UM VERÃO DE SONHOS – O BELO BASQUETE ESPANHOL
UM VERÃO DE SONHOS – O BELO BASQUETE ESPANHOL
POR DOMINGO RODRÍGUEZ GARCÍA *
Foi um verão (na Europa) de fantasia para a seleção espanhola de basquete nas suas diferentes categorias em competições FIBA. Nove finais, de nove competições.
Começamos pelos times femininos que conquistaram quatro medalhas.
O U16, perdeu a final do europeu de Matosinhos (Portugal), perdeu para a França 65-61. Prata.
Na Hungria se jogou o Mundial U17. Espanha caiu na final contra a grande sensação do campeonato, os Estados Unidos. Prata.
A final do Eurobasket U18, na Grécia, foi para Lituânia por apenas três pontos. Lituânia 78-75 Espanha. Prata.
E chega o ouro. Foi para o time U20 no seu campeonato continental. Ganharam na República Tcheca, 47-42.
Vamos com os times masculinos.
Os mais novinhos arranjaram a medalha de prata após cair perante Lituânia no Eurobasket U16 em Macedônia do Norte.
Mesmo como as meninas, o Mundial U17 masculino foi na Hungria e com mesmo resultado. Estados Unidos venceu na Espanha na final. Prata.
As três categorias superiores, subiram mais um degrau. O Eurobasket U18 foi organizado pela Turquia, e a anfitriã perdeu a final 68-61. Ouro para Espanha.
Bem próximo, na Servia, se celebrou no europeu U20. Os hispânicos penduraram a medalha de ouro depois de derrotar os bálticos de Lituânia.
Por último, no setembro competiu a seleção adulta. Chegou o Eurobasket ’22, após alguns anos de adiamento devido a pandemia. O time espanhol chegava com dúvidas de sua torcida devido as mudanças geracionais. Mais uma vez, Sergio Scariolo, voltou a conseguir uma verdadeira equipe.
Encerrou a fase de grupos primeiro. Passou oitavas e quartas de final derrotando Lituânia (102-94) e Finlândia (100-90).
Para chegar na final de Berlín, tive que enfrentar o anfitrião. Numa vibrante semifinal, bateu a Alemanha, 96-91.
A França tornou-se rival da final. Espanha dominou o jogo, com especial destaque para os irmãos Hernangómez, e ganhou o ouro. 88-76
O Eurobasket, nasceu no ano 1935. A nação mais bem-sucedida é a antiga União Soviética com catorze títulos, Espanha atingiu o quarto (2009-2011-2015-1022).
Fotos créditos
Sergio Scariolo – Domingo Rodríguez García
Irmãos Hernangómez , de ANNEGRET HILDE/REUTERS
*Domingo Rodríguez García, vive em Santa Coloma de Gramenet Espanha é atuante da imprensa especializada em Basquetebol, tendo publicado livros sobre o Basquete Feminino
Domingo é um colaborador de CHUÁ MARCOS