NOTÍCIAS

10/12/2011

BASQUETE FEMININO: COMEÇA A LBF

.:: conteudo_1_259.jpg ::.

TRÊS JOGOS ABREM SEGUNDA EDIÇÃO DA LIGA DE BASQUETE FEMININO NESTE SÁBADO

 

A segunda edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012 será aberta neste sábado (10 de dezembro), com a realização de três partidas: às 15h00, Americana recebe a visita do Ourinhos Basquete, no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV; às 18h00, o São Caetano/Drummond encara o São José/Shopping Colinas, no ginásio Armando Lima e Silva Corujeira, em São Caetano do mesmo horário, o Blumenau Vasto Verde/UNIASSELVI/FMD faz sua estreia contra o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC, no ginásio do Vasto Verde, na cidade de Blumenau (SC).

 

Americana x Ourinhos Basquete

O jogo de abertura traz um clássico tradicional, pois reúne duas equipes de expressão no basquete feminino paulista e nacional. O Americana, comandado pelo técnico Luiz Zanon, manteve a base da temporada passada, reforçando seu elenco com duas atletas internacionais: a pivô norte-americana Sandora Irvin e a ala colombiana Yanet Acosta. Os outros destaques são Babi, Clarissa, Mamá (recuperada de contusão), Karla e Carina Fellipus e Fernanda Beling.

 

“Estreia sempre traz certa ansiedade, mas fizemos um trabalho bom de pré-temporada, é claro que o time não estará ainda no ideal, mas estamos preparados para iniciar bem a competição, ainda mais jogando em casa, com apoio dos nossos torcedores. Vamos enfrentar uma equipe que vem trabalhando bem e que conta com jogadoras de qualidade, por isso, temos que estar atentos durante os 40 minutos”, comenta Zanon, que não poderá contar com a colombiana Yanet Acosta, que ainda não tem condição de jogo, e Fabi, que se recupera de contusão.

 

Já Ourinhos, dirigido pelo experiente Antônio Carlos Barbosa, também aposta na base da temporada anterior, reforçada pela colombiana Narlyn Mosquera, de 21 anos, que, entretanto, não estará em quadra nesta estreia, e pela pivô Kelly Santos, que atuou no basquete turco na última temporada e acertou o seu retorno. A pivô cubana Plutin e a armadora/ala Bethânia estão contundidas e desfalcam a equipe nas primeiras rodadas. Os outros destaques são Silvia Gustavo (Sil) e Patrícia Ferreira (Chuca).

 

“A equipe de Americana joga com muita intensidade e conjunto, enquanto Ourinhos tem uma mescla de juventude e experiência. Trabalhamos muito para unir isso, pois sabemos que, só assim, poderemos superar um forte adversário como esse da estreia e outros que virão pela frente no decorrer do campeonato”, analisa Kelly.

 

Outra novidade será a jovem atleta Kananda Benedicto Ribeiro, de apenas 15 anos (a mais jovem do campeonato), um dos destaques da equipe Infanto-juvenil de Ourinhos e campeã sul-americana pela Seleção Brasileira sub-15, que foi inscrita para a LBF e comporá pela primeira vez, o banco de reservas da equipe.   

 

São Caetano/Drummond x São José/Colinas Shopping

O São Caetano/Drummond, da técnica Vânia Paulette, aposta em uma base jovem, contando com atletas formadas em suas categorias de base e algumas que se destacaram na disputa do Campeonato Paulista da Série A-2. Destaque para a pivô Eliane, a lateral Júlia e a lateral Sheila.

 

“São José tem um time um pouco mais experiente, mas a expectativa é de uma partida equilibrada, com as duas equipes entrando em quadra com uma base jovem. O nosso time deve sentir um pouco essa estreia, já que algumas jogadoras irão disputar pela primeira vez esta competição e a meta é atuar sempre com disposição e apresentar um bom basquetebol, fazendo com que estas jovens atletas cresçam e saibam como é disputar uma competição forte como essa”, relata Paulette.

 

O São José/Colinas Shopping, dirigido pelo técnico Carlos Lima, também aposta em uma base jovem, contando com jogadoras formadas no seu trabalho de base e com alguns reforços mais experientes, como é o caso da pivô Alessandra Oliveira, campeã Mundial com a Seleção Brasileira em 1994 e que atuou por muitos anos fora do Brasil. Os outros destaques do elenco são: Izabela, Tatiana Nascimento e Patrícia Ribeiro.

 

“Vai ser a estreia dos dois times, no nosso caso é a primeira partida na Liga de Basquete Feminino (LBF) e esperamos começar com o pé-direito, vencendo ao lado da nossa torcida. Estamos em fase de adaptação, com a equipe devendo crescer ao longo da competição, mas esperamos fazer um bom jogo temos que esperar os 40 minutos para saber como foi a nossa produção em quadra”, relata Alessandra.

 

Blumenau Vasto Verde/UNIASSELVI/FMD x Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC

O representante catarinense fará sua estreia na competição, contando com um elenco mesclado de jogadoras experientes – Cintia Luz (a mais velha da competição), Patrícia, Juliana Fernandes, a cubana Yuli e Flávia – e outras mais jovens – Gabi, Bruninha, Fabi e Roberta. O técnico João Almeida Camargo Neto espera fazer um bom jogo nesta estreia.

 

“Vamos enfrentar uma equipe tradicional e forte, comandada pelo técnico Edson Ferreto, que é um técnico de alta qualidade, mas o nosso time tem a expectativa de fazer um bom jogo e lutar pelo resultado favorável. O aspecto coletivo vai ser o ponto alto do nosso time, uma vez que a ideia é usar a força individual de cada uma das jogadoras em prol do grupo”, relata Camargo.

 

Já a equipe catanduvense, comandada pelo experiente Edson Ferreto, manteve a base da última temporada. Os destaques são: Gattei, Palmira, Natália Burian, Fabi Guedes e Gil.

 

“Estreia é sempre estreia, mas treinamos forte durante a semana e estamos focadas para este primeiro jogo, porque a tendência é que as partidas sejam todas muito iguais e equilibradas. Por conta disso, não podemos vacilar em nenhum momento e temos que aplicar o que treinamos, além de atuar em busca da primeira vitória na abertura desta segunda edição da LBF”, comenta Fabiana Guedes, pivô do Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva.

 

“Sei que é um grupo que já está um tempinho jogando junto, são meninas experientes, e que, com certeza, estará atrás da vitória, por isso, não será nada fácil esta estreia”, acrescenta a jogadora de Catanduva, fazendo uma análise sobre o representante catarinense.

 

REGULAMENTO

O regulamento da segunda edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) é este: na fase inicial, as nove equipes participantes jogam entre si, em turno e returno, e os oito melhores colocados na classificação geral avançam ao playoff – quartas-de-final.

 

Nas quartas, ocorre o cruzamento da seguinte maneira: 1º colocado x 8º colocado, 2º colocado x 7º colocado, 3º colocado x 6º colocado e 4º colocado x 5º colocado. Esta disputa ocorre em melhor-de-três jogos, ou seja, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias avançam ao playoff – semifinal, que também definirá os dois finalistas em séries melhor-de-três.

 

A decisão, diferente da temporada passada, seguirá o modelo das duas etapas anteriores dos playoffs, ocorrendo também através de uma série em melhor-de-três partidas.

 

Os participantes são estes: Santo André/Semasa (Santo André-SP), Ourinhos Basquete (Ourinhos-SP), Americana (Americana-SP), Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC (Catanduva-SP), São Caetano/Drummond (São Caetano do Sul-SP), Basquete Clube (Araçatuba-SP), São José/Colinas Shopping (São José dos Campos-SP), Blumenau Vasto Verde/Uniasselvi/FMD (Blumenau-SC) e Maranhão Basquete (São Luis-MA).

 

Patrocinadora Oficial: Eletrobras

Patrocinador: Bradesco

Parceiros Oficiais de Mídia: SporTV e Globo

Parceiro: Brunoro Sport Business (BSB)

Apoio: Ministério dos Esportes e Projeto de Incentivo

Chancela: Confederação Brasileira de Basketball (CBB)

Fonte: ASE

(11) 5584-0176 / 8700-9941

    • Você é nosso visitante número
      16.555.922

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos