NBB - Paulistano e Mogi ficam com as últimas vagas para as semifinais
Em casa, time da capital de São Paulo superou o Franca, enquanto o Mogi das Cruzes venceu o Limeira, em pleno Vô Lucato, e alcançou um feito inédito na história do NBB.
Paulistano/Unimed e Mogi das Cruzes/Helbor garantiram, nesta sexta-feira, as últimas vagas para as semifinais do NBB em duas partidas eletrizantes. O time paulista enfrenta, agora, o São José/Unimed, enquanto os mogianos encaram o líder da fase de classificação, o Flamengo.
Na primeira partida da noite, a inédita classificação do Paulistano às semifinais do NBB veio de maneira emocionante. Em vantagem por toda a partida, o time da capital paulista precisou segurar uma reação do Franca no último período para vencer o quinto jogo da série válida pelas quartas de final, por 86 a 77, e se classificar para a próxima fase do maior campeonato de basquete do país pela primeira vez na história.
O clube da capital paulista, que chegou a abrir 16 pontos de frente durante o terceiro quarto (52 a 36), não teve vida fácil para confirmar o triunfo na partida realizada na noite desta sexta-feira, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo. Durante a parcial final, os visitantes conseguiram empatar o jogo (72 a 72), mas não teve jeito.
Com direito a atuação decisiva de Pilar, o time dirigido pelo técnico Gustavo De Conti mostrou mais tranquilidade nos minutos finais e assegurou a inédita vaga entre os quatro melhores da competição nacional. Agora, o Paulistano terá o São José/Unimed pela frente na briga por um lugar na Final da sexta edição do NBB.
Autor de cinco pontos decisivos nos minutos finais da partida, Pilar deixou a quadra como o grande cestinha da partida, com 26 pontos. Além do camisa 11, os norte-americanos da equipe, Holloway e Dawkins, que marcaram 21 e 12 pontos, respectivamente, também foram fundamentais para a construção do resultado, junto do ala/pivô César, que manteve os 100% de aproveitamento nos lances livres na série, e marcou 13 pontos.
"A gente estava concentrado. Podia ser fácil, podia ser difícil, como foi, mas nosso time estava com a cabeça no lugar para ficar com essa vitória e conseguir essa inédita classificação. O time está de parabéns e agora vamos com tudo para essa semifinal", declarou Pilar.
Pelo lado francano, o pivô Paulão Prestes foi o grande destaque individual, ao somar o único duplo-duplo da partida, com 20 pontos e dez rebotes. Finalista da terceira edição da competição, a equipe do interior paulista teve sua campanha no campeonato nacional interrompida na fase de quartas de final pela terceira temporada consecutiva.
O Paulistano enfrentará o São José/Unimed no Jogo 1 da série semifinal, em casa, na próxima terça-feira (dia 13), às 19h30, com transmissão ao vivo do SporTV.
Mogi conquista vitória heróica
Em Limeira, o Mogi das Cruzes surpreendeu os donos da casa, mesmo diante de um Ginásio "Vô" Lucato inteiro jogando contra. A equipe do técnico Paco García fez a alegria de sua apaixonada torcida, que mesmo em menor número, apoiou o time mogiano incessantemente e teve grande parcela de contribuição na vitória sobre o Limeira no Jogo 5 das quartas de final, pelo placar de 75 a 70.
Ao conseguir a classificação, o Mogi das Cruzes se tornou o primeiro 12º colocado na fase de classificação a chegar a uma semifinal de NBB. De quebra, por já estar garantido entre os quatro primeiros do campeonato, o time mogiano conquistou a inédita vaga na Liga Sul-Americana nessa nova fase do clube.
Os destaques do heróico triunfo mogiano ficaram por conta do armador Gustavinho, responsável por 18 pontos e cinco assistências, seguido pelo ala Filipin, com 13 pontos, e pelo armador norte-americano Jason Smith, que saiu do banco e anotou 12 pontos. O cestinha e principal nome do jogo, no entanto, veio do lado limeirense: o ala David Jackson, que deixou a quadra com largos 30 pontos.
Agora, na inédita semifinal, o Mogi das Cruzes terá ninguém menos que o atual campeão do NBB e da Liga das Américas, Flamengo. O primeiro jogo da série será nesta segunda-feira (12/05), no Ginásio Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (SP), às 19 horas, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.
"Pensamos em um jogo de cada vez. Teremos só um dia de descanso, é muito pouco tempo. Conquistamos esse e garantimos a vaga na Liga Sul-Americana. Agora vamos voltar pra casa, relaxar, analisar os nossos erros para enfrentarmos a equipe do Flamengo", analisou o pivô Daniel Alemão.
Confira o calendário de jogos das semifinais do NBB 2013/2014:
Flamengo (1º) x Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 - 12/05 (segunda-feira), às 19 horas - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (transmissão do SporTV)
Jogo 2 - 14/05 (quarta-feira), às 20 horas - Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (transmissão do SporTV)
Jogo 3 - 17/05 (sábado), às 20h30 - Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (transmissão do SporTV)
Jogo 4* - 19/05 (segunda-feira), às 19 horas - Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (transmissão do SporTV)
Jogo 5* - 24/05 (sábado), às 17 horas - Arena HSBC, no Rio de Janeiro (transmissão do SporTV)
Semifinal 2
Paulistano Unimed (2º) x São José/Unimed (7º)
Jogo 1 - 13/05 (terça-feira), às 19h30 - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 2 - 15/05 (quinta-feira), às 19h30 - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
Jogo 3 - 18/05 (domingo), às 16 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos
Jogo 4* - 20/05 (terça-feira), às 21 horas - Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (transmissão do SporTV)
Jogo 5* - 23/05 (sexta-feira), às 21 horas - Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (transmissão do SporTV)
*Se necessário
Confira todos os resultados das quartas de final do NBB 2013/2014:
Flamengo (1º) 3 x 1 Paschoalotto/Bauru (8º)
Jogo 1 - Flamengo 70 x 74 Paschoalotto/Bauru
Jogo 2 - Flamengo 86 x 69 Paschoalotto/Bauru
Jogo 3 - Paschoalotto/Bauru 73 x 92 Flamengo
Jogo 4 - Paschoalotto/Bauru 81 x 84 Flamengo
Paulistano/Unimed (2º) 3 x 2 Vivo/Franca (10º)
Jogo 1 - Paulistano/Unimed 82 x 72 Vivo/Franca
Jogo 2 - Paulistano/Unimed 67 x 87 Vivo/Franca
Jogo 3 - Vivo/Franca 71 x 81 Paulistano/Unimed
Jogo 4 - Vivo/Franca 97 x 87 Paulistano/Unimed
Jogo 5 - Paulistano/Unimed 86 x 77 Vivo/Franca
UniCEUB/BRB/Brasília (3º) 0 x 3 São José/Unimed (6º)
Jogo 1 - UniCEUB/BRB/Brasília 82 x 87 São José/Unimed
Jogo 2 - UniCEUB/BRB/Brasília 82 x 95 São José/Unimed
Jogo 3 - São José/Unimed 72 x 70 UniCEUB/BRB/Brasília
Winner/Kabum/Limeira (4º) 2 x 3 Mogi das Cruzes/Helbor (12º)
Jogo 1 - Winner/Kabum/Limeira 97 x 82 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 2 - Winner/Kabum/Limeira 83 x 72 Mogi das Cruzes/Helbor
Jogo 3 - Mogi das Cruzes/Helbor 88 x 81 Winner/Kabum/Limeira
Jogo 4 - Mogi das Cruzes/Helbor 72 x 60 Winner/Kabum/Limeira
Jogo 5 - Winner/Kabum/Limeira 70 x 75 Mogi das Cruzes/Helbor
Fonte: LNB