NOTÍCIAS

19/10/2012

PRIMEIRO ENCONTRO DE ARBITRAGEM FEMININO

.:: conteudo_1_2907.jpg ::.

São Paulo, SP – O 1º Encontro de Arbitragem Feminino, organizado em parceira com a Confederação Brasileira de Basketball (CBB), foi realizado de 12 a 14 de outubro no Colégio Anglo-Americano, em São Paulo. O evento foi ministrado pelo Coordenador de Arbitragem da CBB, Marcelo Ávila, e pelo Supervisor de Arbitragem da CBB, José Augusto Piovesan Neto. As árbitras que participaram do encontro irão apitar os jogos do Novo Basquete Brasil (NBB) e a Liga de Basquete Feminino (LBF).

"Essa reunião serviu para falarmos do histórico e a atuação da arbitragem feminina no cenário brasileiro e internacional. Estiveram presentes algumas das principais árbitras do país. Estamos planejando organizar anualmente esse fórum feminino, mas será em todo Brasil", comentou Ávila.

Em 2011, a FIBA Américas organizou o evento de arbitragem feminino na cidade de Pitalito, na Colômbia. A comissária da FIBA Américas Fátima Aparecida da Silva, uma das organizadoras da primeira edição nacional, falou sobre os objetivos do evento.

"Foi dado o pontapé inicial. Fizemos este evento nos moldes do que a FIBA Américas organizou no ano passado. O Brasil foi o país que mais teve árbitros presentes em Pitalito, com um total de 13 árbitras. Nossa ideia é fortalecer o quadro nacional de arbitragem feminino por meio desses Fóruns, onde podemos debater, assistir palestras com árbitros de ponta e trocar experiências".

Segundo Fátima, o encontro em São Paulo reuniu três gerações da arbitragem. "Foi muito bom unir essas gerações e falar de basquete com pessoas de idades tão diferentes. Esse é um movimento que a FIBA também vem realizando pelo mundo e, junto com a CBB, queremos fazer ainda muitos encontros. Precisamos aumentar o quadro nacional".

A Coordenadora de Arbitragem da Liga Nacional de Basquete, Flávia Almeida, também esteve presente no evento. 

"Acho muito importante esse movimento das mulheres, que estão em menor número no quadro de arbitragem brasileiro e mundial. No NBB, por exemplo, dos 53 árbitros apenas seis são mulheres. Vai ser muito bom realizar esse evento anualmente".

    • Você é nosso visitante número
      16.640.604

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos