RICARDO GONZÁLEZ DÁVILA, TREINADOR DA SELEÇÃO FEMINNA DO CHILE, EM ENTREVISTA EXCLUSIVA
Em sua rápida estada no Brasil, onde veio fazer preparativos para a Copa America, na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso, a delegação chilena de basquete feminino adulta. A competição acontecerá no Canadá, de 9 a 16 deste mês. Foram poucos dias de preparação em terras brasileiras, apenas uma semana, de 25 a 31 de agosto, mas o suficiente para conquistar a todos que tiveram a oportunidade de conhecer esse grupo.
Com apenas duas pessoas, para cuidar de tudo, dos preparativos em geral, mas somente duas pessoas para poder dar respaldo ás 12 jogadoras na quadra, que estão representando o maravilhoso país do Cone Sul. Ricardo González Dávila, e Hernán Viveros Lopomo, com competências, profissionalismo,amor ao basquete e sobretudo, o carisma para com todos.
No último dia de treinamentos do Chile em terras brasileiras, o simpático . Ricardo González Dávila, que enquanto e Hernán Viveros Lopomo, ministrava o treinamento dentro da quatro linhas, Ricardo, conversava com cada uma de suas atletas, passando assim, sua experiência ás meninas e naturalmente, falando da missão de cada uma na competição no Canadá.
Depois de ouvi-las todas, Ricardo, gentilmente falou comigo sobre Paraíso, Brasil, e sua equipe rumo ao Canadá.
Sobre a preparação da seleção no Brasil
Venho expressar em nome de toda a Seleção do Chile minha gratidão total pelo excelente tratamento recebido por todos os funcionários do Basquetebol Feminino, em São Sebastião do Paraíso, uma cidade linda, agradável e tem um ginásio maravilhoso e muito bem equipado, um povo bastante acolhedor.
Para a nossa equipe foi uma experiência inesquecível trabalhar na preparação das eliminatórias olímpicas em condições extraordinárias. Foi um luxo jogar contra uma equipe tão grande como a brasileira, em uma estrutura muito boa, com uma grande academia.
quero agradecer aos profissionais do basquete do Brasil Todos sempre à nossa disposição para nos ajudar em tudo o que precisávamos.
. Também gostaria de agradecer a todos os trabalhadores da Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso, que nos ofereceram tantas coisas como lavanderia e o cuidado durante o treinamento no ginásio etc. Posso garantir que em nenhum Campeonato Internacional a alimentação teve tanta qualidade e quantidade como aqui. Saímos todos muito felizes.
Sobre o Chile na Copa América
Saímos num grupo muito forte e tendo que enfrentar as donas da casa, uma forte equipe e uma das favoritas ao lado do Brasil e quero desejar muito sucesso para a Seleção Brasileira nas eliminatórias Olímpicas em Edmonton, no Canadá. Com a certeza de que para nós, depois do Chile, o Brasil será sempre um time que queremos ver ganhar.
Foram palavras do sempre simpático treinador espanhol que dirige a equipe chilena.
Observação: entrevista feita antes do embarque para o Canadá. A seleção chilena já fez dois jogos pela Copa America:
Chile 88 x 56 República Dominicana
Canadá 93x 36 Chile