ENTREVISTAS

ADRIANA AMADO, PRIMEIRA TREINADORA BRASILEIRA A TRABALHAR E VENCER NO EXTERIOR: GANHA PRATA NA ARGENTINA

.:: conteudo_36340_1.jpg ::.

ADRIANA AMADO TREINADORA, DO OBRAS BASKET, É PRATA NA LIGA FEMININA ARGENTINA

A moça de São Bernardo que escolheu o Basquete como seu Norte. Jogando seu esporte preferido, logo se tornou uma Professora da modalidade. Trabalhou por nove anos junto com duas Lendas do nosso basquete: Laís e Arilza chegando a se campeã da primeira LBF pelo Santo André. Já uma grande conhecedora da matéria Basquetebol, veio um convite inédito para dirigir uma equipe no exterior.

Tornando-se assim a primeira treinadora brasileira a trabalhar no exterior. O Obras Basket, da cidade de Buenos Aires, a contratou  e logo em seguida, ganhou um honroso vice-campeonato da Liga Feminina da Argentina, perdendo na final para o Quimsa, por apenas um ponto de diferença, (74 x 75). Onde o basquete argentino está em plena ascensão, onde 8 equipes participaram da competição: - OBRAS BASKET, QUIMSA, BERAZATEGUI, LAS HERAS, UNION FLORIDA, VELEZ, AMEGHINO, ROCAMORA.

Esta moça que tem uma  linda carreira é Adriana Amado que gentilmente me atendeu para esta entrevista.

O Obras além da treinadora Adriana, teve mais dois estrangeiros em seu elenco os porto riquenhos, a armadora  DAYSHALEE SALAMAN e o COACH WILO COLON.

Adriana, fale um pouco de sua carreira, até esta conquista internacional.

SEMPRE JOGUEI BASQUETE ESCOLAR, EM CLUBES E UM POUCO UNIVERSITÁRIO. NA FACULDADE, UNICAMP, FUI MONITORA DA DISCPLINA BASQUETE PROFESSORA E MONITORA DAS ESCOLINHAS DE BASQUETE. DEPOIS UM GRANDE AMIGO, EX-JOGADOR CHINA (ANTONIO CHIQUETTO) ME DEU UMA OPORTUNIDADE EM SEU PROJETO COMUNITÁRIO, ONDE TREINEI AS CATEGORIAS MASCULINAS E DEPOIS TBM A FEMININA. ELE TAMBÉM ME ABRIU UMA OPORTUNIDADE NA ASSOCIAÇÃO ATLETICA PONTE PRETA EM CAMPINAS, ONDE TRABALHEICOM AS CATEGORIAS DE BASE MASCULINAS, SENDO QUE AS EQUIPES FORAM FORMADAS COM OS ALUNOS DO PROJETO COMUNITÁRIO, E FOMOS CAMPEOES DA OLIMPESEC. DEPOIS VOLTEI PARA SÃO BERNARDO E EM SANTO ANDRE TIVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM LAIS E ARILZA NO BASQUETE FEMININO. LÁ TRABALHEI POR 9 ANOS NO ADULTO E BASE.

Adriana, como surgiu o convite pra você trabalhar na Argentina?

 ACOMPANHO O BASQUETE FEMININO DA ARGENTINA HÁ ALGUNS ANOS, E MANTENHO CONTATO CON ALGUNS CLUBES E TREINADORES. NO FINAL DO ANO PASSADO O DIRETOR DESPORTIVO ENTROU EM CONTATO COMIGO, DISSE QUE TINHA INTERESSE EM MEU TRABALHO E ME FEZ UMA PROPOSTA

 Você chegou, fez um excelente trabalho e conquistou um honroso vice, o que significa pra você esta conquista?

CHEGUEI PARA SOMAR COM MEU TRABALHO E EXPERIENCIA NUMA GRANDE EQUIPE E COMISSÃO TÉCNICA LIDERADA PELO TREINADOR WILO COLON (porto riquenho referencia no basquete mundial). TINHAMOS UM ELENCO COM POUCA ROTAÇÃO E TRABALHAMOS DURO JOGO A JOGO PARA CHEGAR NO FINAL FOUR. FOI UMA CONQUISTA DE TODA A EQUIPE E ME SINTO FELIZ POR TER A OPORTUNIDADE DE VIVER ESTE MOMENTO AQUI.

  Como você vê o atual momento do basquete feminino argentino? Como você faz um paralelo com o basquete brasileiro?

 O BASQUETE FEMININO DA ARGENTINA ESTÁ CRESCENDO E GANHANDO MAIS PROJEÇÃO. HÁ UMA PARCERIA CON A LIGA MASCULINA QUANDO A EXPOSIÇÃO DE IMAGEM E VALORIZAÇÃO DO BASQUETE FEMININO COMO UM PRODUTO. AO CONTRARIO DO QUE SE PENSA NUM PRIMEIRO MOMENTO, O NIVEL DOS JOGOS É MUITO BOM E ELEVADO, EQUIPES COM JOGADORAS ESTRANGEIRAS E JOGADORAS DA SELEÇÃO ARGENTINA. LEMBRAMOS QUE MUITAS JOGADORAS AQUI NÃO VIVEM DO BASQUETE E TEM QUE SE DEDICAR A OUTRO TRABALHO TAMBÉM, ISSO REFLETE NA PROGRAMAÇÃO DE TREINOS E JOGOS. NO BRASIL MUITAS JOGADORAS VIVEM APENAS DE JOGAR BASQUETE COMO FONTE DE RENDA, POR ISSO SE PODE TREINAR EM DOIS OU TRES TURNOS DIÁRIOS. A LBF ESTÁ COM UMA NOVA GESTÃO QUE PREZA PELA TRANSPARÊNCIA, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO. HOJE TEMOS UM ÓTIMO E ELEVADO NIVEL NOS JOGOS, COM UMA ATENÇÃO QUANTO A TRATAR O BASQUETE COMO UM PRODUTO MAIS INTERESSANTE AOS PARCEIROS. TEMOS JOGOS BEM ORGANIZADOS, ATRATIVOS NOS INTERVALOS DAS PARTIDAS, MASCOTES, PLANEJAMENTO, AÇÕES SOCIAIS, BASQUETE ESCOLAR, ENFIM....ESTAMOS NO MELHOR CAMINHO COM CERTEZA. VEMOS O BSAQUETE NA TV ABERTA, JOGOS 100% TRANSMITIDOS PELA WEB, OU SEJA, O BASQUETE FEMININO ESTA SENDO MAIS VISTO, MAIS COMENTADO E MAIS EXPOSTO DE FORMA POSITIVA.

  Quais foram suas principais conquistas em sua carreira?

 MEU PRIMEIRO CAMPEONATO COM AS EQUIPES MASCULINAS DA AA PONTE PRETA - CAMPEOES DA OLIMPESEC CAMPEA DA PRIMEIRA LBF COM SANTO ANDRE EM 2011 CAMPEA PAULISTA COM SANTO ANDRE EM 2011 E VICE CAMPEA DE LA LIGA FEMENINA COM OBRAS BASQUET EM 2018

 Um sonho realizado

 TER UMA EXPERIENCIA DE TRABALHO INTERNACIONAL

 Seus planos para a próxima temporada

SEMPRE TRABALHAMOS PARA SER CAMPEÃO, ESTAR EM PRIMEIRO LUGAR, PARA ISSO BUSCAMOS TRAÇAR OBJETIVOS A CURTO PRAZO E TRABALHAMOS DIA-DIA COM FOCO E DETERMINAÇÃO RUMO AO NOSSO OBJETIVO MAIOR

 Uma mensagem

 CONFIAR EM DEUS. SEMPRE FAZER O SEU MELHOR NA TAREFA OU TRABALHO QUE REALIZAR. ESTAR PRONTO E DISPOSTO A APRENDER E COMPARTILHAR CONHECIMENTO. SEMEAR COISAS BOAS E FAZER O BEM.

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      4.709.686

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos