JEFFERSON, EX-TÉCNICO DO PARAÍSO BASQUETE É CONTRATADO PELO GINÁSTICO (BH)
JEFFERSON LOUIS TEIXEIRA, É O NOVO TÉCNICO DO GINÁSTICO
Jefferson começou seus dribles na sua cidade natal, São Sebastião do Paraíso, sob o olho mágico do treinador Luizão, este francano que muito contribuiu para o basquete dessa cidade mineira.
Jefferson, pelo tamanho de seu basquete, foi obrigado a sair de sua cidade para jogar basquete em outros grandes centros como Poços de Caldas, Casa Branca e saindo do eixo Minas-São Paulo, fez sucessos nas quadras de Goiás, do Paraná e chegando a ajudar a seleção brasileira de base.
Num domingo de maio de 2002, nesta bela data (05.05.2002), durante o campeonato nacional, e então cestinha do Universo Ajax, de Goiás, chegando a ultrapassar os 40 pontos num só jogo, foi a vez do grande atleta paraisense jogar no Templo do Basquetebol Brasileiro, o ginásio Pedrocão na cidade de Franca, recordo como se fosse hoje, Jefferson por estar contundido, jogou apenas 12 minutos e anotou 18 pontos, duas cestas de três em três tentativas e converteu oito lances livres em oito tentativas.
Ele encantou a todos os francanos fazendo com que a diretoria do clube paulista o contratasse.
Antes mesmo da estreia no time francano, ele se contundiu e ficou meses sem poder jogar.
Este é um pequeno resumo da carreira deste grande jogador que sempre teve o basquete no coração e a vontade de ver nosso basquete crescer.
Veio encerrar sua bela carreira, como atleta, exatamente onde começou, na sua cidade natal e fazendo um presente a sua cidade, se transformou em treinador. Ajudou a fundar o Paraíso Basquete no ano de 2008. Equipe esta que muito deu alegrias para a cidade e uma vida nova ao esporte. Preocupou-se com as categorias de base e muito contribuiu para a formação cívica, cidadã e esportiva de centenas de jovens de sua cidade como também de jovens que procuravam este novo centro do basquete, não só regional, não só estadual ou até mesmo nacional. Paraiso se transformou num ponto de referencia mundial do basquete, quando em 2012, esta bela cidade mineira, sediou uma grande competição internacional, que foi a Copa América, sub-18, masculina, torneio Pré-Mundial e o técnico do Paraiso Basquete estava lá como assistente técnico do treinador Demétrius e ganhando a medalha de prata e a vaga para o mundial.
De treinador de todas as categorias de base, onde fez uma coleção de grandes conquistas e importantes troféus. Formou uma equipe adulta, Paraíso foi convido especial para disputar uma competição da Federação Paulista em categoria adulta, o torneio Novo Milênio.
Paraiso hoje detém um honroso título de vice-campeão mineiro da categoria adulta: perdendo para o Minas TC na final.
De 2008 a 2012 foram anos dourados do basquete desta cidade mineira que por muita justiça, um presente de uma belíssima praça de esportes, a internacional Arena Olímpica João Mambrini.
Este monumental ginásio de esportes, além de cartão postal da cidade, foi levando Paraíso e o esporte muito além-fronteiras, em troca, recebendo visitantes ilustres até no meio esportivo, onde o técnico medalha de ouro olímpica, hoje treinador de nossa seleção, o Rubén Magnano, escolheu esta cidade para sua residência.
Estamos em em mês e meio deste novo ano, a cidade de Paraiso continua linda, seu povo sempre hospitaleiro, suas paisagens exuberantes, a imponente internacional Arena Olímpica continua um ponto de visitas para todos que gostam do esporte. Só me preocupa a falta de noticias do basquete desta minha vizinha cidade. E como é um dever jornalístico, vivo procurando notícias do basquete.
Procurei o amigo Jefferson posso dizer que o basquete não me dá tempo de ficar triste: quando tenho uma noticia triste, imediatamente, vem logo outra que me alegra muito.
Explicando melhor: fiquei triste, pois estou sentido a falta do basquete em Paraiso. Em seguida, a noticia que Jefferson foi contratado pelo Ginástico, clube tradicional da nossa capital mineira.
“Cheguei ao Ginástico no dia 7 deste mês, fui contratado para ser treinador do adulto e gerente geral do baquete do ginastico. Vamos disputar a Copa do Brasil e temos o objetivo de chegar a LNB.” Foram palavras do ex- treinador paraisense.
Também falei com o novo treinador do cube mineiro:
Ao término de seu contrato com o Paraiso Basquete, você foi procurando para continuar no comando da equipe?
Não me procuram.
Como foi sua chegada em sua nova equipe e quando começam os treinamentos?
Muito boa. Os dirigentes estão me dando total apoio e depois de 14 anos, o ginástico com sua equipe adulta, volta ao cenário nacional novamente. Estamos treinando desde o dia 7, passamos o carnaval treinando. Teremos jogos no dia 1 de março contra o Macaé e no dia 2 contra o Fluminense no Rio de Janeiro.
Paraiso perde um grande treinador e propulsor do basquete ao mesmo tempo nossa capital mineira ganha um excelente profissional e seu basquete agradece.
Espero que o Jefferson tenha grande sucesso em seu novo clube, assim como teve e toda sua carreira até hoje, quer como jogador ou treinador.
Na foto principal Jefferson, então tecnico do Paraíso num jogo contra o Ginástico, em 09/2011