FRANCA VENCE BRASÍLIA PELO NBB
DE VIRADA, FRANCA VENCE O CAMPEÃO DA LIGA SUL-AMERICANA
Vitória para dar moral! Assim foi definido por Lula Ferreira o resultado desta terça-feira, 03 de dezembro, quando o Franca superou Brasília, dono do título Sul-Americano de 2013, por 75 a 70, atuando no Pedrocão. O triunfo marcou a reabilitação da equipe da Capital do Basquete no Novo Basquete Brasil, já que o time havia perdido na última rodada para Goiânia, dentro de casa.
Agora, o Franca acumula duas vitórias, contra dois dos melhores elencos brasileiros - Uberlândia e Brasília -, em cinco jogos no nacional. Para embalar na competição, a agremiação francana busca vencer, fora de casa, o Palmeiras, no dia 05 de dezembro. A partida será no Ginásio Palestra Itália, às 20 horas.
Paulão Prestes foi o cestinha do VIVO/Franca, com 16 pontos, enquanto Lucas Mariano se destacou ao garantir 11 tentos e sete rebotes.
Léo Meindl, que fez sua estreia no NBB6, após ficar quase três meses afastado das quadras devido a uma lesão na mão esquerda, terminou a partida com atuação expressiva de 13 pontos, quatro rebotes e duas bolas recuperadas.
O confronto, bastante equilibrado desde os instantes iniciais, chegou a ser dominado pelos candangos por grande parte do tempo. O time de Sérgio Hernandez, inclusive, foi ao intervalo vencendo por 32 a 25. Mas os donos da casa, apoiados por mais de dois mil torcedores, souberam engatar a reação e conquistar a liderança nos minutos finais do último quarto. Brasília ameaçou uma reviravolta no fim, mas os donos da casa mantiveram o controle e saíram de quadra com a vitória, ovacionados pelo sexto jogador da Capital do Basquete.
O cestinha e principal destaque do time candango foi o armador Nezinho, responsável por 25 pontos, seguido pelo ala Arthur, com 17 tentos anotados. Os homens de garrafão Goree e Guilherme Giovannoni deixaram a quadra com 11 pontos cada.
LULA FERREIRA
Ao final do confronto, o técnico Lula Ferreira reafirmou a importância do resultado positivo contra Brasília e disse que a vitória pode trazer novo ânimo ao elenco do VIVO/Franca para a sequência da temporada.
"Essa vitória tem uma proporção diferente. Matematicamente, ela vale dois pontos, como todas as outras. Mas, moralmente, você ganha de um time campeoníssimo como Brasília, com um elenco fortíssimo. Vínhamos de uma fase fragilizada, devido à derrota para Goiânia dentro de casa. Revertemos uma situação difícil e que injeta, no íntimo de cada jogador e da comissão técnica, um crédito que o time tem que ter para continuar bem em um campeonato duro como o NBB", disse.
SALVADOR
Tive um reencontro com esta jovem promessa do nosso basquete, Salvador, que saiu de Santa Catarina, fez excelente trabalho na equipe do Minas TC, atuando em equipes de base. Agora Salvador já atua no adulto e estreia no NBB, defendo a equipe de Brasília e pela primeira vez, se apresentou em Franca, como adulto.
PARCIAIS:
PRIMEIRO PERÍODO: 08 x 11
SEGUNDO PERÍODO: 17 x 21
TERCEIRO PERÍODO: 21 x 18
QUARTO PERÍODO: 29 x 20
Francisco Serpa, Jacob Barreto e Diego Chiconato, foram os árbitros do jogo, com boa atuação