CB CASA BRANCA: CASA DO BASQUETE
No início do século XX, meu avô, trabalhava com transportes, em carro de bois, e meu pai contou que quando criança, fez o passeio mais gostoso: acompanhou meu avô, numa viagem deslumbrante, saindo aqui, minha cidade São Tomás de Aquino MG, rumo a Casa Branca, para buscar sal e açúcar e alguns mantimentos. A viagem durava vários dias e assim, era aqueles tempos. Hoje, os quase 150 km que separam as duas cidades, com tempo inferior a 2 horas.
Acredito que a então alegria de meu pai ao viajar a Casa Branca, foi bem semelhante à minha. Já fazia tempo que estava me programando para essa viagem, onde fui para cobrir um jogo de basquete, e fiz amigos que o basquete me deu.
Voltando mais um pouco no tempo ainda, século XIX, mas exatamente no ano de 1891, quando James Naismith, criou o basquete e ao lançar bolas para o mundo todo, uma deve ter caído na bela Casa Branca e nessa explosão, o basquete continuou se expandindo até hoje.
Casa Branca do Basquete, da Jabuticaba, dos meus amigos que fazem basquete, da família Fábio Brito que há tempo, me fez o convite para esta visita
Esta é a terra natal de um amigo querido que muito me ajudou em minha trajetória dentro da imprensa especializada em basquete: o árbitro internacional, José Augusto Piovesan Neto
Tenho certeza que a cidade tem muito mais ainda, na próxima viagem, vou conhece um pouco mais desta simpática cidade que já mora no meu coração.