeiro torneio do Projeto Basquete Para o Amanhã finalizado nesta temporada. O projeto atende as três categorias mais jovens da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e as equipes participantes recebem auxílio estrutural como tabelas, bolas, placares, e subsídio para despesas quando disputam competições estaduais. Além disso, a Federação promove cursos de capacitação aos técnicos com remuneração para priorizar as atividades nestas categorias.

O apoio se reflete nos números. Em 2019, 130 times participaram dos seis Campeonatos Estaduais (Sub-12, Sub-13 e Sub-15 Feminino e Masculino), cerca de 70% dos times que atuam no estadual. Além disso, entraram em quadra pelos estaduais mais de 2 mil atletas destas categorias. As atividades da Federação Catarinense de Basketball são resultado da parceria com a Trimania que apoia todas as atividades do social ao esportivo, da base ao alto rendimento.

Classificação Final Estadual Sub-13 Feminino:
1° - ABASMO
2° - Penha Basquete
3° - SATC/F.M.E.
4° - ASBB/FMD/São Bento do Sul
Destaque: Suelem Pedroso - Penha Basquete

Cestinha:Maria Vitória Lima (25.2 Média) - SATC

Fotos: Lucas Inácio / FCB
Assessoria de Comunicação - FCB
(48) 3224-8011

(48) 99620-2467 (Lucas Inácio)

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE BASKETBALL

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      16.585.616

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos