ENTREVISTAS

INGRID MAIA, DE PORTO VELHO, RONDÔNIA, É GENTE QUE FEZ RIO 2016 ACONTECER

.:: conteudo_29140_1.jpg ::.

INGRID, NATURAL DE PORTO VELHO E RESIDENTE EM RIO  BRANCO, NO ACRE PARA O MUNDO DOS SONHOS OLÍMPICOS

Ela saiu  da distante Porto Velho, Rondônia para ser jogadora de basquete, iniciando sua carreira na cidade de Ourinhos, SP. Dois anos depois, se transferiu para o SESI/São Paulo. Pelo seu amor ao basquete, preferiu aprofundar seus conhecimentos, ingressando na Faculdade de Educação Física. Veio o sonho de participar de uma Olimpíada. Veja como a bela Ingrid Maia realizou seu grande sonho

 Como é o trabalho de um voluntario numa Olimpíada?

 No meu trabalho como voluntário eu aprendi como organizar um evento esportivo, tudo que é necessário, o que está por trás das câmeras e vi como é preciso uma equipe enorme e trabalhando em harmonia para que uma olimpíada dê certo. Foi difícil no começo saber lidar com os atletas, porque não estávamos ali como torcedores e fãs então não podíamos pedir fotos e autógrafos durante a competição, tínhamos que agir com seriedade e sem atrapalhar a concentração, mas logo todo mundo entrou no ritmo e deixamos a emoção de lá para que nada desse errado.

  Como é sair da distante Rio Branco, no Acre para ser trabalhar em uma Olimpíada?  Você esperou muito tempo para participar dos Jogos?

Foi complicado financeiramente por conta do preço das passagens, que são bem caras, alguns meses antes dos Jogos até pensei em desistir com receio da minha mãe ter um gasto enorme mas ela sabia que era um sonho que eu tinha e acabou dando tudo certo. Eu esperei em torno de um ano, desde quando eu fiz minha inscrição pra ser voluntaria até o começo dos jogos.

  Quero que você me fale um pouco da vida dentro do basquete, até chegar hoje, participando de uma Olimpíada

Em 2012 eu passei no teste em Ourinhos - SP e atuei lá por dois anos, em 2012 fomos vice campeãs da FPB sub17 e no 2013 terceiro lugar. 2014 e 2015 atuei no SESI – SP e também em 2015 comecei o curso educação física, a partir daí que comecei a ter interesse em participar das olimpíadas, pra saber como é a realização de um grande evento esportivo.

 Como foi sua estada no Rio de Janeiro? Seu dia a dia...

 Os dias que eu tive de folga eu aproveitei pra conhecer um pouco do Rio e conhecer as outras instalações dos Jogos. Os dias que eu tinha que atuar eu passava o dia inteiro dentro do parque olímpico, mesmo quando minha escala terminava eu ficava lá tentando ajudar alguém. Como eu trabalhava dentro do ginásio e diretamente com os atletas a minha função mudava, tinha dias que eu ficava dentro da quadra ajudando na organização dos jogos, outros dias eu ajudava no aquecimento dos times, ou dava assistência pros atletas, mas sempre em contato com eles.

  Teve alguma modalidade que mais a impressionou?

O Tênis foi o que mais me impressionou, foi o primeiro esporte que os ingressos se esgotaram, sempre estavam lotados e é um esporte que pode esperar de tudo. O melhor jogador foi desclassificado na primeira fase, jogadores poucos conhecidos foram se dando bem e surpreendiam a gente a cada dia

  Como  foi seu contato com torcedores, com os estrangeiros

Os torcedores foi umas das coisas que mais me impressionou lá, era incrível quando você estava em quadra e ouvia a torcida cantando o hino ou torcendo pro seu time. No jogo do Brasil e Argentina foi o melhor dia, ver o ginásio lotado e duas torcidas apaixonadas torcendo não tem descrição. Eu fiz várias amizades com estrangeiros, tinha muita gente de fora como voluntario, conheci gente da Índia, França, Chile, Israel, todos os lugares, cada pessoa uma cultura e uma experiência diferente.

 A realização dos Jogos Rio 2016, poderá ajudar nosso esporte?

Acredito que os jogos também irá mostrar o potencial que o Brasil tem para formar atletas, mas o que falta é investimento. Acho que irá dar uma maior visibilidade aos esportes no Brasil, irá aumentar o número de adeptos, crianças se interessando mais pelos esportes, pessoas investindo mais nas escolinhas e categoria de base, que é o essencial pra formação de atletas de alto rendimento

 Um sonho realizado

Ter participado desse evento grandioso no Brasil e ter visto o “dream team” de perto.

 Um sonho a realizar  

Conseguir participar de Tokyo 2020

Uma mensagem

 Pra realizar esse sonho de participar das Olimpíadas eu enfrentei algumas dificuldades no caminho e ouvi muita gente falando pra eu não ir, pra desistir e vi também muitos amigos desistindo de ir por conta disso. Apesar de tudo, era algo que eu acreditava e que sabia que ia valer a pena. Então se vocês tem algo em que realmente acreditam, mesmo que pareça que seja difícil de alcançar, vá sempre em busca desse objetivo, se for para se arrepender, que se arrependa de ter feito e não de ter desistido.

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      16.572.988

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos