ENTREVISTAS

ENYO DAURO LEPOS CORREIA, PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL EM ENTREVISTA EXCLUSIVA

.:: conteudo_24059_1.jpg ::.

ENYO AJUDANDO O BASQUETE FEMININO: QUEBRAR UM PARADIGMA DESSA ELITE DO BASQUETEBOL PAULISTA QUE SERIA A FEDERAÇÃO PAULISTA

Presidente, primeiramente parabéns pelo seu trabalho à frente da FPB, e hoje, prestigiando a com sua presença, a ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE BASKETBALL DE RIBEIRÃO PRETO, como vê o atual momento do nosso basquete?

Entrei como presidente em setembro do ano passado e estamos fazendo varias ações envolvendo as categorias de base, e o basquete como um todo. Parcerias foram concluídas e estamos com varias ações já com inicio neste ano. Parcerias com as Ligas e Associações, para um fortalecimento da Federação, sendo muito importante isso e temos que priorizar estas ações para que aconteça da melhor maneira possível. É lógico que numa festa desta, muito importante e estou sentindo isso essa importância e um prêmio para o basquete regional, um vez que os clubes, atletas e dirigentes, clamam pela falta de reconhecimento e estimulo. Esta festa vem de encontro com tudo isso, prioriza e parabeniza todos os atletas e dirigentes do ano passado, enfim, acaba estimulando cada vez mais a prática do basquetebol.

Paulista 2016, novidades?

Na categoria adulto, vamos começar no dia 9 de julho e findar no dia 30 de outubro, temos 17 transmissões fechadas com a Rede TV, canal aberto, aos sábados e temos a perspectiva de 14 equipes participantes do campeonato. Nas categorias de base, teremos os Congressos Técnicos, estou atrelando também a título de parceria as ligas Universitárias, que participem e façamos um campeonato juntos, procurando fortalecer cada vez mais o basquete neste segmento.

As outras categorias têm o andar já conclusivo, fizemos um pré-congresso em todas as categorias e a novidade agora é o sub-22, dando assim uma continuidade de vida útil ao atleta por mais três anos; se ele sair do sub-19 e não tiver uma equipe adulta, será sua grande oportunidade para continuar atuando.

O basquete feminino que passa por momentos de turbulências e você vê tudo isso?

O momento não é tão benéfico para o basquete, acho que os dirigentes têm que procurar  benefícios e achar soluções também. Cada vez mais juntos atrelar mais forças para que num futuro muito próximo, consigamos dar uma volta por cima. A partir do momento que verificamos os interesses pessoais ou interesses únicos de uma única equipe no caso, isso acaba desagregando o grupo e a tendência é piorar. Tudo que acontece independente de qualquer dirigente que faça ruim ou de bom para o basquete, reflete nas equipes, nos atletas, nos campeonatos, então, diretamente quem mais sofre com isso são as atletas e é quem mais temos que priorizar a título de beneficio, dar estímulo, trabalho, estrutura para que isso aconteça por doze meses, a ideia é o basquetebol por cada segmento por cada doze meses, isso é importantíssimo, imagina um pai de família ou uma mãe de família que atua no meio do basquete, tem a certeza que terá doze meses  de segurança no trabalho, pode ser que sai dali buscando mais horizontes ou melhores horizontes. Essa é a ideia  que nós temos que passar para todo mundo e todo mundo coeso neste único objetivo.

Um plano para o basquete feminino

Sim com certeza, São Paulo é referencia no basquetebol, o carro-chefe, isso é dito por todos os dirigentes, nacionais ou internacionais, é a engrenagem que movimenta o basquete dentro do país, quem goste ou não goste, esta é a realidade, enfim, nós temos várias situações; eu estou tirando todas as taxas administrativas do sub-13 feminino, procurando buscar  mais equipes, escolas, associações que venham ajudar na prática do basquete quebrando um paradigma dessa elite do basquete paulista, que seria a Federação Paulista, então nós estamos tentando tirar esse paradigma e fazer com que essas equipes venham cada vez mais a procura do nosso basquete.

            Na sequencia o adulto já foi tratado diferenciadamente, eu unifiquei a 1ª Divisão com a Divisão Especial então nós teremos  um único campeonato  adulto, porém teremos duas premiações para tentar laurear mais atletas, mais equipes enfim, estamos buscando ações imediatas para que bem próximo, conseguiremos um êxito, mas também não está correto isso, estamos buscando mais ações e todas as ações não só da Federação, elas dependem dos dirigentes, dos atletas, da torcida, de todo mundo, de um envolvimento coletivo para que a gente consiga bem próximo do êxito

Presidente agradeço sua amável atenção e desejo sucessos  e na certeza que nosso basquete está em ótimas mãos

Tenho certeza, eu me comprometi com o basquete e não é de hoje, tento buscar melhorias sempre e esse é o caminho para que assim possamos crescer todos juntos e quem sabe amanhã estaremos rindo demais com a felicidade de um basquete com o segundo esporte nacional novamente,que é o lugar dele.

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      16.721.127

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos