ENTREVISTAS

ISABELLY FIRECK MACHADO, DE CASTRO (PR) E UM CASO DE AMOR COM O BASQUETE

.:: conteudo_28396_1.jpg ::.

ISA, QUE DEFENDE O CLUBE CARAMURU E ESTUDA NO COLÉGIO EMILIA ERICHSEN,PODE SER ATÉ MODELO, MAS NÃO TROCA O BASQUETE POR NADA

            A menina que gostava de brincar com seus amiguinhos, boneca, casinha, bola... Aos seus 10 de idade, frequentando o 5º ano, encontrou um brinquedo que muito chamou sua atenção; a bola é o centro das atenções desta nova descoberta, não um brinquedo comum, como  tantos, mas muito bem organizado e extremamente interessante para crianças dessa idade e que os adultos conhecem seu significado profundo e até filosófico: o Basquetebol.

            Já acontecia uma nova fase na vida daquela menina, que estudava pela manhã e brincava com a bola, porém, agora usando regras que se chama treinamento.Com apenas 10 anos de idade, estudava do período matutino e treinava basquete no período vespertino.

            Começou a dedicar aos treinamentos, recebendo o principal apoio, a força da sua mãe, que também, foi jogadora da modalidade.

            Três anos se passaram. Estamos em 2016, aquela menina, agora, com seus 13 anos já tem o basquete como parte de sua vida, e dedicando-se totalmente a ele, lógico, os estudos, e seus deveres, simultaneamente em dia. Podemos dizer que isso é amor e um amor verdadeiro: jogar basquete.

            A filosofia de jogo, de vida é natural, a sua dedicação aos treinamentos, foi-se tornando uma atleta com função especial dentro da modalidade de tal maneira que, sua equipe, já não poderia viver sem ela. O basquete trouxe mais compromissos como participar ativamente de campeonatos escolares, estaduais, até atuando na importante Taça Paraná.

            Hoje tem uma sadia rotina de ir para a escola às 7 horas da manhã, meio dia está em casa para o almoço e sem nenhum descanso, correr pra tomar o ônibus para ir treinar, só retornando por volta das 18 horas e mais tarefas a sua espera: tarefas escolares, trabalhos de casa e chegando, ás vezes, a meia noite fazendo seus trabalhos escolares, afinal, sua escola exige bastante.

            Seu treinador, Renato Oscar Cordeiro, carinhosamente conhecido como Pandorff, tem seu esquema de treinamentos que também são puxados, uma vez que a equipe cresce dia a dia e tem suas metas e objetivos. Treinos de segunda-feira a quinta-feira, uma folga às sextas, mas aproximando das competições, trabalhos aos sábados também.

            Totalmente dedicada ao que faz, não gosta de faltar aos treinamentos, só se for em último caso.

            Esta menina é Isabelly Fireck Machado, que joga pelo clube Caramuru e pelo seu colégio Emilia Erichsen, na cidade paranaense de Castro.

            Nesta temporada, sua equipe ficou em 3º lugar no campeonato estadual, sendo varias vezes escolhida como atleta destaque no jogo. Joga até mesmo machucada, ela dá um jeitinho para continuar, aconteceu já e até algumas vezes, estava chorando de dor e não pediu pra sair. Uma guerreira aos 13 anos de idade e com certeza, nesse ritmo, terá um futuro, no mínimo, brilhante dentro do nosso basquete.

Isa você gosta mais de defender ou de atacar?

Pois olha, meio difícil essa pergunta ahahah, mais gosto mais de atacar!

Um sonho realizado

Chegar onde cheguei com o meu basquete, tinha objetivos de pegar seleção paranaense e consegui, sonho de ser campeão da Taça Paraná, ha alguns meses atrás, fomos campeões !

Um sonho a realizar                    

Seguir carreira, jogar como profissional no basquete

Se não fosse jogadora de basquete, o que queria ser?

Olha, sinceramente, não me imagino fora do basquete rsrsrs, mais seria professora de educação física talvez!

Uma mensagem

“Para todos os amantes de esportes, que tem um sonho, vão firme a suas metas, eu tenho um sonho, e eu já escutei de muita gente, rindo da minha cara quando eu falo, mais, jamais se deixe abater por obstáculos, ou pessoas que não acreditam em você, por mais que você fracasse, não deixe de tentar"

Tudo isso é apenas um prólogo de uma linda historia de amor ao basquete, que nasce no coração de uma menina que conheceu esta modalidade, viu nela um mundo diferente, encantado e mágico até, mas para navegar nesse mundo, precisa de muitos ingredientes como: união, apoio, vontade e amor o que ela tem de sobra, traduzido no apoio de sua maravilhosa família, de seus amigos, de seu treinador, grande responsável pelo seu aprendizado e desenvolvimento, o apoio fundamental de seu clube e de sua escola e de todos os amantes do basquete de bela Castro que tem espaço para este esporte.

            Isa, quero que você lute por todos os rebotes, arme sua vida com sabedoria e arremesse seus sonhos que, com certeza, serão convertidos em lances de felicidades.

- Crédito das fotos – arquivo pessoal de Isabelly Fireck

    • Você é nosso visitante número
      16.573.315

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos