ENTREVISTAS

CRISTIANO MARANHO, ÁRBITRO DE UMA FINAL OLÍMPICA, LONDRES 2012 E UMA FINAL DE MUNDIAL, NA TURQUIA, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

.:: conteudo_1_5232.jpg ::.

Cristiano Jesus Maranho

            Jogava basquete na equipe de Apucarana, no seu estado,  Paraná, mas como acontece no nosso basquete, uma cena não rara, sua equipe acabou. Ele queria continuar no basquete. Ele ouviu o conselho de seu técnico: hoje tem um invejável currículo no mundo do basquete com direito a apitar inúmeras competições internacionais, entre elas uma final olímpica, Jogos de Londres, 2012 e uma final de um Mundial entre Estados Unidos x Turquia.

            Além de todo esse currículo, ele tem muito mais que só quem o conhece pessoalmente sabe, e você leitor que tiver uma oportunidade de ver um jogo em que ele atuar, procure-o para conversar um pouco e verá que além do profissionalismo, competência que tem de sobra, ele é dono de um carisma enorme e vai transmitir a você um verdadeiro amor ao basquete.

            Ele é Cristiano Jesus Maranho, árbitro internacional desde 1998, que gentilmente aceitou ser meu entrevistado de hoje, confira:

 

 Maranho,quero que você fale um pouco de você, dentro do basquete, antes de tornar-se árbitro.

Bom primeiramente eu gostaria de agradecer a oportunidade que o seu site esta me dando, para que as pessoas conheçam um pouco melhor, não somente o árbitro, mas também o ser – humano Cristiano Maranho.

Mas vamos às perguntas, acredito que quase todos os árbitros praticaram este esporte maravilhoso, e comigo não foi diferente, eu jogava basquete no time profissional de Apucarana – PR, e meu técnico Ailton Arruda (Ita), além de técnico também era árbitro da federação paranaense, após sermos vice-campeões dos jogos abertos de Ponta Grossa em 1994, o nosso time foi desfeito, e como eu não era assim um “grande jogador”, falei com o meu técnico que gostaria de continuar no basquete, e foi aí que ele me falou para fazer o curso de arbitragem, fiz o curso em 1995 pela federação e em 1996 fui chamado para fazer o curso para árbitro nacional na cidade de Curitiba, fui aprovado, e em 1998 também fui chamado para fazer o teste para árbitro internacional, que seria realizado no Brasil, fiz o teste e fui aprovado, desde então continuo buscando alcançar todos os meus objetivos que tracei para a minha carreira.

 

 E quando começou o gosto pela arbitragem? Teve alguma influencia determinante?

Desde que jogava eu gostava de apitar os treinos das categorias de base, pré-mini e mini, tive grande influência do meu ex-técnico, o Ailton Arruda (apelido de ITA).

 

 Como é o curso para se formar em árbitro de basquete, desde o iniciante até a categoria internacional?

Primeiramente você tem fazer o curso em sua federação, ser aprovado, depois ser indicado pela sua federação para fazer o teste para árbitro nacional e depois ser indicado pela confederação para fazer o teste para árbitro internacional, o resto depende de você ser aprovado nos testes, que consistem em três testes: o teórico, o físico e o prático.

 

 Como é apitar uma final de um Mundial, EUA  x Turquia, na casa dos turcos?

Chegar a apitar uma final de um grande evento da FIBA, não é fácil, ainda mais agora com a mecânica de três árbitros, por exemplo, na Turquia estavam selecionados para apitar o mundial os 40 melhores árbitros do planeta, dos 5 continentes, então a concorrência não é fácil, da mesma maneira que as equipes querem chegar à medalha de ouro, os árbitros também desejam apitar a partida final, esta é a medalha de ouro da arbitragem, apitar a final do campeonato. Para mim, apitar aquela partida foi à coroação de uma carreira.

 Quais as dificuldades que você encontra hoje para você trabalhar, como viagens, falta de estrutura de algum ginásio e até mesmo, com problemas que alguns torcedores mais exaltados, costumam agir?

Procuro ser extremamente profissional, pois de qualquer maneira, o árbitro tem que fazer o seu melhor para que o jogo tenha um vencedor justo. Os problemas de estrutura e também os torcedores exaltados, não podem tirar o foco do árbitro, que é fazer o que sabe fazer de melhor, apitar basquete, e isto é que tenho como meta, esquecer o que tem fora das 4 linhas e me concentrar somente no que sei fazer.

 

  Qual foi sua partida inesquecível?

Bom, todas as partidas marcam a gente de uma forma ou de outra, graças a DEUS, consegui apitar tudo o que um árbitro internacional sonha em apitar, apitei todos os campeonatos mais importantes do planeta, e hoje posso dizer, após ter apitado as duas finais mais importantes da FIBA (JOGOS OLÍMPICOS E CAMPEONATO MUNDIAL MASCULINO ADULTO), que a partida inesquecível para mim foi à final do Mundial na Turquia, os jogos olímpicos são glamorosos, todos os esportes envolvidos etc. Mas o mundial, é específico da sua modalidade tudo e todos estão voltados unicamente para o basquete, a cidade que sedia o evento respira basquete. Então digo de coração que o jogo inesquecível para mim foi à final do campeonato mundial adulto, na Turquia.

 

  O basquete já deixou você triste alguma vez?

Sim, infelizmente sim. Jogadas políticas, bastidores, falsidade. Acredito que o árbitro deve chegar a alcançar seus objetivos, trabalhando duro dentro da quadra e não nos bastidores.

 

 Falta de ataque ou de defesa, como é o olho clínico do árbitro, para decidir tudo isso, instantaneamente, no momento que a  velocidade do jogo é alta sem falar da cobrança da torcida?

Muito estudo e treinamento, dedicação e tempo de quadra, isto se chama experiência, somente com o tempo o árbitro consegue decidir em uma fração de segundos, o que é falta de defesa ou de ataque, mas como todas as decisões tomadas muito rápidas, às vezes até mesmo os árbitros mais experientes podem se equivocar, somos seres humanos iguais a todos, também cometemos erros, é claro que tentamos minimizá-los, o máximo possível. 

 

  Um  fato curioso em sua carreira

Viagem para a China, apitar as finais do campeonato chinês, foram 15 dias comendo coisas muito estranhas para nós, mas claro que para eles eram as coisas mais normais do mundo. Aprendi muito nestes 15 dias, como saber respeitar as diferenças entre culturas e principalmente dar valor a nossa culinária rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs.

 

COMPETIÇÃO DE TRÊS PONTOS
 

 

 Uma cidade - Istambul

 Um país - Grécia

 Prato preferido  - Churrasco

 Um sonho realizado -  Constituir uma família

 Um sonho a realizar – Muitos, sem sonhos, não somos nada.

  Um ídolo no basquete – Geraldo Miguel FONTANA

 Uma mulher  bonita –  Minha esposa (Josélia) e minha filha (Maria Ruth)

 Imprensa  - Meio de comunicação importantíssima.

 Um livro -  A Arte da Guerra

Uma música -  Andança

  Amor -  Família

 Amizade -  Poucas, mas verdadeiras.

 Deus – O centro de tudo.

O que mais gosta -  de estar perto da minha família e das pessoas que eu gosto.

 O que mais detesta -  pessoas falsas, que fazem tudo pelos bastidores.

 A cesta mais certeira de sua vida –  encontrar minha esposa e constituir minha família.

Maranho, agradeço sua sempre atenção para com todos nós da imprensa e quero que deixe uma mensagem para os meus leitores.

Como disse antes, que eu agradeço pela oportunidade desta entrevista, queria deixar uma mensagem, para que olhem com carinho para este profissional, que abdica do tempo de passar com sua família e as pessoas queridas, para tentar conduzir este esporte emocionante e apaixonante que é o basquete. Erramos sim, mas sempre tentando fazer o melhor para o JOGO, não para o time A ou para o time B, e sim para o que é melhor para o jogo.

Um grande abraço a todos os leitores do site, e todos os amantes do basquete.

Atenciosamente;

Cristiano Maranho.

 

 UM POUCO MAIS SOBRE CRISTIANO MARANHO

FormaçãoBacharel em História (UNIASSELVI – 2009)Outras informaçõesPrimeiro campeonato oficial: Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino - Divisão Especial (Pará - 1997)

Árbitro Internacional desde 1998

Principais campeonatos nacionais: 

- Campeonato Nacional de Basquete Masculino (desde 1999)
- Campeonato Nacional de Basquete Feminino (desde 1999)
- Copa Brasil (sul, norte, centro-oeste, nordeste)
- Super Copa de Basquete
- Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino - Divisão Especial (1997 e 2008)
- Jogos da Juventude

Principais campeonatos internacionais: 

- Sul-Americano de Clubes Adulto Feminino (Brasil - 1998)
- Sul-Americano de Clubes Masculino (Bolívia – 1998 e Venezuela - 2000)
- Pré-Olimpico das Américas Adulto Feminino (USA – 1999)
- Torneio Amistoso de Toronto Adulto Masculino (Canadá – 2000)
- Istambul World Cup Adulta Masculina (Turquia - 2002)
- Liga Sul-Americana (diversos desde 2002)
- Campeonato Mundial Junior Masculino (Grécia - 2003)
- Torneio Super Four (Argentina - 2004)
- Torneio Internacional de Acrópolis (Grécia - 2004)
- Torneio Internacional de Alicante (Espanha - 2004)
- Torneio Internacional Reggio Calabria (Itália - 2004)
- Campeonato Sul-Americano Adulto Masculino (Brasil - 2004) – decisão da medalha de bronze
- Campeonato Mundial Sub-21 Masculino (Argentina - 2005)
- Copa América – Pré-Mundial Adulto Masculino (República Dominicana – 2005)
- Sul-Americano Juvenil Masculino (Venezuela – 2006)
- Campeonato Mundial Adulto Masculino (Japão - 2006) – Semifinal: USA x GRE
- Jogos Pan-Americanos (Rio de Janeiro - 2007) – decisão da medalha de bronze
- Liga das Américas (desde 2007)
- Sul-Americano de Seleções Adulto Masculino (Chile – 2008)
- Jogos Olímpicos de Pequim (China – 2008) – Semifinal ESP x LIT (Masc) e USA x RUS (Fem)
- Final Four – Liga Sul-Americana de Clubes (Argentina – 2009)
- Copa América/Pré-Mundial Masculino – (Porto Rico – 2009) – decisão da medalha de bronze
- Final Four da Liga das Américas (Argentina - 2009/2010) – Jogo final
- Campeonato Mundial Adulto Masculino (Turquia - 2010) – Final: USA x TUR
- Campeonato Chinês Adulto Masculino (2010)
- Campeonato Centro Americano Masculino/Pré-Mundial (Rep. Dominicana/2010) – Final: DOM x PUR
- Pré-Olímpico das Américas Adulto Masculino (Argentina - 2011) - decisão da medalha de bronze
- Pré-Olímpico Asiático Adulto Masculino (China - 2011) - Semifinal e Final: China x Jordânia

    • Você é nosso visitante número
      16.654.887

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos