ENTREVISTAS

JOSÉ GUILHERME CALIL MAIA, PRESIDENTE DO FRANCA BASQUETE, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

.:: conteudo_1_2622.jpg ::.

JOSÉ GUILHERME CALIL MAIA

            Um grande amigo, amigo do basquete, sempre ao lado desse esporte mesmo estando no seu trabalho dentro da Odontologia onde se estiver tratando de um paciente e tiver um chamado extra para atender o basquete, esse paciente libera-o para ir tratar do basquete primeiro, depois, seu dente. Este é o grande perfil da grande família do nosso basquete e que tem no doutor José Guilherme Calil Maia seu presidente dentista.

            E por falar em presidente, o último título ganho pelo Franca Basquete, nosso querido amigo Guilherme era o grande comandante do clube número UM do brasil, que hoje fala para os meus leitores nesta fantástica entrevista.

 José Guilherme, quero que você fale um pouco de sua carreira dentro do basquete,  até chegar hoje, presidente pela segunda vez, do clube que é o primeiro lugar no ranking nacional.

 Joguei um pouco nas categorias de base, fiz a opção pelos estudos e cursei Odontologia em Uberaba/MG, neste período joguei no Jóckey Club e na faculdade, depois de formado me dediquei muito tempo á minha profissão. Em 1999 fui convidado pelo Aníbal Simões para cuidar das categorias de base e assim iniciei minha trajetória no Franca Basquete, o Presidente era o Ricardo Rúfalo, depois, passamos por momento difíceis na administração do Nelson Elias Salomão, época de "vacas magras", mas graças ao Nelsinho o basquete de Franca se manteve vivo, pois era uma época difícil e possivelmente não teríamos outro administrador a aceitar o cargo, continuei depois com o saudoso Júlio Tadeu Biondi, que fez um excelente trabalho em prol do nosso basquete.

 Na administração do Paulo Silas também colaborei e acabei assumindo quando faltavam dez meses do mandato do Paulinho, que precisou se ausentar por problemas de saúde, tivemos a felicidade de conquistar a Supercopa e o Campeonato Paulista, que por sinal foi o último título conquistado pelo Franca Basquete. Em maio o então presidente Marcos Calixto me convidou para cuidar das categorias de base e iniciamos um trabalho de renovação completa no FBC, com a renúncia do presidente, os diretores indicaram meu nome para substituí-lo e o Conselho Delibetrativo aprovou, dando posse á minha administração. 

 O que representa para você, ser presidente do Franca Basquete?

  Representa a realização de um sonho, a oportunidade de trabalhar em prol do clube que amo, mas sei que as coisas não podem ser vistas e trabalhadas só pela paixão, teremos muito trabalho pela frente, mas sei que os diretores que estão comigo nutrem o mesmo amor pelo nosso basquete, são pessoas que se dedicam e estão dispostas a trabalhar muito. São eles: Marco Baptista, Luis Símaro, José Carlos Araújo, Paulo Coelho, Marco Anarelli, Siqueira. Felizmente temos várias pessoas que não fazem parte da diretoria de maneira formal, mas que colaboram muito. 

 

  Você trabalha com o basquete e tem seu consultório dentário, como você concilia seu tempo?

  Procuro não misturar muito as coisas, reservo um horário do dia para passar no clube e nos reunimos praticamente toda semana, atualmente até duas vezes na semana conforme a necessidade, mas às vezes fico com uma mão na boca e outra no telefone...hahaha, felizmente meus pacientes são torcedores e me entendem.

  Independente de estar na diretoria do clube, você sempre esteve ao lado dele, qual a maior dificuldade que deverá encontrar para atingir as metas que você tem para este biênio de seu mandato?

  Acredito que a maior dificuldade será a paciência, paciência dos torcedores, da diretoria, dos atletas, porque renovação implica em tempo, não tem como montar uma equipe jovem e ganhar tudo inicialmente, nosso torcedor está "bem acostumado", ganhamos muitos títulos e a exigência é maior em Franca, mas espero que nossa torcida nos apoie e saiba esperar, os frutos com certeza virão. Temos outras dificuldades, como a questão financeira, pois pegamos o clube com um grande déficit, mas estamos trabalhando para sanar este problema.

  Que projeto você tem para o desenvolvimento das categorias  de base do clube?

 O técnico Lula já iniciou um trabalho com atletas de várias categorias, são garotos que tem grande potencial e estão se destacando, este grupo está treinando com o Lula e os seus técnicos acompanham estes treinamentos, muitas coisas serão implantadas em relação ás categorias de base, e tenho certeza que em breve teremos vários atletas se destacando e mais importante, tendo espaço.

 

 O basquete já deixou você triste alguma vez? Como foi?

 Sim, toda derrota me deixa triste, não tem coisa melhor que comemorar cada vitória da equipe, de resto, tudo que vivi no Franca Basquete me ajudou muito, é um aprendizado muito grande.

 Está nos seus planos, sediar uma competição internacional na cidade de Franca?

 Claro, se tivermos condições financeiras e apoio das autoridades, mas o importante não é sediar, é conquistar o direito de disputar.

  Você tem algum projeto de divulgação como “Franca a capital do Basquete” e aumentar o números de torcedores  nos jogos do clube?

 Temos sim, o diretor Marco Anarelli está cuidando com carinho do Marketing do clube e em breve teremos novidades, estamos empenhados em abrir uma loja do clube para servir os torcedores, esta é uma solicitação antiga e acredito logo irá se concretizar.

Como será o plano de trabalho de sua equipe junto à comunidade  francana e de todos aqueles que gostam do basquete desta cidade?

 Inicialmente partimos para o Projeto de Renovação, como disse anteriormente, é um trabalho longo e de paciência, estamos empenhados em profissionalizar a administração, que também é um trabalho difícil, pois temos 50 anos de basquete e nunca houve esta preocupação, esperamos que até o final do nosso mandato possamos atingir estes objetivos.

 Fale de um (ou mais) fato inusitado acontecido com você, durante sua vida dentro do basquete?

  Aconteceram vários fatos, mas um eu não me esqueço, na final do último título paulista, estava assistindo o jogo da "boca do túnel", jogo difícil, amarrado, e comecei a me sentir mal, os enfermeiros estavam bem próximos de mim, me levaram para a ambulância e minha pressão estava altíssima, me medicaram e disseram para ficar quietinho ali, mas, assim que melhorei corri para terminar de ver o jogo, felizmente fomos campeões. Espero não passar por isto novamente...hahaha.

 

COMPETIÇÃO DE TRÊS PONTOS 

 Uma cidade -  Franca

 Um país - Brasil

 Prato preferido -  Filé á Milaneza

Um sonho realizado-  Presidência do Franca Basquete

Um sonho a realizar -  Ver meus filhos formados e engajados na comunidade

Um ídolo no basquete-  Fausto

Uma mulher bonita -  A minha, Márcia

Imprensa -  Importante, necessária, parceira 

Um livro - A Bíblia Sagrada

Um filme - Código da Vinci

Amor -  Alimento da vida

Amizade -  Fico com a definição de Mário Quintana: " a amizade é um amor que nunca morre"

Deus -  Pai

 O que você mais gosta -  Família

O que mais detesta -  Mentira 

A cesta mais certeira de sua vida - A mais certeira é a que eu vou fazer HOJE.

Guilherme, quero que deixe uma mensagem para quem gosta de basquete e algo que possa fazer para melhorá-lo - Acredite, vibre, solte a voz, participe, aproveite cada momento como torcedor, todo trabalho realizado pelos dirigentes é para você, nada faz sentido sem o torcedor, acredito que para melhorar o todo, podemos começar por sermos melhores. Grande abraço Marcos e torcedores. 

 

 

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      16.616.636

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos