ENTREVISTAS

GABRIEL CAVALIERE DUTRA, TÉCNICO DO CLUB MUNICIPAL- RJ, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

.:: conteudo_30728_1.jpg ::.

GABRIEL É CAMPEÃO ESTADUAL DO RJ NA CATEGORIA SUB-17 FEMININA, SENDO ELEITO O MELHOR TÉCNICO DO ENCONTRO SUL-AMERICANO DESTE ANO

Competente, trabalhador, profundo conhecedor da matéria Basquetebol, este jovem treinador já é responsável pela formação cívica, cidadã e formador de atletas, onde o Brasil é bastante carente principalmente no naipe feminino, Gabriel Cavaliere Dutra tem se destacado com seu trabalho frente as categorias de base em seu clube o Club Municipal, onde décadas depois, o clube volta a ser campeão estadual e também, este ano, no 20º Encontro Sul-americano, sendo eleito o Melhor Técnico da categoria.

            Gabriel, carismático, querido por todos e em plenas férias de final de ano, gentilmente, fez uma pausa para conceder esta entrevista. Veja e confira um pouco mais de um grande treinador do nosso basquete.

 Gabriel, fale um pouco de sua carreira, dentro do basquete, desde quando começou até chegar hoje, um treinador consagrado pela sua capacidade, seu profissionalismo, competência e amor ao basquete, dirigindo um dos clubes mais tradicionais do nosso basquete

Comecei sendo técnico em clube, no próprio Club Municpal no ano de 2002, nas categorias sub 13 e sub 15 masculinas. De lá passei por todas as categorias de masculino até dois anos atrás, quando tive a oportunidade de começar a trabalhar com o naipe feminino. Hoje trabalho nas categorias Sub 19 e adulto masculinas e sub 16,17, 19 e adulto femininas

 Este ano, você participou do Encontro Sul-americano em Novo Hamburgo RS, fazendo uma excelente campanha, como é seu trabalho de preparação de sua equipe, desta categoria sub-17, onde no Brasil a apoio ao nosso esporte está bem escasso, matendo sua equipe preparada, mesmo com uma quantidade de jogos inferior ao que você desejaria, com certeza

Já havia participado dessa competição inúmeras vezes como técnico de masculino, onde me sagrei Vice Campeão duas vezes, em 2010 e 2011. Estamos com um projeto no clube de dar o maior número de jogs possíveis pras meninas, já que no Rio de Janeiro, apesar de termos poucos times jogando as categorias de base, acabamos tendo um número satisfatório de jogos. Mas ainda acredito que o intercambio é muito importante tanto para o aprendizado das meninas tanto do nosso como técnicos de basquete.

 Botafogo, Vila Izabel e agora o Club Municipal, suas meninas vencedoras têm histórias de um luta incessante para encontrar um clube . Como é o “Projeto Basquete” do seu clube?

Disputamos as categorias de masculino desde que entrei em 2002, e agora tivemos a consciência e o foco que temos que dar uma parcela de contribuição ao nosso basquete feminino. Essas meninas são de ouro, tiveram uma excelente base e aprendizado com os técnicos que tiveram no Botafogo e no Vila. Nosso trabalho foi dar um lar definitivo a elas, onde elas possam dormir hoje sabendo que amanhã estarão em casa. Nosso objetivo é apenas dar continuidade e aprimorar esse trabalho que, repito, foi muito bem iniciado lá atrás.

 Como é seu dia a dia de treinamento, fundamentos, táticos, técnicos, você tem um foco especial?

Sou um apaixonado confesso pela parte tática, é uma parte do jogo que me encanta. Vejo o jogo de basquete como um grande jogo de estratégia, um enorme xadrez. Temos no nosso dia a dia, principalmente no feminino, o costume das meninas treinarem juntas as mais novas com as mais velhas, isso dá volume de treino as mais velhas e experiência as mais novas, essa combinação tem dado certo. Temos um trabalho muito bom, pois ninguém lá trabalha sozinho. Temos respaldo do presidente do clube, da sua assessoria, dos roupeiros, massagistas, fisioterapeutas, além de uma comissão técnica muito unida que estamos juntos sempre apenas pra somar, não dividir. Juntos somos mais fortes!

 Ser campeão estadual sub-17, o que este título representa para você?

Representa muito, pois o Municipal não possuía um título máximo estadual desde 1981, e pudemos nesse fim de ano ganhar o Sub 15 e o Sub 17 femininos, fazendo assim parte da história do clube. Podemos dizer que é a realização de um sonho e nos dá força pra continuar.

 Qual ou quais suas conquitas mais significativas?

Tenho três títulos de Vice Campeonatos no Sulamericano de Novo Hamburgo (2 mascs e 1 fem), além de um 3o lugar quando o Sulamericano era realizado em Porto Alegre, em 2009. O Vice Campeonato desse ano foi muito marcante por eu ter sido eleito o melhor técnico do torneio e quase ganhamos do poderosíssimo Osasco, tendo liderado grande parte do jogo. Tenho titulos importantes a nível Estadual e Nacional com o Direito da UERJ (não poderia deixar de citar a honra que tenho em fazer parte disso, são 5 anos de parceria e temos 3 titulos estaduais, 2 nacionais e mais 2 vice campeonatos nacionais) um título muito especial foi o Sub 14 de 2010 no Rio de Janeiro, ano que a categoria foi lançada em caráter experimental e se tornou categoria oficial no ano seguinte. Como todos os principais times do RJ participaram na ocasião, particularmente considero um título estadual. O vice Campeonato Estadual Feminino Adulto foi muito importante também pra essa nova fase do Basquete Feminino do Municipal. Costumo dizer que medalhas são caixinhas de lembranças e todas elas tem uma lembrança e um sabor especial.

 O que mais falta ao nosso basquete feminino para poder crescer e voltar a ser forte no cenário internacional?

Falta amor, boa vontade, dedicação e dirigentes e empresários querendo participar e investir. Meninas querendo praticar ainda existem muitas por ai.

 Pra quem você dedica esse título?

Desde que tive minha filha, minha princesa Giovanna, tudo que faço é pra ela e por ela, pra que ela tenha orgulho do pai dela e que ela aprenda a trabalhar com o que ela ama, e que ela trabalhe com amor, assim tudo dará certo a ela. Existe uma pessoa que tem me feito muito bem recentemente e ela também fez parte disso. Tem tudo pra se tornar uma pessoa ainda mais especial do que vem sendo. Gostaria de dedicar também aos amigos e companheiros de batalha Eduardo Aviles e Leonardo Silva e Silva, mais que companheiros de trabalho e amigos, além do Prof. Aristonio, ao Sr. Jorge Costa (assessor da presidência) e a nossa presidência, representada no nome do Presidente Luiz Paredes

 Um sonho realizado

Trabalhar com o que amo, tenho esse previlegio.

 Um sonho a realizar

Conseguir ver o basquete onde deve estar, e poder viver dele, poder ter reconhecimento financeiro pelo grande esforço que fazemos pelo nosso basquete

Gostaria de agradecer pela força e apoio de sempre ao meu trabalho, precisamos de mais pessoas como você pelo nosso basquete. Grande abraço!

Gabriel Cavaliere Dutra

Professor de EducaçãoFísica e Técnico de Basquetebol.

CREF: 10468-G/RJ

coachdutra@hotmail.com

(21) 985610078

http://municipalbasquete.com.br

Gabriel, este site está sempre à sua disposição em qualquer momento. Agradeço pela gentileza da entrevista.

Fotos

De capa: Gabriel e sua equipe sub-17, do Club Municipal, campeã estadual

Demais fotos: jogos do Encontro Sul-americano de Novo Hamburgo, 2016 

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      16.631.607

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos