NOTÍCIAS

06/02/2019

Dalila Bulcão: conheça a trajetória dessa campeã mundial com a Seleção Brasileira

.:: conteudo_38444_1.jpg ::.

Dalila Bulcão Mello é dona de uma história absolutamente particular no basquete. Ao lado da Rainha Hortência Marcari, Magic Paula e Janeth Arcain, a curitibana traz em seu currículo o título de Campeã Mundial em 1994, na Austrália. Aos 48 anos, a pivô tem a sua trajetória marcada no esporte da bola laranja.

Trajetória

Depois de começar no esporte em seu estado natal, o Paraná, Dalila chegou ao Santo André, grande polo do basquete feminino nacional, e, posteriormente, ao basquete universitário norte-americano. Após cinco anos nos Estados Unidos, a paranaense foi surpreendida no retorno ao Brasil com uma convocação para a Seleção Brasileira. Garantiu vaga no time que disputaria o Mundial da Austrália (1994) e voltou do outro lado do mundo como jamais sonharia: Campeã Mundial.

Descoberta pelo técnico Carlos Schneider, o Xexéu, a pivô de1,87m deu início à sua carreira no basquete juvenil do Clube Curitibano, aos 19 anos. Em 1989, foi morar nos Estados Unidos e formou-se em Zootecnia pela Universidade Texas State, defendendo o Lady Buffs até 1993. No seu retorno ao Brasil foi convocada para a Seleção Brasileira e, no ano seguinte, conquistou o título inédito. Dalila encerrou a carreira precocemente, aos 25 anos, logo após voltar a jogar no país.

“O basquete e o estudo proporcionaram os melhores momentos e as melhores oportunidades em minha vida. Seja um campeão no basquete, mas nunca deixe de estudar”, aconselha Dalila.

Porém, a campeã mundial não consegue ficar muito tempo longe das quadras. Dalila continua defendendo a Seleção Brasileira, só que agora na categoria máster.

Mãe de Maria Eduarda, de 16 anos, Dalila também está preparando a jovem para ser atleta. Hoje, tem uma vida ativa dentro do esporte e iniciou um trabalho na Prefeitura de Curitiba, em 2004, como educadora do basquete. A ex-pivô da Seleção Brasileira dá aulas para cinco turmas nas categorias Sub-15 e Sub-17 das seleções estaduais do Paraná.

Foto: Divulgação

Fonte: CBB

    • Você é nosso visitante número
      16.583.267

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos