NOTÍCIAS

13/04/2018

NBB CAIXA - Em jogo de 3 prorrogações, Minas bate Vitória e vai às quartas de final

.:: conteudo_35981_1.jpg ::.

No jogo mais longo da história dos playoffs, mineiros venceram "Batalha de Cajazeiras", fecharam série em 3 a 2 e voltaram às quartas depois de 8 anos

Foram necessários 55 minutos de jogo para definir a última vaga nas quartas de final do NBB CAIXA 2017/2018, mas no fim, deu Minas Tênis Clube. Em duelo épico no Ginásio de Cajazeiras, o clube mineiro venceu o Jogo 5 das oitavas de final após três prorrogações, na noite desta quinta-feira, por 117 a 111, e garantiu um lugar entre os oito melhores times do país.

É difícil explicar em palavras o que foi esse Vitória x Minas. Quando tudo parecia resolvido, algum dos times reagia e mudava a história. Nunca antes na história dos playoffs do NBB CAIXA uma partida foi para a terceira prorrogação. Ao todo, foram 14 trocas de liderança e sete empates no placar, sendo três deles gerando tempos extras. Emoção de sobra e empates épicos. Que jogo, amigos...

“Três prorrogações, um jogo muito igual. Nosso time é isso, é muita garra, coração, foi por isso que vencemos esse jogo hoje. Tínhamos que equilibrara o emocional e racional, felizmente conseguimos fazer isso, principalmente na última prorrogação”, analisou o decisivo Wesley Castro, do Minas.

O placar de 117 a 111 foi a segunda partida de maior pontuação na história do NBB CAIXA (228 somados), atrás apenas de Paulistano x Vila Velha na edição 2012/2013, por 126 a 120 (246 somados). Além disso, os 117 pontos do Minas representaram a maior marca ofensiva de um time na atual temporada. Essa, no entanto, não foi a partida mais longa da história do NBB CAIXA. Ficou atrás de Palmeiras x Uberlândia na edição 2012/2013, no Ginásio Palestra Itália, que teve quatro prorrogações.

+Estatísticas, fotos, vídeos e a matéria completa de Vitória x Minas

Depois da emocionante classificação, o Minas terá o líder Flamengo pela frente nas quartas de final. A série quartas de final começará no domingo (15/08), às 14 horas (de Brasília), na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG), com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

Os grandes destaques do Minas na épica batalha de Cajazeiras ficaram por conta do ala/armador norte-americano Evan Roquemore, que registrou 32 pontos (6/14 nas bolas de 3) e estabeleceu seu novo recorde pessoal no NBB CAIXA, e o ala/pivô Wesley Castro, que em 20 minutos em quadra foi autor de 24 pontos (4/5 nas bolas de 3), sendo 11 deles consecutivos na segunda prorrogação.

Com a classificação, o Minas voltará a disputar as quartas de final do NBB CAIXA depois de oito temporadas. A última vez foi na edição 2009/2010, contra o Joinville (3 a 0), que curiosamente tinha no elenco o atual treinador minastenista, Flávio Espiga, como armador. Aquela, inclusive, foi a última vez que o clube mineiro venceu uma série de playoff.

Mesmo com a derrota, o Vitória perdeu de cabeça em pé e merece todos os aplausos do mundo pela épica partida. Os destaques da equipe baiana ficaram por conta dos (decisivos) norte-americanos Nick Okorie, autor de 29 pontos, sendo 14 deles de lance livre, e Kenny Dawkins, que deixou a quadra com 21 pontos nos 46 minutos em que ficou em quadra.

Com a eliminação nas oitavas, o Vitória fechou a décima edição do NBB CAIXA na décima colocação. A equipe terminou a fase de classificação na oitava posição, mas acabou terminando em décimo no geral por conta da eliminação do Pinheiros, sétimo na primeira fase, que por ter uma campanha melhor ficou com a primeira posição fora do grupo dos oito primeiros que estão nas quartas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Quartas de final começam neste sábado

Depois da definição da última vaga, as quartas de final começarão já neste sábado (14/04), com o duelo entre Banrisul/Caxias Basquete (5º) e Mogi das Cruzes/Helbor (4º), no Ginásio Vasco da Gama, na serra gaúcha, às 14 horas, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

+Os ingredientes: veja 4 motivos para não perder Mogi x Caxias

Os demais confrontos serão entre Flamengo (1º) e Minas Tênis Clube (9º), Paulistano/Corpore (2º) contra Solar Cearense (10º) e o clássico entre Sesi Franca Basquete (3º) e Sendi/Bauru Basket (4º). 

Confira o calendário completo das quartas de final:

– Flamengo (1º) x Minas Tênis Clube (9º)
Jogo 1 – 15/04 (domingo), às 14 horas, Arena Minas, em Belo Horizonte (ao vivo no SporTV)
Jogo 2 – 17/04 (terça), às 20h30, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (ao vivo no Facebook)
Jogo 3 – 19/04 (quinta), às 19h30, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (ao vivo no SporTV)
Jogo 4* – data e horário a definir, na Arena Minas, em Belo Horizonte
Jogo 5* – data e horário a definir, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro

– Paulistano/Corpore (2º) x Solar Cearense (10º)
Jogo 1 – 16/04 (segunda), às 21horas, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (ao vivo no SporTV)
Jogo 2 – 20/04 (sexta), às 19h30, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 22/04 (domingo), às 11 horas, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo (ao vivo no Facebook)
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Antonio Prado Jr., em São Paulo

– Sesi Franca Basquete (3º) x Sendi/Bauru Basket (6º)
Jogo 1 – 16/04 (segunda), às 19 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (ao vivo no SporTV)
Jogo 2 – 19/04 (quinta), às 21 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo no Facebook)
Jogo 3 – 21/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca (ao vivo na Band)
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Pedrocão, em Franca

– Mogi das Cruzes/Helbor (4º) x Banrisul/Caxias Basquete (5º)
Jogo 1 – 14/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias (ao vivo na Band)
Jogo 2 – 18/04 (quarta), às 19h30, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi (ao vivo no SporTV)
Jogo 3 – 20/04 (sexta), às 21 horas, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi (ao vivo no Twitter)
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio Vasco da Gama, em Caxias
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi

*se necessário

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.571.810

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos