NOTÍCIAS

14/06/2018

Com 10 clubes, FPB define datas e sistema de disputa do Estadual da Série A-1

.:: conteudo_36545_1.jpg ::.

Uma importante reunião entre os clubes do Campeonato Paulista da Divisão Especial Masculina da Série A-1 foi realizada na tarde desta quinta-feira (14), no auditório da Federação Paulista de Basketball (FPB), na Capital. Os clubes só não saíram da reunião com a tabela pronta, porque o Departamento Técnico tem até a próxima quarta-feira (20),  as datas com às disponibilidades nos seus respectivos ginásios.

O Campeonato terá início no próximo dia 28 de julho e tem término no dia 11 ou 12 de outubro. Contará com 10 equipes, inclusive São José e Corinthians, novos inscritos e que a partir de sábado (16) próximo, estarão decidindo a Liga ouro com acesso à NBB.

O sistema de disputa aprovado pelos clubes foi o mais propício pelo tempo e disponibilidades de datas das equipes. Na primeira fase, os 10 clubes jogarão um contra todos em turno e returno, classificando os seis primeiros colocados. Os dois primeiros colocados não irão participar do chamado primeiro playoff. O terceiro colocado jogará contra o sexto colocado, em partida única na casa do melhor classificado na primeira fase, o mesmo acontecerá com o terceiro e quarto colocados, definindo assim quem será o terceiro colocado para o segundo playoff, o mesmo com o quarto colocado x quinto colocados para definir à semifinal quem será o quarto colocado para o segundo playoff.

Na semifinal, o primeiro colocado na primeira fase, enfrenta o quarto classificado no primeiro playoff, e o segundo colocado irá enfrentar o terceiro colocado, em séries melhor de três partidas para definir os dois finalistas. A ideia é que à série melhor de três das finais, aconteça no período de 6 a 11 de outubro.

“Gostei muito da fórmula de disputa porque não pune nenhuma equipe grande que não conseguir uma boa classificação na primeira fase. Você classificando seis, fica difícil uma grande ficar fora e mesmo que classifique entre os quatro últimos, tem a chance de se recuperar”, afirmou o técnico do São José, Paulo César Martins, o Jaú. “Ainda não temos nosso planejamento para o Campeonato Paulista porque estamos disputando as finais da Liga Ouro. Depois disso, vencem os contratos dos jogadores, vamos começar a pensar na próxima temporada e consequentemente no Paulista”, completou Jaú.

O ex-técnico Lula Ferreira, atual supervisor do basquete do Sesi/Franca, foi o que mais participou da reunião, inclusive levando seu notebook com várias fórmulas de disputas. “Dentro do que temos de prazo e para não desgastar às equipes no começo da próxima Liga Nacional, foi a melhor fórmula que encontramos. O NBB deve começar no dia 13 de outubro e vai que os dois finalistas sejam os dois que irão jogar na abertura, como aconteceu no último campeonato, já tem um desgaste grande”, completou Lula.

Régis Marrelli, novo técnico do CA Paulistano, também gostou do sistema de disputa. "Não tinha o que fazer. O simples vai ser mais atrativo, justo e vai apurar p campeão da melhor forma", analisou o treinador do atual campeão paulista.

A reunião desta tarde na FPB contou com nove representantes que irão disputar o próximo Campeonato Paulista da Série A-1: CA Paulistano/Corpore, atual campeão estadual; Sesi/Franca, atual vice-campeão; mais Sendi/Bauru, Mogi/Helbor, EC Pinheiros, Osasco Basquete, Liga Sorocabana, Corinthians Paulista e São José.

Também ficou definido que todos os jogos serão transmitidos, via web, pela TVFPB.

 A reunião foi presidida pelo vice-presidente da FPB, Marco Antônio Aga, já que Enyo Correia está licenciado para fazer sua campanha de Deputado Estadual.

Fonte: Por Juarez Araújo

    • Você é nosso visitante número
      16.627.782

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos