NOTÍCIAS

08/08/2019

Brasil derrota Porto Rico e garante vaga na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Lima

.:: brasil_derrota_porto_rico_e_garante_vaga_na_semifinal_dos_jogos_pan_americanos_de_lima_40104_1_pt.jpg ::.

A Seleção Brasileira Feminina derrotou Porto Rico nesta quarta-feira (07 de agosto), por 64 a 58 (32 a 31 no primeiro tempo), em jogo disputado no Coliseo Eduardo Dibós, na cidade de Lima, no Peru, válido pela segunda rodada da fase inicial dos Jogos Pan-Americanos 2019. Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico José Neto chegou aos quatro pontos, decorrentes de dois resultados positivos, garantindo classificação antecipada para a semifinal.

Depois de um quarto inicial equilibrado, com o selecionado nacional ficando apenas um ponto atrás, o início do segundo período não foi bom, já que a equipe porto-riquenha conseguiu se impor e abriu vantagem, contudo, o técnico José Neto foi acertando a equipe aos poucos, que cresceu gradativamente até conseguir a virada e fechar o primeiro tempo na frente – 13 a 14 (primeiro quarto) e 19 a 17 (segundo quarto).

No intervalo, o treinador brasileiro deu sequência ao trabalho de recuperação e o Brasil foi senhor absoluto das ações no terceiro período, marcando forte e atacando dentro do que havia sido estabelecido. Com isso, a vantagem cresceu (19 a 09).

Nos dez minutos finais, a Seleção Brasileira controlou bem a sua vantagem até quase o fim, quando Porto Rico converteu algumas bolas de fora e baixou a diferença, mas as jogadoras brasileiras souberam conter bem essa tentativa de recuperação do adversário (13 a 18).

“Estamos de parabéns, atletas e comissão técnica, pois o caminho é esse. Não tem muito o que falar, é um novo ciclo e uma nova era”, comentou a pivô Erika de Souza.

“Uma vitória importante, contra uma equipe que está jogando muito bem e que atua junta há um bom tempo. Tivemos uma atuação bastante coletiva, demos 16 assistências e jogamos com agressividade, mesmo com a possibilidade das nossas adversárias arremessarem lances livres; foi muito bom, visto que sabíamos da importância deste resultado positivo para termos uma chance de disputar medalha”, comentou José Neto.

Jogaram pela Seleção Brasileira: 03. Isabela RAMONA Lyra Macedo (09 pontos, 02 rebotes e 01 bloqueio); 05. Raphaella MONTEIRO da Silva (11 pontos, 01 rebote, 02 assistências, 01 bola recuperada e 01 bloqueio); 07. Patrícia Teixeira Ribeiro, a PATTY (04 pontos, 02 rebotes e 01 assistência); 08. Tainá Mayara da PAIXÃO (03 pontos, 01 rebote, 01 assistência e 01 bola recuperada); 09. LAYS da Silva (01 rebote e 01 assistência); 10. Tatiane Pacheco Nascimento, a TATI (03 pontos, 02 assistências e 01 bola recuperada); 11. Clarissa Cristina DOS SANTOS (12 pontos, 04 rebotes, 03 assistências e 01 bloqueio); 1; 14. Érika Cristina DE SOUZA (12 pontos, 03 rebotes, 01 assistência e 02 bolas recuperadas); 18. DÉBORA Fernandes da Costa (06 pontos, 02 rebotes, 05 assistências e 05 bolas recuperadas); 24. Stephanie Carmen SOARES (04 pontos, 03 rebotes e 03 bloqueios); e 77. Izabella Frederico SANGALLI.

A jogadora Aline Cristina Cezário de MOURA, como já foi divulgado, sofreu uma lesão na partida diante do Canadá e não atuará mais nesta competição, contudo, segue com o elenco em Lima.

O Brasil fecha sua participação na fase inicial nesta quinta-feira (08 de agosto), às 20h (de Brasília), contra o Paraguai, atuando no mesmo local. O resultado positivo garante a equipe brasileira na liderança do Grupo A.

“É um jogo que vamos para ganhar, o nosso objetivo é esse. Independente de já estar classificado ou não para a semifinal, estamos em um processo de trabalho em que buscamos sempre o resultado positivo. Vamos jogar contra uma equipe briosa, que apesar de algumas limitações, como o jogo interior, está atuando bem”, analisou José Neto.

De acordo com o regulamento, na primeira fase os selecionados jogam entre si, em turno único e dentro das suas respectivas chaves; e os dois melhores de cada uma delas se garantem na semifinal. Na semifinal, que será disputada no dia 09 de agosto (sexta-feira), às 20h e 23h (de Brasília), acontecem estes cruzamentos: 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 1º colocado do Grupo B x 2º colocado do Grupo A. Os vencedores disputam a medalha de ouro, enquanto os perdedores definem o ganhador da medalha de bronze, no dia 10 de agosto (sábado), a partir das 20h (de Brasília).

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.580.257

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos