NOTÍCIAS

12/04/2024

RECORDE DE JOGOS MAIS VISTOS DO BASQUETE FEMININO, ESTÁ COM O BRASIL

.:: recorde_de_jogos_mais_vistos_do_basquete_feminino_esta_com_o_brasil_64047_1_pt_085203.jpg ::.

BRASIL X EUA FINAL OLÍMPICA DE 1996 COM 19,5 MILHÕES

Dawn Staley foi contratada como técnica de South Carolina em 2008 e reformulou o programa de basquete da Universidade do zero. Em suas seis primeiras temporadas no cargo, o time melhorou de campanha todo ano. No seu sétimo ano de trabalho, o time chegou à semi-final pela primeira vez em 41 anos. De lá pra cá, chegou outras 5 vezes ao Final Four, se consagrando campeão três vezes.

Então, quando as suas cinco titulares se formaram no ano passado e falaram sobre "reformulação", a própria Dawn Staley foi a primeira a dizer que não se tratava de uma reformulação e sim de uma continuidade do seu trabalho.

Staley já foi técnica da seleção feminina de basquete dos Estados Unidos, conquistando o ouro olímpico de 2020, ouro no Mundial de 2018 e ouro em 2019 e 2021 na Copa América. Sua campanha no período foi de 45 vitórias e nenhuma derrota.

Como jogadora, é tricampeã Olímpica (96, 00, 04) e bicampeã mundial (98, 02). Só não é tricampeã mundial, aliás, porque em 1994 perdeu na semi-final pra um tal de BRASIL!

E aqui fica a minha última curiosidade do dia: você deve ter escutado que a audiência dos jogos da NCAA feminina estava maluca, recorde atrás de recorde. Caitlin Clark atraiu espectadores mundialmente, com milhões deles assistindo a cada uma de suas partidas. Primeiro, havia sido 10 milhões, depois 12, depois 14 milhões de espectadores na semifinal contra UConn. Foram os jogos de basquete feminino mais assistidos em 30 anos. Dentro da história do basquete universitário feminino, dos cinco jogos mais assistidos de todos os tempos, três são da Caitlin Clark (os outros dois são da Cheryl Miller, irmã do Reggie). E, pelas minhas pesquisas, só há um jogo na história do basquete feminino com mais espectadores que esses jogos universitários da Clark.

Sabe qual?

O jogo da final olímpica de 1996, entre Estados Unidos e um tal de BRASIL, quando as americanas estava justamente tentando se vingar pela derrota no Mundial de 1994. 19,5 milhões de espectadores assistiram àquela partida e viram Dawn Staley e Lisa Leslie conquistarem a revanche e vencerem a seleção de Paula, Janeth e Hortência.

Fonte: HBNSB

 

    • Você é nosso visitante número
      16.657.237

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos