ENTREVISTAS

MURILO PESSONI, DE S TOMÁS DE AQUINO-S. SEB. DO PARAÍSO, MG, É GENTE QUE FEZ “RIO 2016” ACONTECER

.:: conteudo_29199_1.jpg ::.

MURILO PESSONI, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, HOJE, PROFESSOR RESPONSÃVEL PELA COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE CALAFIORI, DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO, MG, ONDE RESIDE.

            DEPOIS DE VIAJAR POR 18 PAÍSES, VISITA O MUNDO ENCANTADO DE TODOS OS ESPORTES: UMA OLIMPÍADA.

            UM POUCO DA HISTÓRIA DE UMA PESSOA FANTÁSTICA E GRANDE RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO, CÍVICA, CIDADÃ E ESPORTIVA DE MILHARES DE JOVENS QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE TÊ-LO COMO PROFESSOR.

            Quando eu lecionava Matemática, para ele, lá na escola Estadual Dr Tancredo de Almeida Neves, na nossa pequenina São Tomás de Aquino MG, tinha toda certeza que seria um Matemático, Engenheiro ou qualquer profissão que envolvia as Ciências Exatas, por sua dedicação total, seu comprometimento, sua responsabilidade e total interesse pelas aulas. Aquele aluno, ou melhor, aquele excelente aluno escolheu ser também Professor, porém, de Educação Física.

            Pouco tempo depois, eu já tinha mais um colega de profissão, um amigo, o Professor Murilo Pessoni. Neves e  a nossa querida São Tomás de Aquino, já estava pequena para ele, que se transferiu para a vizinha São Sebastião do Paraíso, MG e a competência, o profissional, o carisma de Murilo, fez com que as aulas de Educação Física, ganhasse uma nova versão e o interesse dos alunos,  aumentando a cada vez mais. As Escolas por onde Murilo trabalhou, foram ampliando os praticantes das modalidades esportivas. Meu ex-aluno de Matemática já era um grande treinador mesmo não importando a modalidade que atuava. Promoveu competições internas, externas e o esporte nas escolas por onde passou, foi se destacando cada vez mais.

            Competições entre cidades, nas mais variadas modalidades esportivas, campeonatos regionais, estaduais e mais uma grande missão em sua promissora carreira, lecionar na Faculdade. Mais tarde Professor responsável pela área de Educação Física na referida Faculdade.

            Falar do currículo dele, vou ficar devendo muita coisa, até porque, ele fica em constante atualização, porém um eu destaco como sendo um dos principais, que é uma “especialização” em modalidades esportivas: o Professor viaja sempre para ver  e interagir com um grande jogo de uma grande equipe do Brasil, não importando qual a modalidade. Com isso, já assistiu jogos de inúmeras modalidades, conhecendo as grandes estrelas do nosso esporte, bem como contatos com seus treinadores.

            E com alguns saltos, como o triplo no Atletismo, ou qualquer outro tipo de salto em qualquer modalidade, vai aqui o grande salto do Professor Murilo deste a sua cidade natal para um sonho de todo amante do esporte: estar presente em uma Olimpíada!

            Alguns momentos de sua vida profissional e até chegar a ver o Maior Espetáculo do Esporte na Terra; uma Olimpíada, Murilo vai narrar algumas dessas eternas emoções.

Murilo, quero que você me fale um pouco da vida profissional desde quando começou em São Tomás até chegar hoje, participando de uma Olimpíada.

 Nasci e passei minha infância e adolescência em São Tomás de Aquino e sempre fui apaixonado pelos esportes e isso me levou a cursar Educação Física. Mesmo antes de concluir a graduação já ministrava aulas na EE Dr Tancredo de Almeida Neves e comecei a trabalhar na secretaria de esportes da cidade, onde desempenhava diversas funções dentre elas a de treinador de handebol e atletismo, onde aprendi muito. Nessa fase tive experiências com basquete, futsal ,ginástica, natação, hidroginástica etc. Ministrei aula também na EM Santo Tomás de Aquino. No ano de 2001, já formado, fui aprovado em dois concursos públicos da SEE/MG e me mudei para São Sebastião do Paraíso já que em São Tomás não tinha vaga. Fui muito bem recebido na cidade e continuo morando em São Sebastião até hoje, mas sempre falo que sou das duas cidades. Fiz especialização e depois mestrado. Hoje sou professor efetivo/concursado na rede estadual e municipal além de ser coordenador e professor do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade Calafiori também em São Sebastião do Paraíso. Participar de uma olimpíada sempre foi um sonho.

Você foi um condutor da Tocha Olímpica, reparte um pouco dessa emoção com a gente, rsss

Eu coordenei um projeto/concurso na EEParaisense promovido pelo Transforma/Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e ficamos em 3º lugar. Participaram mais de 600 escolas de todo Brasil. Como prêmio recebemos uma Tocha Olímpica. Juntamente com toda equipe da escola organizamos um revezamento de 9 km pelas ruas da cidade até que a tocha chegasse à escola para o acendimento da pira. Os condutores foram alunos representantes de todas as escolas da cidade. Nesse dia recebemos uma representante do Transforma que veio do Rio de Janeiro para entregar a tocha e participar da festa que foi incrível e parou a cidade. O convite para ir a Campo Grande-MS participar do revezamento oficial da tocha olímpica partiu do Programa Transforma. Foi um momento muito emocionante da minha vida do qual eu jamais irei esquecer.

 Como foi sua estada no Rio de Janeiro? Seu dia a dia... Desde 2009 quando o mundo soube que o RJ sediaria a olimpíada já comecei a pensar em acompanhar os jogos, e desde então sempre pensei que gostaria de "morar" na cidade maravilhosa durante os dias de realização da competição. Foi aí que comecei a me organizar. Estadia, transporte, ingressos, afastamento dos meus trabalhos. Comecei a organizar a logística no final de 2014 e início de 2015. Cheguei ao Rio dia 03/08 dois dias antes da Cerimônia de Abertura e retornei no dia 22/08, um dia depois da Cerimônia de Encerramento. O dia a dia no Rio foi bem intenso, uma vez que eu tinha muitos ingressos de diferentes modalidades para acompanhar, o que me obrigou a "correr uma maratona" para conseguir acompanhar tudo. Foi cansativo, mas foi tudo lindo, faria tudo novamente.

Teve alguma modalidade que mais o impressionou ? Quando me organizei para ir ao Rio, o meu objetivo, sempre foi poder acompanhar o maior número de modalidades olímpicas possíveis. Poder ver de perto ídolos do esporte mundial como Usain Bolt, Michael Phelps, Simone Biles além dos astros e estrelas do esporte nacional de diversas modalidades foi incrível. Acho que não dá pra falar qual modalidade mais me impressionou, pois cada uma teve seu brilho. Sinto não poder acompanhar de perto as Paralimpíadas, mas vou acompanhar e torcer muito de casa.

 Como foi seu contato com torcedores, com os estrangeiros?

Durante a olimpíada, o Rio de Janeiro foi invadido por uma legião de estrangeiros e brasileiros de todas as partes do Brasil. Tive a oportunidade de conversar com pessoas de diversos países: USA, Japão, China , México , Argentina, Polônia etc. Todas as pessoas que conversei foram unânimes em dizer que a Olimpíada do Brasil foi um sucesso. Uma delas me relatou que achava que iria encontrar um ambiente de guerra aqui, tamanho era o volume de notícias ruins que eram veiculadas pela imprensa internacional, mas quando chegaram mudaram todos os conceitos sobre o Rio e o Brasil. Os cariocas e os brasileiros fizeram a diferença e a integração de estrangeiros e brasileiros foi demais, a cidade ficou em festa.

Um dos momentos mais emocionantes

Um dos momentos mais emocionantes acho que foi a Cerimônia de Abertura e encerramento além das conquistas de todas as medalhas pelos atletas brasileiros, foram momentos mágicos. Ver a seleção norte americana de basquete masculino em ação foi demais.

A realização dos Jogos Rio 2016, poderá ajudar nosso esporte? 

 Espero que a realização da Olimpíada no Brasil seja um divisor de águas no esporte nacional. Espero que os "comandantes" olhem para todos os esportes de maneira igual e que as crianças se identifiquem com os esportes que ficaram em evidência durante os jogos. Espero também que os espaços esportivos sejam aproveitados de maneira satisfatória para que o esporte possa atingir seus objetivos sociais e quem sabe no futuro revelar campeões.

 Um sonho realizado

Sem dúvida o maior sonho foi ter conseguido estudar. Não posso deixar de destacar também o fato de ter tido a oportunidade de viajar por lugares incríveis no Brasil e do mundo. Já estive em 18 países e em diversos lugares desse lindo Brasil.

 Um sonho a realizar

Fazer doutorado e continuar a fazer minhas viagens. Tóquio ? Será ?

 Uma mensagem

 Deixo aqui uma mensagem de otimismo e perseverança a todos deste site. Desde muito cedo fui orientado a sempre correr atrás dos meus objetivos e sempre lutar por eles, portanto todos são capazes de chegar sempre longe, basta querer. Aproveito para parabenizar você Marcos pela lealdade que tem ao basquete. Sou prova do quanto você ama o esporte da "bola laranja" e também sei do seu incansável trabalho para levar ao mundo as melhores informações e impressões deste esporte sensacional. Muito obrigado pela oportunidade de estar aqui.

Vejam agora, shows de fotos do arquivo do professor Murilo.

    • Você é nosso visitante número
      16.638.409

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos