COBERTURAS

MUNDIAL DE CLUBES: UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

.:: conteudo_1_9122.jpg ::.

OS CLUBES DA FINAL

PINHEIROS

Aproveitando uma expressão famosa do futebol, a bola bateu na trave do Pinheiros/SKY três vezes antes de, finalmente, entrar no gol. O tradicional clube fundado há 114 anos conquistou três vice-campeonatos internacionais nos últimos anos, Liga Sul-Americana (2012) e Torneio Interligas (2011 e 2012), antes de chegar ao sonhado título da Liga das Américas, maior torneio de basquete do continente.

Antes disso, também, foram construindo sua história em solo brasileiro. O time conquistou o Campeonato Paulista, em 2011, o primeiro de sua história, e foi duas vezes o terceiro colocado do NBB (2010/2011 e 2011/2012).

OLYMPIACOS

Um dos clubes mais tradicionais do basquete mundial, Olympiacos começou sua trajetória na modalidade no início dos anos 30. Desde sua criação, a equipe é considerada uma das principais fontes de atletas para a seleção grega.

Ao todo, o time possui dez títulos da Liga Grega, nove da Copa da Grécia e três da Euroliga, torneio que marca dois dos mais gloriosos momentos de sua história. O primeiro foi em 1997, quando a equipe conquistou a tríplice coroa (Liga e Copa da Grécia mais a Euroliga). O segundo corresponde à atualidade, já que o time se sagrou bicampeão europeu nas duas últimas temporadas.

Grandes destaques: a equipe segue com sua principal estrela: o armador Vassilis Spanoulis, MVP das duas conquistas continentais. Junto dele, o ala/armador Acie Law e o ala/pivô Georgios Printezis seguem no time. Ainda chegaram o ala norte-americano Matt Lojeski, MVP da última Liga da Bélgica, e o pivô esloveno Mirza Begic, ex-Real Madrid.

A HISTÓRIA DOS MUNDIAIS DE CLUBES

 

COMO COMEÇOU

Em 1966, a FIBA (Federação Internacional de Basquete) reuniu quatro dos principais clubes do mundo para a disputa do primeiro torneio mundial interclubes de basquete, realizado na cidade de Madri, na Espanha. A competição, que ficou conhecida como Copa Intercontinental, teve o Ignis Varese, da Itália, como o primeiro campeão ao superar o Corinthians (SP) na decisão. O Real Madrid, da Espanha, e o Jamaco Saints, dos Estados Unidos, também participaram do torneio

21 VEZES

A Copa Intercontinental foi disputada 21 vezes, num período de 1966 a 1987, com uma edição extra em 1996. O Brasil esteve presente em todos os torneios e foi representado por equipes tradicionais do basquete nacional, como o Corinthians (SP), Franca (SP), Botafogo (RJ), Sírio (SP) e Monte Líbano (SP).

O CAMPEÃO

Em 1979, a cidade de São Paulo recebeu a competição, pela segunda vez (a primeira foi em 1973). O representante brasileiro, o Esporte Clube Sírio, conseguiu chegar à final diante da forte equipe da antiga Iugoslávia, o KK Bosna. Com o Ginásio do Ibirapuera completamente lotado, os alas Oscar Schmidt e Marcel de Souza e o pivô Marquinhos Abdala lideraram a equipe comandada pelo técnico Cláudio Mortari, hoje comandante pinheirense, à conquista inédita do título mundial. Além desse feito, o Brasil conquistou também seis vice-campeonatos mundiais: Corinthians (1966), Sírio (1973 e 1981), Franca (1975 e 1980) e Monte Líbano (1985).

A HOMENAGEM

Outro marco importante para o basquete brasileiro em relação a esse torneio mundial interclubes foi conseguido fora das quadras. Em 1975, a FIBA renomeou a Copa Intercontinental para honrar o Sr. Antonio dos Reis Carneiro, dirigente brasileiro e presidente da entidade máxima do basquete mundial de 1960 a 1968. Carneiro foi, inclusive, indicado ao Hall da Fama da modalidade no ano de 2007.

O Esporte Clube Sírio foi o primeiro e único time brasileiro campeão mundial de clubes, em 1979

MCDONALD’S CHAMPIONSHIP

Após o término da Copa Intercontinental, o basquete ganhou uma nova competição mundial interclubes. Dessa vez, a NBA (National Basketball Association) resolveu entrar na disputa para atrair o mercado internacional. Foi criado o McDonald’s Championship, torneio realizado nos anos de 1987 a 1999. Nove edições do McDonald’s Championship foram disputadas e o Brasil participou em duas delas. O Franca Basquete Clube (SP) foi o primeiro brasileiro a atuar na competição, em 1993, na cidade de Munique, na Alemanha. Os francanos ficaram com a quinta colocação, após uma derrota para o Bologna (ITA) e uma vitória sobre os donos da casa, o Bayer Leverkusen (ALE). A segunda participação brasileira foi histórica. Em 1999, em Milão, na Itália, o Vasco da Gama (RJ) venceu os dois primeiros jogos diante do Adelaide (AUS) e do Zalgiris Kaunas (LIT) e avançou à final para enfrentar o campeão da NBA, o San Antonio Spurs. O time carioca encarou a equipe norte-americana de igual para igual, mas não conseguiu parar a força de David Robinson, Tim Duncan e companhia.

Em 1999, Vasco foi vice-campeão mundial de clubes após derrota para os Spurs na final

    • Você é nosso visitante número
      16.685.554

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos