NOTÍCIAS

27/08/2023

RECORDANDO....BRASIL VENCE ESTADOS UNIDOS, SENDO CAMPEÃO DOS JOGOS PAN-AMERICANOS EM INDIANÁPOLIS EUA

.:: recordandobrasil_vence_estados_unidos_sendo_campeao_dos_jogos_pan_americanos_em_indianapolis_eua_63304_1_pt_053113.jpg ::.

Há 36 anos (23/08/1987) ocorreu um jogo histórico do basquete mundial. Pela primeira vez, a hegemônica seleção masculina dos Estados Unidos sofreu uma derrota em casa em um jogo oficial.

Anfitriões da 10ª edição dos Jogos Pan-Americanos em Indianópolis, os Estados Unidos enfrentou o Brasil pela decisão do ouro do basquete masculino. Nesse Pan, todas as partidas dessa modalidade ocorreram no hoje extinto Market Square Arena, com 16 mil pessoas. Até aquele momento, quem disputava o Pan e a Olimpíada era jogadores universitários, que depois ganhariam espaço na NBA como Rex Chapman, Dan Majerle, Danny Manning e David Robinson (futuro membro do time dos sonhos na Olimpíada de 92).

Os americanos encerraram o primeiro tempo vencendo por 68 x 54. No intervalo, um membro da comissão técnica do Brasil passou em frente ao vestiário dos americanos, viu eles bebendo champanhe e foi contar para os brasileiros. Mal começou o segundo tempo e os americanos aumentaram a vantagem para 22 pontos. Naquela época, fazia apenas cinco anos que a linha de três pontos tinha sido adicionada ao jogo de basquete e era ainda inexplorada por muitos. Foi com o arremesso de três pontos que a seleção brasileira consegui a virada heroica sobre os americanos. Os maiores pontuadores brasileiros foram Oscar e Marcel, que juntos anotaram 55 dos 66 pontos do Brasil no segundo tempo.

Quando o cronometro foi zerado, o Brasil venceu por 120 x 115 e obteve o seu maior feito em esporte coletivo desde a Copa da 70. Sem contar que a seleção já tinha um ouro Pan-Americano conquistado em Cali 71, três bronzes olímpicos (Londres 48, Roma 60 e Tóquio 64) e dois mundiais (Chile 59 e Brasil 63). Quanto a entrega das medalhas atrasou, por que o disco do hino nacional brasileiro não estava presente no Market Square Arena. Tiveram que buscar em outro local de competição para executa-lo, após a entrega das medalhas. Após essa humilhação em casa, os americanos voltaram a pedir a presença dos profissionais da NBA, que só foi atendido nos Jogos de Barcelona em 92.

Brasil: Oscar, Marcel, Israel, Gérson e Guerrinha

Reservas: Cadum, Paulinho Villas Boas, Pipoka e Rolando Ferreira.

Treinador: Ary Vidal

Fonte: gentileza Anos 80, um grupo de amigos

    • Você é nosso visitante número
      18.411.569

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos