TRÊS CORAÇÕES: RICARDO BOJANICH E O PDBM A FAVOR DO BASQUETE
O experiente e simpático Ricardo Bojanich, que já trabalhou como Coordenador Técnico do Departamento Argentino de Mini Basquete, que hoje é o consultor técnico do PDBM - Programa de Desenvolvimento do Basquete Mineiro, criado pela FMB e iniciado em dezembro de 2014. Ricardo, após dois dias de trabalhos e ao final, da última etapa da clínica no ginásio de esportes Pelezão, em Três Corações, gentilmente me concedeu esta entrevista:
Como você vê nosso basquete feminino hoje?
O basquete feminino está num período de transição, uma situação histórica, foi lá no alto, (campeão do mundo) e depois, muito baixa, não estamos no primeiro nível, nem no segundo, mas vivemos uma espectativa de deste programa que a Federação Mineira tem, o PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO BASQUETE MINEIRO, poderemos reverter essa situação. Você está vendo aqui esse trabalho, é bem profissional e muito sério e o basquete irá crescer muito ainda.
Faz tempo que você trabalha na FMB?
Na federação, estou há 5 meses, trabalhando com apoio do presidente Alvaro Cota, que quer um desenvolvimento do basquete masculino e feminino e estamos trabalhando na sua formação e tenho uma boa equipe de treinadores que muito ajuda nesse processo
Na Argentina, você trabalhou em quais equipes?
Tenho 40 anos de basquete e 28 anos somente em um time o Gimnasia y Esgrima de Pergamino, uma cidade situada a 300 de Buenos Aires, trabalhei em muitos otros clubes, mas o Gimnasia y Esgrima, foi uma história de minha vida. Depois trabalhei também na seleção, na Escola Nacional de Treinadores. Muitas clínicas nacionais e internacionais e agora vivendo aqui nesta aventura (risos...) Belo Horizonte.