NOTÍCIAS

22/10/2020

Lukas Josuel quer seguir o caminho de sucesso do pai no basquete

.:: lukas_josuel_quer_seguir_o_caminho_de_sucesso_do_pai_no_basquete_49056_1_pt_090850.jpg ::.

O Zopone/Gocil Bauru Basket realizou uma campanha perfeita na fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2020, vencendo os três jogos que disputou – Sesi Franca Basquete (82 a 77), Liga Sorocabana de Basquete (84 a 54) e Mogi das Cruzes Basquete (106 a 81). Com isso, garantiu a primeira colocação no Grupo A, com nove pontos e 100% de aproveitamento.

 Ao longo desta etapa inicial, o técnico Léo Figueiró, em meio ao elenco composto por jogadores consagrados e experientes, usou revelações da base do próprio Bauru Basket, como o pivô Lukas Josuel dos Santos, de 18 anos (23 de janeiro de 2002), 2m00 e 113,5kg, que é natural da cidade. Como o próprio nome indica, o atleta é filho do ex-jogador Josuel dos Santos, que defendeu equipes tradicionais do basquete nacional, incluindo o próprio representante de Bauru, além de vestir à camisa da Seleção Brasileira em competições importantes.

E, Lukas ficou extremamente feliz com a chance de jogar e treinar com a equipe adulta, ainda mais num ano prejudicado pela pandemia de coronavírus, que cancelou competições tradicionais da categoria sub-19. “Fiquei minha base inteira no Bauru Basket e estrear no adulto foi uma experiência totalmente diferente. Só mesmo a chance de treinar com esta categoria já é incrível e ter entrado na partida é até difícil de descrever”, comentou.

 O pivô esteve em ação na vitória do Zopone/Gocil Bauru Basket sobre a Liga Sorocabana de Basquete, 84 a 54, mesmo fora de casa. O jovem esteve em quadra por 1min19, anotando dois pontos ao acertar o único arremesso que tentou

 Mesmo jovem, Lukas demonstra personalidade, uma vez que já que traçou os objetivos a serem alcançados no seu futuro profissional. “A minha meta é tentar contribuir o máximo que puder com o Zopone/Gocil Bauru Basket e, num futuro, quem sabe jogar pela Seleção Brasileira. São estes os meus sonhos mais imediatos, contudo, o foco é me preparar para um nível de jogo cada vez maior”, relatou Lukas

. E o ex-jogador Josuel dos Santos, tem ciência que as coisas não virão fáceis para o filho, mas por outro lado sabe que ele tem totais condições de atingir os objetivos que traçou. “O Lukas sabe jogar de costas e quando dá, tento passar algumas coisas para ele, pois o perfil dele é de quadril e pernas largos; ele tem um bom arremesso de frente, que está em evolução, pois vem treinando bastante, começando a ter um padrão melhor. Está tendo o seu primeiro grande desafio agora, que é treinar com o adulto e procurar evoluir, não vem tendo muito espaço ainda, na verdade está tendo que correr atrás do que ele almeja e a categoria sub-19 não está ocorrendo; não descarto, se houver a oportunidade, dele jogar no basquete universitário norte-americano”, explicou.

 “Acho interessante, porque se gradua academicamente, aprende uma outra língua e outra cultura também, além de todos os outros benefícios de se estudar numa universidade norte-americana. Ele, no entanto, tem os próprios sonhos e tem condições e disposição de alcançá-los, mas precisa correr atrás sempre; tudo o que eu puder ajudar, vou tentando fazer”, acrescentou.

“Não consigo acompanhar todos os treinos do Lukas, mas é certo que as coisas não acontecerão como foi comigo, serão bem diferentes. Ele vai ter que correr atrás, mas é um menino inteligente e determinado, ciente que, como já disse, terá de buscar o seu espaço, mas sei que tem totais condições para isso”, completou Josuel

. Na infância, Lukas teve a oportunidade de ver Josuel em quadra. “Da carreira do meu pai lembro mais da passagem pelo EC Pinheiros e um pouco pela Telemar/Rio de Janeiro. A maior parte foram as histórias que ele mesmo me contou sobre a trajetória dele dentro de quadra”, relatou.

 Neste momento, Lukas Santos e o Zopone/Gocil Bauru Basket seguem treinando diariamente, aguardando a definição do outro grupo, na fase inicial, para conhecer os seus adversários na etapa seguinte do Campeonato Paulista Masculino da Série A-1 – 2020

. Fotos: Victor Lira/Bauru Basket / Arquivo família

Fonte: ASE

    CONFIRA ALGUMAS FOTOS

    • Você é nosso visitante número
      16.573.141

    • FOTOS & FOTOS

    • MARCOS DO CARMO

      Chua Marcos