NOTÍCIAS

10/04/2012

NBB: SÃO JOSÉ TERMINA EM PRIMEIRO; CLASSIFICAÇÃO

NBB - São José termina com a melhor campanha

No confronto que definia a liderança, São José supera Pinheiros, em casa, e garante o primeiro lugar. No outro confronto da noite, Bauru vence Brasília e fica em sexto lugar

O São José/Unimed/Vinac encerrou a fase de classificação do NBB com a primeira colocação. O time do interior de São Paulo superou, nesta terça-feira, o vice-líder Pinheiros/SKY, por 66 a 64, e terminou a temporada regular com a melhor campanha, 23 vitórias e cinco derrotas (82,1% de aproveitamento). O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O ala norte-americano do São José, Andre Laws, foi o grande destaque da partida, com 23 pontos. Pelo Pinheiros, o ala Marquinhos também se destacou, com 19 pontos.

Sem se intimidar com a torcida da casa, que lotou o Ginásio Lineu de Moura, o Pinheiros teve um bom início de jogo. O ala Marquinhos comandou as ações ofensivas da equipe da capital de SP, que abriu 12 a 4. Aos poucos, o São José foi se recuperando em quadra e, com bom desempenho do ala norte-americano Andre Laws, a diferença foi caindo. No último lance do primeiro quarto, o ala Dedé acertou um arremesso quase do meio da quadra para deixar a vantagem para apenas três pontos (18 a 15).

Logo nos primeiros minutos da segunda etapa, o São José empatou o jogo e o técnico do Pinheiros, Claudio Mortari, pôs o ala Renato em quadra. O jogador entrou bem, anotou nove pontos, e foi fundamental para que a equipe pinheirense recuperasse a vantagem no placar, que chegou a ser de nove (38 a 29). Porém, novamente, os joseenses foram buscar nos minutos finais e baixaram a diferença para apenas quatro pontos (38 a 34).

O Pinheiros continuou impondo o ritmo do jogo na volta do intervalo. O ala Marquinhos passou a chamar novamente as ações ofensivas da equipe da capital, que manteve uma vantagem de oito pontos por quase todo o terceiro quarto. Dessa vez, o time da casa não foi capaz de encostar nos momentos finais do período, que terminou a favor dos visitantes, 56 a 48.

No último quarto, o São José reagiu logo nos primeiros minutos. Após um lindo lance do armador Fúlvio, que passou uma bola de "rosca" para a enterrada do pivô Murilo, os donos da casa encostaram quatro pontos (56 a 52) para delírio da torcida. Momentos mais tarde, a diferença caiu para apenas um ponto (58 a 57) e, faltando 4 minutos, os mandantes empataram o jogo, com um lance livre do ala Dedé (64 a 64).

O equilíbrio se manteve até o final do confronto. As equipes ficaram mais de três minutos sem pontuar, quando aos 18 segundos, Dedé foi para os lances livres e acertou ambas as cobranças para por São José na liderança (66 a 64). Com a última posse de bola nas mãos, o armador argentino Juan Pablo Figueroa não acertou o arremesso de 3 pontos que daria a vitória ao Pinheiros.

"Nossa equipe já vinha jogando bem, mas vencer um jogo decisivo como esse, virar no finalzinho e conseguir chegar na primeira colocação é muito bom. A equipe mereceu ficar com a primeira posição e, agora, temos que fazer valer esse mando de quadra até a final", comemorou o pivô do São José, Murilo.

Apesar da derrota, o Pinheiros ficou com o segundo lugar, graças a derrota do Uniceub/BRB/Brasília para o Itabom/Bauru, e também terá a vantagem de poder jogar a maioria das séries de playoffs em casa, exceto uma possível decisão contra o São José.

"Não perdemos para qualquer equipe. Vendemos caro essa derrota, perdemos na última bola. Independente da derrota, conseguimos nosso objetivo, que era manter o mando de quadra até a semifinal. Agora, vamos seguir trabalhando para nos preparar bem para os playoffs", comentou o ala Marquinhos.


Bauru fica com o sexto lugar

Na última partida do NBB, o Itabom/Bauru conseguiu subir um posto na tabela de classificação. O time do interior paulista venceu, nesta terça-feira, o Uniceub/BRB/Brasília, em casa, por 96 a 80, e assumiu a sexta colocação na competição, empatado com o Paulistano/Unimed, mas superando o rival no confronto direto.

O ala do Bauru, Gui, foi o grande nome da partida, anotando 28 pontos (cinco arremessos de 3 pontos convertidos). Pelo Brasília, o ala Alex também se destacou, sendo o cestinha do jogo com 32 pontos.

"Fechamos a fase de classificação com um bom resultado e vamos com mais moral para os playoffs. Alguns jogadores importantes estão retornando de lesão e estamos mais bem preparados para enfrentar as oitavas de final", afirmou o armador do Bauru, Lucas, que anotou 15 pontos no jogo.

O time comandado pelo técnico Guerrinha enfrenta, agora, nas oitavas de final dos playoffs do NBB a Liga Sorocabana, que terminou a fase de classificação na 11ª posição. Já o Brasília encerrou a fase de classificação empatado com Pinheiros e Flamengo, mas no confronto direto entre as equipes, ficou com a terceira colocação.


Confira como ficou a tabela de classificação do NBB 2011/2012:

1º São José - 23 vitórias / 5 derrotas
2º Pinheiros - 21v / 7d 
3º Brasília - 21v / 7d
4º Flamengo - 21v/ 7d
5º Uberlândia - 18v / 10d
6º Bauru - 17v / 11d
7º Paulistano - 17v - 11d
8º Joinville - 14v / 14d
9º Limeira - 13v / 15d
10º Franca - 13v / 15d
11º Liga Sorocabana - 11v / 17d
12º Tijuca - 9v / 19d
13º Minas - 9v / 19d
14º Araraquara - 2v / 26d
15º Vila Velha - 1v - 27d

As datas dos playoffs de oitavas de final serão divulgadas pelo Departamento Técnico da Liga Nacional de Basquete na manhã desta quarta-feira.

Fonte: LNB

    • Você é nosso visitante número
      16.641.090

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos