NOTÍCIAS

19/06/2018

FIBA: NOVIDADES NAS REGRAS

.:: conteudo_36601_1.jpg ::.

No último domingo (17) a FIBA emitiu nota oficializando mudanças em algumas regras do basquete internacional. Ao todo foram 32 propostas enviadas ao Grupo Assessor de Regras (RAG) da FIBA – formado por especialistas da FIBA, NBA e National Collegiate Athletic Association – das quais 14 foram aprovadas, em reunião realizada nos dias 6 e 7 de julho deste ano. As alterações entrarão em vigor a partir de 1º de outubro deste ano. Entre as principais mudanças estão:
Artigo 36 – Falta Técnica

Nova regra: Se uma falta técnica for marcada, um lance livre será concedido. Após o lance livre, o jogo será reiniciado pela equipe que controlava a bola ou tinha direito à bola do ponto em que a falta técnica foi marcada.

Razão da mudança: Para evitar uma situação de penalidade dupla após uma falta técnica ser marcada e garantir o equilíbrio entre a equipe com a bola ou sem a bola.

Artigo 29 – 24 segundos

Regra emendada: 29.2.3 – O cronômetro de arremesso será resetado sempre que o jogo for interrompido por um oficial por uma falta ou violação cometida pela equipe no controle da bola. Nestas situações, a posse da bola será atribuída à equipe adversária que anteriormente tinha o controle da bola. Então:

– Se a reposição for administrada na quadra de defesa, o cronômetro de arremesso será zerado para 24 segundos.

– Se a reposição for administrada na quadra de ataque, o cronômetro de arremesso será reposto para 14 segundos.

Quando o cronômetro de jogo mostra dois minutos ou menos no último quarto e na prorrogação, depois de um pedido tempo pela equipe que tem direito à posse da bola em sua quadra de defesa, o técnico desse time tem o direito de decidir se a reposição será feita na quadra de ataque ou na quadra de defesa da equipe.

Se a reposição for feita na quadra de ataque da equipe, o cronômetro de arremesso será reiniciado da seguinte forma:

– Se o time tiver 14 segundos ou mais no cronômetro de arremesso no momento em que o jogo parou, o cronômetro de arremesso será redefinido para 14 segundos.

– Se o time tiver 13 segundos ou menos no cronômetro de arremesso no momento em que o jogo parou, o cronômetro continuará com o mesmo tempo do momento que o jogo foi parado.

Se a reposição for feita na quadra de defesa da equipe, o cronômetro de arremesso será reiniciado para novos 24 segundos ou continuará a partir do momento em que foi interrompido, conforme definido pelas regras.

Razão da mudança: Encurtar o tempo que o ataque tem à sua disposição para uma jogada, uma vez que a equipe já esteja na quadra de ataque. Para permitir mais oportunidades para arremessos ao longo de um jogo.

Artigo 35 – Falta dupla

Nova regra:

35.1 – Definição

35.1.1 – Uma falta dupla é uma situação na qual dois adversários cometem faltas pessoais um contra o outro aproximadamente ao mesmo tempo.

35.1.2 – Para considerar duas faltas como uma falta dupla, as seguintes condições serão requeridas:

Ambas as faltas são faltas de jogadores; As duas faltas envolvem o contato físico; As duas faltas são entre dois oponentes que a façam um ao outro; As duas faltas têm a mesma penalidade.

Razão da mudança: Simplificar os princípios de regras na situação em que dois oponentes cometem faltas pessoais um contra o outro aproximadamente ao mesmo tempo.

Artigo 39 – Briga

Nova regra: 39.3.1 – Independentemente do número de membros do banco da equipe desqualificados por deixar a área de banco da equipe, uma única falta técnica será marcada contra o técnico. Todo o pessoal do banco da equipe que, após deixar a área do banco, estiver ativamente envolvido em uma briga, será desqualificado de acordo com os respectivos artigos (Falta desqualificante “D”).

Razão da mudança: Penalizar os membros do banco da equipe por deixarem a área de banco da equipe durante a briga na quadra (estejam ou não envolvidos ativamente na briga).

Artigo 46 – Árbitro principal: Deveres e Poderes / Revisão Instantânea de Replay

Proposta de nova regra: 46.12

Últimos dois minutos do jogo 2:00:

– Se uma violação de interferência ofensiva ou defensiva foi chamada corretamente.

Durante qualquer momento do jogo:

– Após uma falta ter sido chamada erroneamente em um arremessador, alternando de dois para três lances livres e vice-versa

– Se uma falta pessoal, antidesportiva ou desqualificante atende aos critérios para tal ou deve ser atualizada ou desclassificada.

Razão da mudança: Para adicionar mais três casos para as situações de jogo do Sistema de Replay Instantâneo.

Lançamento após uma falta antidesportiva ou desqualificante

Nova regra: Após os arremessos de uma falta antidesportiva e desqualificante a reposição será realizada na quadra de ataque da equipe que sofreu a falta.

Razão da mudança: Para acelerar o jogo, permitir mais posses e, possivelmente mais pontos. Eliminar situações complexas após uma reposição da linha central da quadra.

Fonte: lnb.com.br

    • Você é nosso visitante número
      16.641.254

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos